Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Os artistas e pensadores celebrados nas exposições em 2021

Relembre as exposições do Itaú Cultural neste ano e navegue pelos conteúdos on-line que seguem disponíveis

Publicado em 23/12/2021

Atualizado às 12:15 de 22/12/2022

Libras

Durante 2021, o segundo ano em que convivemos com a pandemia de covid-19 e todos os cuidados necessários para conter o avanço do vírus, foi necessário aprender os momentos certos para dar um passo à frente e também dar um passo para trás. A sede do Itaú Cultural, na Avenida Paulista, 149 – espaço de arte e cultura e de convivência entre artistas, públicos e instituição –, seguiu se adequando a esse movimento, abrindo e fechando suas portas quando preciso.

Contudo, o que nunca parou foi a oferta de programação para o público, presencialmente (quando possível) e on-line. Ao longo de 2021, oito exposições estiveram em cartaz – além da nossa mostra permanente no Espaço Olavo Setubal: as Ocupações Lima Duarte, Chiquinha Gonzaga, Sueli Carneiro, Paulo Freire e Benjamim de Oliveira; e as mostras de Beatriz Milhazes, Geraldo de Barros e Tunga.

Veja também:
>> Filmes e vídeos de artistas: mostra on-line reúne obras audiovisuais produzidas desde os anos 1970 no Brasil
>> Fotografia Modernista Brasileira, exposição virtual no Google Arts & Culture

Além dos espaços físicos, todas elas possuem conteúdo complementar, que segue disponível em nossos canais digitais. Qual exposição você visitou neste ano?

A 50ª Ocupação foi de Lima Duarte

Lima Duarte é a cara do brasileiro. Sua história acompanha a evolução dos nossos formatos para contar histórias – rádio, teatro, televisão, cinema e até internet. O ator, diretor, sonoplasta, dublador e apresentador foi tema da 50ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural. Acompanhamos a trajetória de Lima desde a infância em Desemboque (MG) até a chegada a São Paulo (SP), passando pelo rádio e migrando para a televisão, sem nos esquecermos da importante passagem pelo Teatro de Arena e do primoroso trabalho no cinema. Acesse o site com conteúdo exclusivo.

A música de Chiquinha Gonzaga

O batismo do Carnaval brasileiro, em um momento de confirmação da festa popular como fenômeno urbano e de multidões, não poderia vir de outra personagem a não ser Chiquinha Gonzaga. Afrodescendente embranquecida pelo racismo estrutural, ela detinha a transgressão e o talento necessários para abrir alas por todo o país. A 51a Ocupação propôs um mergulho na criação obstinada de uma artista que esteve conectada com seu tempo, mas que antecipou questões que envolveriam a vida da mulher moderna. Acesse o site com conteúdo exclusivo.

A trajetória de Beatriz Milhazes

A exposição Beatriz Milhazes: Avenida Paulista apresentou ao público a trajetória profissional da artista plástica em um arco temporal de produção que segue de 1990 a 2020. Realizada em parceria com o Museu de Arte de São Paulo (Masp), ocupou três andares do prédio do Itaú Cultural (IC) com a exibição de 80 obras, entre colagens e gravuras. No nosso site e no canal no YouTube, você encontra uma playlist de vídeos com entrevistas com a própria artista e convidados, uma visita virtual e um minidocumentário.

Geraldo de Barros e sua obra múltipla

A mostra Geraldo de Barros – imaginário, construção e memória destacou a trajetória desse grande nome das artes visuais e exibiu a mais extensa seleção de produções do artista, que transitou com naturalidade e originalidade por diferentes áreas de expressão. Geraldo criou uma obra múltipla, mas coerente. Fez fotos, quadros, cartazes, mesas e cadeiras como quem faz, no fim das contas, a mesma coisa: arte. Confira os conteúdos on-line da exposição, como entrevistas com os curadores e com a família do artista, além de uma visita virtual em 360 graus.

Sueli Carneiro, referência no feminismo negro

Uma das intelectuais negras mais atuantes em atividade no país, dona de uma trajetória célebre, Sueli Carneiro foi a homenageada da 52a Ocupação. Grande entusiasta do fazer coletivo, foi saudada também por seus familiares, amigos e colegas de vida e luta. O site traz materiais que contam sobre a filósofa, suas memórias pessoais, a força e a simbologia de sua religiosidade, sua paixão por música e futebol, e sua longa jornada no ativismo negro, repleta de debates fundamentais sobre o país. Acesse o site com conteúdo exclusivo.

O professor Paulo Freire

Procurando “crescer e permutar” com o humano, Paulo Freire caminhou por conceitos como pluralidade, transcendência, diálogo, humildade, trabalho e amor. O filósofo, escritor e educador pernambucano ensinou a leitura da palavra escrita – e, assim, a possibilidade da leitura do mundo. A 53a Ocupação Itaú Cultural, disponível até 31 de janeiro de 2022, faz um convite ao público: venham conhecer – e reinventar – a prática desse professor que nos orienta a redescobrir as palavras e a reescrever o mundo. Acesse o site com conteúdo exclusivo.

O circo de Benjamim de Oliveira

A 54a Ocupação – a primeira a homenagear um artista do circo – apresenta a família e a carreira de Benjamim de Oliveira, um dos mais importantes personagens circenses do Brasil, que, durante mais de cinco décadas, atuou nos palcos-picadeiros e nos bastidores. Multiartista, Benjamim foi palhaço, ginasta, acrobata, músico, cantor, dançarino, ator, autor de músicas e peças teatrais e diretor de companhia. A mostra física recebe visitas até 27 de fevereiro de 2022. Acesse o site com conteúdo exclusivo.

O universo imaginativo de Tunga

Dono de um universo imaginativo único e de uma produção refinada, Tunga é figura emblemática das artes visuais do país. A mostra propõe uma retrospectiva que apresenta a extensão de sua obra em consonância com sua prática e sua poética plástica. Desenhos, esculturas, objetos, instalações, vídeos e performances. A diversidade de suportes revela os seus múltiplos interesses, que percorriam diferentes áreas do conhecimento, como literatura, matemática, arte e filosofia.

Compartilhe