14 texto

O cinema também tem espaço na programação de Todos os Gêneros: Mostra de Arte e Diversidade, que neste ano traz como tema a vida soropositiva, além de explorar outras questões ligadas ao corpo, à afetividade, à sexualidade e à diversidade. No evento, dez curtas-metragens serão exibidos em duas sessões.

No dia 14 de maio, segunda, serão exibidos Bailão, O Pacote, Na Esquina da Minha Rua Favorita com a Tua, Dandara e O Chá do General. Já na terça 15, é a vez das produções Jessy, Diva, Afronte, Parente e Entre os Ombros. Todos os filmes contam com legendas descritivas.

Bailão (2009), de Marcelo Caetano - foto: frame do filmeO Pacote (2013), de Rafael Aidar - foto: Bella ToziniNa Esquina da Minha Rua Favorita com a Tua (2017), de Alice Name-Bomtempo - foto: Laura Patiño CasasfrancoDandara (2017), de Flávia Ayer e Fred Bottrel - foto: Fred BottrelO Chá do General (2016), de Bob Yang - foto: Hassan ShahateetJessy (2013), de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge - foto: Agnes CajaibaDiva (2016), de Clara Bastos - foto: frame do filmeAfronte (2017), de Bruno Victor e Marcus Azevedo - foto: frame do flmeParente (2011), de Aldemar Matias - foto: divulgaçãoEntre os Ombros (2016), de Carolina Castilho - foto: frame do filme

Em sua quinta edição, a mostra dispõe ainda de lançamento de livro, festa, showdebates e espetáculos de teatro.

Leia o catálogo:

Mostra de curtas
14
segunda
às 19h

Bailão
(Marcelo Caetano, 2009, 16 min)
O documentário se passa no centro de São Paulo onde a urgência da vida é retratada através das histórias das pessoas que frequentam clubes noturnos e outros locais voltados para o público gay masculino.

O Pacote
(Rafael Aidar, 2013, 18min30s)
Em uma nova escola, os jovens Leandro e Jefferson percebem uma ligação instantânea, mas não se trata de uma amizade comum. Jeff tem algo a dizer. Se eles querem ficar juntos, Leandro deverá lidar com algo irreversível. Algo que faz parte do pacote.

Na Esquina da Minha Rua Favorita com a Tua
(Alice Name-Bomtempo, 2017, 17min57s)
O filme conta a história de Helena e Tainá, que se conheceram em uma ida casual ao cinema.

Dandara
(Flávia Ayer e Fred Bottrel, 2017, 14 min)
O assassinato brutal da travesti Dandara Kataryne poderia se limitar a uma estatística no país que mais mata travestis e transexuais, mas o caso ganhou repercussão com a viralização de vídeos gravados pelos próprios agressores.

O Chá do General
(Bob Yang, 2016, 22 min)
Um general aposentado chinês recebe a inesperada visita de seu neto, e a história se desenrola a partir desse reencontro.

15 terça
às 19h

Jessy
(Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge, 2013, 15 min)
Jéssica Cristopherry: assim se chamavam todas as personagens da infância de Paula Lice. Atriz, dramaturga e mulher, Paula conta com o apoio de suas madrinhas para resgatar Jéssica e realizar o desejo de ser transformista.

Diva
(Clara Bastos, 2016, 18 min)
Camila se aproxima das drag queens que habitam a pensão de Bella.

Afronte
(Bruno Victor e Marcus Azevedo, 2017, 15min40s)
Ficção e documentário se misturam para contar a história de Victor Hugo, jovem negro, gay e morador da periferia do Distrito Federal. Seu relato se mistura aos depoimentos de outros jovens, revelando diferentes formas de resistência.

Parente
(Aldemar Matias, 2011, 20 min)
Rodado entre 2010 e 2011 nas aldeias indígenas Ticuna, em Belém do Solimões (Tabatinga/ AM), e Ianomâmi, em Pixanahabi (Alto Alegre/RR), o filme mostra o primeiro contato de populações indígenas com testes rápidos de HIV e sífilis.

Entre os Ombros
(Carolina Castilho, 2016, 19min07s)
Dani, adolescente intersexual, é pressionada por sua mãe para realizar um tratamento de redesignação sexual.

Mostra de curtas [com legendas descritivas]
segunda 14 e terça 15 de maio de 2018
às 19h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 pessoas

[classificação indicativa: 14 anos]

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

Veja também