>>INSCRIÇÕES ABERTAS<<

Oficina Maquete de Papel [com interpretação em Libras]
com Naná Mendes da Rocha e Guilherme Tanaka

quinta 1º de novembro de 2018
às 19h

20 vagas (5 para lista de espera) – inscrições de 16 a 25 de outubro ou até atingir o número de vagas por este formulário; resultados em 30 de outubro

De 12 de setembro a 4 de novembro, o arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha é contemplado pelo programa Ocupação. Além de uma mostra na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, e de visitas às obras do autor na capital paulista, o evento abrange duas oficinas inspiradas no trabalho de Mendes da Rocha: Cidades Inventadas, com a equipe educativa do instituto, e Maquetes de Papel, com a arquiteta Naná Mendes da Rocha – filha do homenageado – e o designer Guilherme Tanaka.

Cidades Inventadas propõe inventar a sua cidade ideal a partir de um debate sobre o espaço urbano e o que queremos para ele. Com base no que disse Mendes da Rocha em Maquetes de Papel – “A grande questão da arquitetura é saber o que se quer fazer. Esse saber não é individual, mas um saber da sociedade” –, os participantes refletem para, depois, montar de forma coletiva as suas urbes de potencial máximo, com materiais como papel e peças de encaixe. Esse workshop é conduzida pelo educativo do Itaú Cultural e ocorre aos sábados, às 15h, durante a exposição (15 e 22/9; 6, 13, 20 e 27/10; e 3/11).

Maquetes de Papel é baseada no livro citado acima – que registra uma aula ministrada por Mendes da Rocha sobre o uso desse recurso para o desenvolvimento das suas obras. Segundo ele, é “a maquete como croqui [...] a maquete como instrumento de desenho”. Diz ele que com essa ferramenta se tem uma percepção mais concreta dos projetos:

Você faz em cinco minutos uma maquete – para você, não mostra para ninguém – e vê aquilo já com as dimensões que o calculista deu. Para você dormir em paz, para você dizer: ah, isso vai dar certo, vai ficar bom! [...] Aí você abaixa – ninguém está te vendo –, sozinho, e olha... Como um poeta, toma mais um trago, fuma mais um cigarro, vai na janela, arranca os cabelos. Não é para ninguém ver. Depois você olha de novo e diz: é isso mesmo!

Naná Mendes da Rocha e Guilherme Tanaka falam do ideário do livro e guiam o público na confecção de maquetes inspiradas em construções do homenageado. A oficina tem 15 vagas e conta com duas sessões. Sempre às 19h, ela ocorre nos dias 19 de setembro (inscrições de 3 a 12 de setembro) e 1º de novembro (inscrições de 16 a 25 de outubro). Os formulários de inscrição estarão abertos nos períodos indicados.

Ocupação Paulo Mendes da Rocha – Oficinas

Oficina Maquete de Papel [com interpretação em Libras]
com Naná Mendes da Rocha e Guilherme Tanaka

quarta 19 de setembro de 2018
às 19h

20 vagas (5 para lista de espera) inscrições até 12 de setembro ou até atingir o número de vagas por este formulário; resultados em 14 de setembro

quinta 1º de novembro de 2018
às 19h

20 vagas (5 para lista de espera) – inscrições de 16 a 25 de outubro ou até atingir o número de vagas por este formulário; resultados em 30 de outubro

Sala Multiúso (piso 2) – 20 vagas
[duração aproximada: 240 minutos]
[livre para todos os públicos]

Oficina Cidades Inventadas [com interpretação em Libras]
sábados 15 e 22 de setembro, 6, 13, 20 e 27 de outubro e 3 de novembro de 2018
às 15h

Espaço educativo (piso -1) – público rotativo (20 pessoas)
[duração aproximada: 180 minutos]
[livre para todos os públicos]

Entrada gratuita – público rotativo (20 pessoas)

Veja também