Educativo e
Acessibilidade

Atividades educativas diversas e mecanismos de acessibilidade ampliam o conhecimento sobre a homenageada

O Núcleo de Educação do IC oferece programação paralela, durante todo o período da Ocupação em cartaz, de modo a conectar o público à trajetória desta célebre cirandeira. Também promove visitas e passeios virtuais, lives e intervenções no espaço em diálogo com os visitantes, além de mecanismos diversos para garantir a acessibilidade

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Saberes da Ciranda
Esta ação se desmembra em duas partes – teórica e rítmica. Elas são realizadas pela plataforma Zoom, com classificação indicativa livre e interpretação em Libras. Para garantir o ingresso, que vale para as duas ações, é preciso se inscrever na INTI, a partir de 29 de abril. São 100 vagas. 

Saberes da Ciranda: Círculo Teórico
No dia 12 de maio (quinta-feira), das 19h às 21h, os educadores do Itaú Cultural convidam o público a mergulhar no ritmo da ciranda com a cantora, compositora e percussionista Alessandra Leão. Ela contextualiza historicamente o ritmo, a música e o bailado, conectando todos com a diversidade do repertório de Lia.

Saberes da Ciranda: Círculo Rítmico
Na quinta-feira seguinte, dia 19, das 19h às 20h30, o professor e bailarino Orun Santana faz uma vivência com práticas de ritmos como a ciranda, o coco de roda, maracatu e outros.

VISITAS PRESENCIAIS

Elas são 100% presenciais no espaço expositivo, com um educador junto ao público. Contempla visitações de 1h30, espontâneas ou agendadas, e atendimentos na própria exposição. Agendamento para grupos e instituições pelo site da INTI. As visitas agendadas contemplam atendimento com acessibilidade em Libras, ou em inglês e espanhol.

EXPERIÊNCIA VIRTUAL

Trata-se de um encontro virtual entre público e educadores com roteiro pelo conteúdo da mostra a partir de recortes temáticos elaborados por eles. Os agendamentos para grupos e instituições devem ser feitos pelo site da INTI. As visitas agendadas contemplam atendimento com acessibilidade em Libras, ou em inglês e espanhol. Para esta mostra, o educativo preparou estas ações:

Ciranda de Lia, da Ilha de Itamaracá
Este encontro virtual é com grupos e instituições sobre a trajetória e o repertório de Lia de Itamaracá a partir da mostra em cartaz no Itaú Cultural.  

Nas rodas e nas águas de Lia, da Ilha de Itamaracá  
Destinado a educadores, professores e agentes educativos interessados em se aprofundar na temática da exposição. Em encontros online, os educadores da organização os auxiliam a como abordar  os diversos conteúdos dentro da sala de aula com os alunos.  

Em sinergia com a Ocupação, a ação é realizada nos dias 4 e 11 de maio. A reserva de ingressos para as 50 vagas já pode ser feita pela plataforma INTI.

PASSEIO VIRTUAL

Visita em modelo híbrido. Um educador apresenta a mostra presencialmente, junto de outro que está em modo virtual. O público permanece 100% online. Para participar o público deve se inscrever pelo site da INTI.  

Por dentro da Ocupação Lia de Itamaracá
Em ambiente de videochamada, os educadores do Itaú Cultural, de dentro da exposição, apresentam para o público obras e conceitos da expografia ali presentes.

LIVE

Visitas em formato digital, as lives com convidados são um programa do educativo relacionado à programação de exposições e ocupações realizadas no Itaú Cultural. Elas propõem encontros entre um educador, que apresenta a exposição/ocupação por meio de suas obras e conteúdo. A mediação é feita por um convidado pelo Instagram, em conjunto com um educador.

Live Educativa com Alessandra Leão
Às 20h do dia 31 de maio, a live do educativo do Itaú Cultural é com a cantora, compositora e percussionista Alessandra Leão. Ela já participou de outros projetos com Lia e atuou na curadoria da Ocupação que homenageia a cirandeira e fala com o público sobre a pluralidade de saberes que Lia de Itamaracá representa para a cultura brasileira, comenta sobre a elaboração da mostra e curiosidades do público. Sem inscrições. Realizado em www.instagram.com/itaucultural/

INTERVENÇÕES EDUCATIVAS NO ESPAÇO EM DIÁLOGO COM O PÚBLICO

Atividades educativas com o intuito de chamar a atenção do público para determinado tema, assunto e/ou exposição a partir da interação com a ação que está sendo proposta.    

