Biografia

Biografia

Abraham Palatnik nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, em 1928. Aos quatro anos viaja com a família para a Palestina, atual Israel. Lá realiza os estudos primários e secundários e, a seguir, estudos de mecânica e física, especializando-se em motores de explosão. Acostumado a desenhar desde menino, frequenta, simultaneamente, por um período de quatro anos, um ateliê livre de arte, no qual aprende desenho com modelo vivo, pintura e estética.

Em 1948, retorna ao país e instala-se no Rio de Janeiro. Convive com os artistas Ivan Serpa, Renina Katz e Almir Mavignier. Com este último frequenta a casa do crítico de arte Mário Pedrosa e conhece o trabalho da doutora Nise da Silveira, no Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro. O contato com os artistas e as discussões conceituais com Mário Pedrosa fazem Palatnik romper com os critérios convencionais de composição, abandonar o pincel e o figurativo e partir para relações mais livres entre forma e cor.

Por volta de 1949, inicia estudos no campo da luz e do movimento, que resultam no Aparelho Cinecromático, exposto em 1951, na 1ª Bienal Internacional de São Paulo. O trabalho recebe menção honrosa do júri internacional.

Três anos depois, Palatnik integra o Grupo Frente, ao lado de Ivan Serpa, Ferreira Gullar, Mário Pedrosa, Franz Weissmann, Lygia Clark e outros. A partir de 1964, desenvolve os Objetos Cinéticos, um desdobramento dos cinecromáticos. As obras expõem o mecanismo interno de funcionamento e suprimem a projeção de luz.

O rigor matemático é uma constante no trabalho do artista, atuando como importante recurso de ordenação do espaço. Palatnik é internacionalmente considerado um dos pioneiros da arte cinética.