Ocupação

A 20ª Ocupação apresenta Laerte

Cartunista e ilustradora, Laerte Coutinho é a homenageada da 20a edição da Ocupação. Sua produção intensa no campo do desenho e da narrativa, iniciada nos anos 1970, revela uma obra vasta, criativa e, sobretudo, crítica, bem-humorada e elegante na forma como desenvolve questões políticas, filosóficas e psicológicas de nossa sociedade.

Seu trabalho é adaptado e difundido por diversas mídias e áreas de expressão e sua importância vai além do universo da arte, com ecos no movimento sindical e nas questões de gênero e preconceito.

Rafael Coutinho, quadrinista, artista plástico e filho de Laerte, foi a escolha natural para a curadoria da mostra, e o cenógrafo Fred Teixeira é o responsável pela criação do espaço expositivo.

O resultado são mais de 2 mil obras (em torno de 300 originais) e um panorama geral do labirinto que Laerte constrói. Os visitantes acessarão histórias das diversas fases de sua carreira e encontrarão no percurso personagens de sua galeria de criações, como os Piratas do Tietê, a Muchacha, os moradores de O Condomínio, Deus, Overman, Muriel (versão travestida de Hugo) e Los 3 Amigos (parceria com Angeli e Glauco).

Ocupação Laerte se desdobra neste site, com informações, entrevistas e imagens de outros trabalhos da artista.

Com esta Ocupação, o Itaú Cultural festeja mais de cinco anos de programa, que propicia diálogo entre a nova geração e criadores referenciais e reforça a atuação do instituto na preservação da memória da produção cultural brasileira.

Itaú Cultural


Tags