Aos domingos, dias 1, 8, 15, 22 e 29 de maio, os educadores convidam o público da Ocupação Lia de Itamaracá a compor um painel interativo com frases, poemas e mensagens escritas ou desenhadas a partir da frase: O que você escreveria na areia?, lugar onde Lia compõe suas canções e é inspirada pelas ondas do mar. A atividade é realizada das 14h30 às 17h. É aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

AUDIOGUIAS

Este é um conteúdo educativo que se encontra na exposição, elaborado pelos educadores. Trata-se de uma visita em áudio, disponível no espaço expositivo por QR Code. Assim, o visitante que desejar ser acompanhado por um educador neste modelo, pode acessar as faixas de áudio no seu dispositivo e circular pelo espaço expositivo tendo acesso ao conteúdo que traz explicações, reflexões e diálogos a partir dos itens expostos. Para esta exposição foram produzidas três faixas específicas para conteudo diverso da mostra.

ACESSIBILIDADE

Mecanismos de acessibilidade são item fundamental nas atividades do Itaú Cultural. Para esta Ocupação, o Núcleo de Educação e Relacionamento, abriu possibilidades diversas, em um percurso acessível pelos eixos da exposição – sal, som, sol. Piso podotátil leva aos pontos de sete objetos táteis, sete audiodescrições e ao conteúdo acessível em vídeos. Acompanhe abaixo a lista de toda a oferta acessível.

Videoguia
Tem, como princípio, apresentar a mostra ao público surdo, propondo trajetos e diálogos em Libras. Eles ficam disponíveis no espaço expositivo em tablets fixados nas paredes. O conteúdo dos videoguias da Ocupação Lia de Itamaracá está dividido em três faixas temáticas e um teaser, em consonância com os conteúdos diversos da exposição.

EIXO SAL
Prancha tátil com o logo “Lia de Itamaracá”, logo no início da exposição. Um primeiro contato do público, com Lia que se alimentou do sonho de ser uma grande artista, desde a primeira vez que teve contato com a ciranda, vinda pelas ondas do rádio.

EIXO SOM
Instrumentos interativos utilizados nas cirandas, permitem experimentar a atmosfera musical de Lia. Trompete, surdo, caixa e ganzá, utilizados em cirandas, estão disponíveis para interação com o público, de forma segura, lúdica e com intuito de não gerar poluição sonora na exposição. Todos os instrumentos são táteis e, conforme o visitante move o instrumento ou as baquetas, sons são gerados e modificados de acordo com a intensidade do movimento. O áudio sai via fone (plug P2).  

Matéria de jornal em braille, publicada no Diário de Pernambuco, em 1997, sobre o lançamento de A Rainha da Ciranda, primeiro disco da cantora.

EIXO SOL
Maquete tátil representando a ciranda permite que o público, principalmente cegos e portadores de baixa visão, tenham o entendimento do formato circular da ciranda por meio do tato. O formato carrega a beleza das mãos dadas, que, unidas, se abrem e se transformam na ciranda, sua música e dança.

home

De 20 de abril a 11 de julho de 2022
Terças-feiras a sábado das 11h às 20h
Domingos e feriados das 11h às 19h


Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – Piso térreo
Próximo à estação de metrô Brigadeiro.

Ingressos: gratuitos

Informações pelo telefone:
(11) 2168-1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Espetáculos

Com apresentação do MC Roger de Renor

Ciranda de Ritmos
De 21 a 24 de abril (sexta-feira e sábado às 20h; quinta-feira e domingo às 19h).

Na sexta-feira, dia 22, a apresentação será transmitida simultaneamente na página do Itaú Cultural no YouTube.

Reservas dos ingressos pela plataforma INTI, a partir de 14 de abril – acesso pelo site do Itaú Cultural.

Ciranda Sem Fim
De 28 de abril a 1 de maio (quinta-feira a sábado às 20h; domingo às 19h).

Na sexta-feira, dia 29, a apresentação será transmitida simultaneamente na página do Itaú Cultural no YouTube.

Reservas dos ingressos pela plataforma INTI, a partir de 21 de abril – acesso pelo site do Itaú Cultural.

Sala Itaú Cultural
Piso: Térreo
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Capacidade: 224 lugares
Entrada: gratuita

Cancelamentos

• Em virtude dos protocolos sanitários adotados para conter o avanço da transmissão do coronavírus e, assim, manter-se a segurança e a saúde de artistas, produção e público, o Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido.
• Em caso de cancelamento, os ingressos adquiridos perdem sua validade. O público que reservou o ingresso antecipadamente será notificado por e-mail.
• Um eventual reagendamento da programação, em data futura, ficará a exclusivo critério do Itaú Cultural de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência a quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Protocolos

• Seguindo os protocolos sanitários vigentes, o uso de máscara nos espaços internos do Itaú Cultural passa a ser opcional. Contudo, visando a segurança e a saúde de público e funcionários, recomendamos o uso da máscara cobrindo boca e nariz durante toda a permanência nos ambientes internos do prédio.
• Será necessário apresentar comprovante de vacinação para ingressar na sede do IC: serão válidos o comprovante físico ou o digital (disponível nos aplicativos fornecidos pelos governos federal, estadual e/ou municipal);
• Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo duas doses da vacina. Menores de 12 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação.

Assessorias de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán:
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa:
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli:
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: 
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães:
(11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo:
(11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2022 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO