Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

5ª MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo no Itaú Cultural

Como um dos realizadores da mostra, o Itaú Cultural recebe algumas atividades até o dia 10 de março

Publicado em 21/02/2018

Atualizado às 11:58 de 03/08/2018

Libras

Entre os dias 1 e 11 de março acontece em São Paulo a quinta edição da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. Neste ano, o evento apresenta 11 espetáculos nacionais e internacionais, além de atividades reflexivas e pedagógicas. Como um dos realizadores da mostra, o Itaú Cultural recebe algumas dessas atividades: o espetáculo britânico sal., ciclo de debates, masterclass e seminário.

>>>Transmissão ao vivo das mesas

Espetáculo

A montagem sal., encenada no Itaú Cultural nos dias 7, 8, 9 e 10, conta com atuação e dramaturgia de Selina Thompson. Para a construção do espetáculo, dois artistas embarcaram, em fevereiro de 2016, em um navio cargueiro a fim de refazer uma das rotas do Comércio Transatlântico de Escravos: do Reino Unido a Gana e de lá à Jamaica. As memórias, os questionamentos e os sofrimentos desse percurso levaram esses artistas às profundezas do Atlântico e ao universo de um passado imaginário.

O espetáculo é o que eles trouxeram de volta – uma montagem sobre ancestralidade, lar, esquecimento e colonialismo. Como a história e as relações coloniais permanecem em nosso cotidiano? O que ocorre quando Selina Thompson se depara com a pergunta “de onde você é?”.

Mais atividades

Além dos espetáculos, uma parte muito importante da programação da MITsp são as ações reflexivas e pedagógicas. O Itaú Cultural abre espaço para seminário, masterclass, diversas mesas de debate e encontros com os artistas das peças.

As conversas estético-políticas sobre o cenário atual se concentram no forte debate que se deu no ano passado no país a respeito de arte, censura e liberdade. Algumas das mesas são: O Mal-Estar das Mediações e o Isolamento da Arte e Crítica Não É Censura | De Quem É a Arte que Pode Tudo?.

O instituto recebe também o lançamento dos livros O Que Pensam os Curadores de Artes Cênicas, de Michele Rolim; O Teatro Negro em Perspectiva: Dramaturgia e Cena Negra no Brasil e em Cuba, de Marcos Alexandre; Afetos, Relações e Encontros com Filmes Brasileiros Contemporâneos, de Denilson Lopes; e O Devir-Negro do Mundo, de Achille Mbembe – todos os eventos serão seguidos de debate.

Há ainda a masterclass Corpo, Afeto e Política no Teatro Contemporâneo, com a pesquisadora espanhola Victoria Pérez Royo; encontros com os artistas de sete das montagens apresentadas na mostra, nos quais eles discorrem sobre seus processos criativos; o Seminário de Internacionalização das Artes Cênicas Brasileiras; um bate-papo com o encenador francês Joris Lacoste e o escritor e artista visual brasileiro Nuno Ramos; e o encontro Cena Contemporânea: Panoramas Críticos, em que críticos se unem para debater os espetáculos exibidos na MITsp.

Veja a programação completa da mostra no Itaú Cultural no aba Programação.

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo no Itaú Cultural
quinta 1 a domingo 10 de março de 2018

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

Confira a classificação indicativa de cada sessão na aba Programação.

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

Compartilhe