06.

fim de semana em família

Oficinas e contação de histórias integram

o Fim de Semana em Família da mostra Todos os Gêneros

 

No primeiro sábado e domingo da programação da Mostra Todos os Gêneros, também tem espaço para as crianças e seus acompanhantes com o coletivo As Rutes que ensina a confeccionar fantasias e faz contação de histórias sobre donzelas guerreiras e príncipes amorosos; no segundo e último fim de semana, o designer-artesão e estilista pernambucano Gustavo Silvestre ministra oficina para fazer flores em crochê e a ilustradora Marcia Misawa faz exercícios para saber lidar com o imprevisto e acolher as diferenças do outro

 

Em 25 e 26 de junho e 2 e 3 de julho (sábados e domingos), a programação do Fim de Semana em Família para as crianças e seus acompanhantes adultos lança um olhar sobre Todos os Gêneros. Nos dois primeiros dias, sempre às 14h, o coletivo As Rutes, que desde 2007 realiza intervenções artísticas que abram espaço para o Encantamento do Mundo, ministra a Oficina dos Princípios – a fantasia da mistura. Em seguida, às 16h, o mesmo grupo faz a contação de história O jogo de você: contos ancestrais sobre a fantasia de ser o que se é. No fim de semana seguinte, às 14h, Gustavo Silvestre, designer-artesão e estilista de Recife, conduz a Oficina de flores em crochê. Às 16h, a ilustradora Marcia Misawa com Thiago Minamisawa e Bruno Castro ministra a Oficina AMAR de leitura, diálogo e artes.

 

O público do Fim de Semana em Família pode ainda participar do já tradicional Cantinho da Leitura, instalado no Piso Paulista, térreo do Itaú Cultural, onde estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do instituto. Nesse espaço, as crianças e suas famílias podem ler e conhecer histórias. É um momento no qual se pode apresentar aos pequenos novos universos, como o da literatura e o da arte, e conversar sobre questões como acessibilidade e preconceito, ampliando sua visão de mundo.

 

Na Feirinha de Troca, no mesmo andar, as crianças também podem conhecer e levar para casa uma nova história. Basta trazer uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – para trocar por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. Especialmente para a Mostra Todos os Gêneros foram adquiridos novos títulos que abordam a questão de gênero como Faca sem ponta, galinha sem pé, de Ruth Rocha, com ilustrações de Suppa, Tenho duas mães, de Márcio Martelli, ilustrado por Tiago Ramos e Tudo bem ser diferente, de Todd Parr,O espaço conta com a ajuda de monitores e de voluntários do Programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social.

 

Veja a seguir a sinopse das oficinas e da contação de história, além da biografia dos oficioneiros e horários:

 

Dias 25 e 26 de junho de 2016 (sábado e domingo)

 

Às 14h

Oficina dos Princípios – a fantasia da mistura

Com As Rutes

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: melhor aproveitada por crianças de 6 a12 anos

Inscrições a partir das 13h30, para 20 crianças e acompanhantes por ordem de chegada

Piso térreo

Interpretação em Libras

Sinopse

Todo mundo tem dentro de si os princípios masculino e feminino. Esses princípios, quando unem suas forças transformam qualquer um em grandes heróis e heroínas. No encontro desses princípios é possível transformar gente em seres mágicos, fantásticos, cheios de verdade e sabedoria. Basta escolher elementos entre materiais que os oficineiros mostram e fazer com eles a “fantasia da mistura”.

Com o coletivo As Rutes, as crianças e seus acompanhantes constroem juntos adereços para vestir, utilizando materiais como jornal, fitas adesivas, caixas de papelão, elásticos e refugos em geral. A ideia é que cada um se transforme em um personagem todo misturado, como se pudesse ser um grande desenho se mexendo e brincando no espaço. Depois com os participantes vestindo as fantasias, começam as brincadeiras que envolvem sentidos de empatia e cooperação.

 

Às 16h

Contação de História

O jogo de você: contos ancestrais sobre a fantasia de ser o que se é

Com As Rutes

Contadoras de histórias: Cristiana Ceschi, Emilie Andrade e Sarah Elisa

Direção/Colaboração: Fabiana Rubira

Músicista: Tânia Piffer

Duração: 50 minutos

Piso térreo

Interpretação em Libras

Sinopse

Pode um príncipe ser princesa e uma princesa ser príncipe? As histórias da tradição oral revelam que o príncipe e a princesa são lugares dentro de cada um, todos têm esses princípios de algo que ainda vai se realizar no território sagrado do coração. Com a ajuda da música e de alguns objetos cênicos As Rutes contam histórias de donzelas guerreiras e príncipes amorosos que, de modo sincero e autêntico, enfrentaram os desafios de suas jornadas com coragem, inteligência e sensibilidade.

Sobre o coletivo As Rutes

Desde 2007 realiza intervenções artísticas que abram espaço para o encantamento do mundo alimentando o campo mítico dos lugares de encontro. A história do coletivo é pontuada por importantes parcerias com outros artistas e coletivos como Gob Squad (Alemanha), Unrealised Project - Lynn Harris (Londres), Ésio Magalhães (São Paulo). Desde sua participação no programa Artist Links em 2008 onde desenvolveu residência artística na Inglaterra, destaca-se a atuação do grupo na Mostra SESC de Artes 2008, no Projeto Ponto Brasil em parceria com a TV Brasil e Museu da Pessoa e com Unrealised Project São Paulo na Mostra Verbo em 2009, no Projeto Zonas Liminares com o artista Antoni  Muntadas (Sesc-São Carlos e Universidade de São Paulo) e na realização da exposição-performática Quintal, da fotógrafa Luana Fischer, vencedora do prêmio Marc Ferrez, em 2010.

 

Dias 2 e 3 de julho (sábado e domingo)

 

Às 14h

Oficina de flores em crochê

Com Gustavo Silvestre

Duração: 90 minutos

Classificação indicativa: melhor aproveitamento para crianças

a partir de 8 anos

Inscrições a partir das 13h30, para 20 crianças e acompanhantes

por ordem de chegada

Piso térreo

Interpretação em Libras

Sinopse

A oficina de flores em crochê com Gustavo Silvestre é voltada ao público infantojuvenil. Aborda técnicas de crochê na construção de alguns modelos de flores, apresenta pontos básicos e propõe questionamento de gênero por meio das cores. A ideia é que a partir da troca de referências visuais e estéticas, os alunos possam elaborar escolhas individuais para a criação da peça.

Sobre Gustavo Silvestre

O designer-artesão e estilista é especializado em técnicas manuais e moda sustentável, formado pelo Senac-Moda e pela La Accademia Italiana, em Florença, escola de Arte, Design e Moda. Em 2004 começou a desfilar suas coleções na Casa de Criadores, evento que lança no mercado novas propostas criativas. A partir de 2008, as técnicas artesanais definem a linha produtiva de suas criações e coleções, assim como das consultorias para marcas, oficinas e projetos de capacitação que dirige. Participa de projetos de pesquisa e produção para o ECOERA, maior plataforma de sustentabilidade da moda brasileira, que utiliza o design como agente transformador. Em 2016 começou a dar aulas de crochê para os detentos da Penitenciária Adriano Marrey de Guarulhos, em São Paulo, ajudando-os a aprender um ofício. Como designer-educador, ministra aulas de Crochê Criativo e Experimental, no Sesc-SP, em que traz a técnica do crochê para o campo da experimentação e da exploração dentro do pensamento da moda.

 

Às 16h

Oficina AMAR de leitura, diálogo e artes

Com Marcia Misawa, Thiago Minamisawa e Bruno Castro

Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Classificação indicativa: [melhor aproveitado a partir de 5 anos].

Inscrições a partir das 15h30, para 20 crianças e acompanhantes por ordem de chegada

Piso térreo

Interpretação em Libras

Sinopse

Propiciar uma experiência através da experimentação artística que contribua para a reflexão sobre lidar com o imprevisto, acolher as diferenças do outro, exercitar o olhar para o diferente e questionar os padrões sociais de certo/errado. As atividades são: Leitura compartilhada AMAR Coletânea de Livres Infantis, quebra-cabeça de corpos e caderninhos para começar a voar.

Sobre Marcia Misawa

Ilustradora com ênfase em literatura infantojuvenil, vive em São Paulo. É formada em comunicação, publicidade e propaganda pela ECA-USP e fez pós-graduação em educação, sobre o desenvolvimento da autonomia moral da criança. Dedica-se à ilustração desde 2008, antes trabalhou em design para web, na Tribal Interativa (hoje, Digitas), onde atuou como gerente de criação. Entre 2009 e 2010 viveu em Madri. Em 2015 recebeu menção honrosa no 1º Salão de Aquarela de Piracicaba; Prêmio Aquisitivo no 13º Território da Arte de Araraquara; duas de suas obras foram selecionadas para o LXIII Salão de Belas Artes de Piracicaba. Tem um livro inédito Saudade de Caqui, selecionado no edital de Bolsa de incentivo à criação literária – Literatura infantojuvenil do PROAC de 2015. Em 2015 lançou os seus primeiros títulos independentes: Pra lá do escuro, Faz de conta que hoje eu cozinho e Anoitece.

Sobre Thiago Minamisawa

Formado em Bacharelado em Imagem e Som na UFSCar, exerceu a função de programador cultural do SESC SP nas unidades SESC Pompeia (música, teatro e exposições) e CineSESC (cinema) entre 2008 e 2010. Produziu e roteirizou dois curtas metragens de animação. O primeiro Um Lugar Comum recebeu o prêmio de melhor curta de animação no Festival Internacional de Animação do Uruguai em 2010. O segundo, Guida, recebeu mais de 70 prêmios nacionais e internacionais, entre eles melhor curta no festival de Annecy 2015 na França (primeiro curta metragem brasileiro a ser premiado). Desenvolveu o projeto de pesquisa Janela para o Mundo: O audiovisual para cidadania e autoexpressão na era digital através do Edital Mediação em Arte 2013 do CCSP – Centro Cultural São Paulo. Em 2016 lançou a AMAR Coletânea de Livres Infantis, sendo responsável pela concepção, coordenação geral, edição e projeto gráfico dos livros, além de assinar a autoria do “livre” EU.

Sobre Bruno Castro

Jornalista graduado pela Faculdade Cásper Libero. Foi produtor, roteirista e diretor do documentário Anhangabaú da Feliz Cidade, que retratou a história do Teatro Oficina, de Zé Celso Martinez Correa, e integrou o grupo teatral como coordenador de comunicação e produtor audiovisual. O curta Guida, do qual participou da produção executiva e do roteiro foi premiado como melhor curta metragem pelo júri popular no NAFF, Festival de Animação de Neum Bósnia. Atuou na edição e projeto gráfico da AMAR Coletânea de Livres Infantis e assina a autoria do “livre” nonada. Atualmente trabalha no roteiro e na assistência de direção do documentário Graeme 1949, em gravação em Londres, além de ser produtor geral e escritor da série de cordéis Lampioa.

 

Dias 25 e 26 de junho e 2 e 3 de julho

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs

Das 13h30 às 16h

Classificação Livre

Piso térreo

 

2016 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO