Institucional

Homenagem a uma cantora que fez da tradição da ciranda algo orgânico e trata a existência de forma ampla 

Para o Itaú Cultural, celebrar Lia de Itamaracá na 55ª edição da série de ocupações e primeira deste ano de 2022, é um convite para dar as mãos e chegar perto da obra e da história de uma artista que, como a sua música, não tem fim

Muito se engana quem pensa que a tradição não é algo vivo. Pelo contrário: o que vem lá de trás pode mesmo se renovar – sem, contudo, perder-se. Lia de Itamaracá sabe bem disso: honrando a sabedoria ancestral, a artista também se atenta para o agora, corajosa e ousada a um só tempo. E é essa força da tradição que vive no hoje, essa força que Lia encarna, que o programa Ocupação Itaú Cultural homenageia em sua 55ª edição.

Nascida Maria Madalena Correia do Nascimento, no ano de 1944, Lia escolhe levar sua terra natal no nome: Itamaracá. À ilha, localizada no litoral norte de Pernambuco, a cantora faz-se fiel. Desse primeiro palco, ela incorpora o sal, o som e o sol, elementos transmitidos por sua voz. Voz profunda, delineadora de uma poética e de um repertório que falam da existência de forma ampla – amores, trabalho, comemorações. Quanto de nós não cabe nas ondas de Lia?

Ondas que são canto e dança. São ciranda praieira, gênero do qual a homenageada é mestra. Nas camadas de sua criação, há ainda o diálogo com outras linguagens: das artes visuais ao cinema, da moda à gastronomia. Mulher sincrética, encantada, dama elegante que une legado e presente, sonho e realização, Brasil e Brasis.

A Ocupação Lia de Itamaracá representa um convite para, a exemplo da ciranda, dar as mãos, chegar perto da obra e da história de uma artista que, como sua música, não tem fim. Fotos, figurinos, documentos e vídeos compõem a mostra, estendida para o universo on-line por meio do site itaucultural.org.br/ocupacao. O projeto, que já celebrou as composições de Cartola, Alceu Valença e Chiquinha Gonzaga, por exemplo, festeja Lia de Itamaracá. Festejemos Lia.

home

De 20 de abril a 11 de julho de 2022
Terças-feiras a sábado das 11h às 20h
Domingos e feriados das 11h às 19h


Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – Piso térreo
Próximo à estação de metrô Brigadeiro.

Ingressos: gratuitos

Informações pelo telefone:
(11) 2168-1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Espetáculos

Com apresentação do MC Roger de Renor

Ciranda de Ritmos
De 21 a 24 de abril (sexta-feira e sábado às 20h; quinta-feira e domingo às 19h).

Na sexta-feira, dia 22, a apresentação será transmitida simultaneamente na página do Itaú Cultural no YouTube.

Reservas dos ingressos pela plataforma INTI, a partir de 14 de abril – acesso pelo site do Itaú Cultural.

Ciranda Sem Fim
De 28 de abril a 1 de maio (quinta-feira a sábado às 20h; domingo às 19h).

Na sexta-feira, dia 29, a apresentação será transmitida simultaneamente na página do Itaú Cultural no YouTube.

Reservas dos ingressos pela plataforma INTI, a partir de 21 de abril – acesso pelo site do Itaú Cultural.

Sala Itaú Cultural
Piso: Térreo
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Capacidade: 224 lugares
Entrada: gratuita

Cancelamentos

• Em virtude dos protocolos sanitários adotados para conter o avanço da transmissão do coronavírus e, assim, manter-se a segurança e a saúde de artistas, produção e público, o Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido.
• Em caso de cancelamento, os ingressos adquiridos perdem sua validade. O público que reservou o ingresso antecipadamente será notificado por e-mail.
• Um eventual reagendamento da programação, em data futura, ficará a exclusivo critério do Itaú Cultural de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência a quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Protocolos

• Seguindo os protocolos sanitários vigentes, o uso de máscara nos espaços internos do Itaú Cultural passa a ser opcional. Contudo, visando a segurança e a saúde de público e funcionários, recomendamos o uso da máscara cobrindo boca e nariz durante toda a permanência nos ambientes internos do prédio.
• Será necessário apresentar comprovante de vacinação para ingressar na sede do IC: serão válidos o comprovante físico ou o digital (disponível nos aplicativos fornecidos pelos governos federal, estadual e/ou municipal);
• Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo duas doses da vacina. Menores de 12 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação.

Assessorias de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán:
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa:
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli:
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: 
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães:
(11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo:
(11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2022 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO