Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Até domingo, dia 12 | Ocupação Antonio Candido

Exposição apresenta materiais inéditos – notas e projetos, manuscritos e datiloscritos – do acervo de um dos maiores críticos literários do país

Publicado em 07/05/2018

Atualizado às 14:26 de 22/08/2022

De 23 de maio a 12 de agosto, o programa Ocupação chega à sua 40ª edição e homenageia um intelectual paulista que é mineiro nascido no Rio de Janeiro*. Um leitor preciso, que admirava escritores como Guimarães Rosa e Marcel Proust. Um pai acadêmico, mas que interrompia a escritura de grandes obras, como Formação da Literatura Brasileira, para brincar com as filhas. Que dançava com elas, que gostava de cantar e caminhar, que era considerado um homem bom por todos os que o conheceram: Antonio Candido.

Veja também:

>> Conteúdo exclusivo em textos e vídeos no site do programa Ocupação
>> Colóquio Internacional sobre a vida e a obra de Antonio Candido

Crítico literário e sociólogo, Candido é uma das maiores referências no estudo da literatura no Brasil e, pelas suas percepções das dinâmicas nacionais, é considerado um dos “intérpretes do país”, ao lado de nomes como Sérgio Buarque de Holanda – que foi seu amigo – e Gilberto Freyre. Falecido em 2017, Candido completaria 100 anos em 24 de julho. A exposição explora, assim, uma vida e uma obra que atravessaram um século.

A mostra é centrada no tema da literatura como direito universal, ideia que o professor desenvolveu no artigo “Direito à Literatura”, e exibe materiais inéditos selecionados do acervo pessoal do homenageado. São notas para ensaios, cadernos de estudo, projetos de pesquisa, um conjunto pelo qual transparece o processo criativo de obras essenciais como a citada Formação... e Os Parceiros do Rio Bonito.

Além disso, a Ocupação promove um colóquio internacional com a presença de pessoas próximas de Candido e do seu trabalho. Nos encontros, que ocorrem de 23 a 25 de maio, compõem as mesas o advogado Celso Lafer, os escritores Antonio Prata e Luiz Ruffato, os professores Šárka Grauová e Pablo Rocca e os pesquisadores José Miguel Wisnik, Marisa Lajolo e Walnice Nogueira Galvão. Saiba mais na matéria.

A curadoria é do Itaú Cultural e de Laura Escorel, neta de Candido.

Publicação e site

A publicação impressa desta Ocupação segue o espírito da exposição e traz uma seleção de dois cadernos manuscritos de Candido, além de um artigo datilografado e corrigido em que o professor trata das relações entre literatura e sociedade e dos primórdios do entendimento da forma literária romance. Acompanhados de fotos e transcrições, esses fac-símiles contêm preocupações e curiosidades teóricas longevas para o autor. O livro poderá ser retirado no Itaú Cultural ou acessado em issuu.com/itaucultural.

Já no site do programa Ocupação, a seção dedicada a Candido trará a partir da abertura da mostra parte do material do evento, outros manuscritos (como o caderno “Revolucionário”, em que é analisada essa figura da política) e entrevistas com as três filhas do homenageado – Ana Luísa Escorel, Laura e Marina de Mello e Souza –; com José Miguel Wisnik, que foi seu orientando; e com trabalhadores próximos a ele: a doméstica Maria Silva e o taxista Moacir Teixeira. Ainda mais, um bate-papo entre Antonio Prata e Luiz Ruffato.

Também no site está disponível o conteúdo das edições anteriores do Ocupação. Na área de literatura, o arquivo conta com Conceição Evaristo, Hilda Hilst, Mário de Andrade, Nelson Rodrigues, Haroldo de Campos e Paulo Leminski.

* Se você ficou intrigado com as naturalidades de Candido – São Paulo, Rio, Minas Gerais –, saiba que a informação é extraída de uma entrevista dele à Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas (Flipoços), na qual explica que se define assim "porque eu nasci no Rio, fui com oito meses para Minas, me considero mineiro, mas me fiz aqui em São Paulo...".

Abertura
quarta 23 de maio
às 20h

Visitação
quinta 24 de maio a domingo 12 de agosto de 2018
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h
piso térreo

[livre para todos os públicos]

Visitas educativas

Realizadas de terça a domingo, conforme demanda do público. Duração aproximada de 60 minutos. Podem ser feitas em português, inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Consulte a disponibilidade.

Visitas acessíveis em Libras nos dias 11 e 12 de agosto, das 11h às 18h.

Visitas educativas agendadas

Oferecidas em português, inglês, espanhol e Libras a escolas, organizações não governamentais e instituições em geral. Entidades públicas ou sem fins lucrativos da cidade de São Paulo contam com serviço gratuito de ônibus. Mais informações pelo telefone 11 2168 1876, de terça a sexta, das 9h às 20h.

Colóquio Internacional [com interpretação em Libras]

quarta 23 de maio de 2018
às 19h
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares

quinta 24 e sexta 25 de maio de 2018
às 18h e às 20h
Sala Multiúso (piso 2) – 80 lugares

[livre para todos os públicos]

distribuição de ingressos
público preferencial:
duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante | público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

Compartilhe