Ocupação

A 16a edição do Ocupação põe em cena a obra e a vida de um homem de teatro, de um artista que participou de momentos fundamentais da história das artes cênicas do país: o ator, diretor e produtor Sergio Britto. Em uma instalação que simula as vivências de um espaço teatral, a mostra exibe um documentário com cenas das obras de Britto, fotos de família e um apanhado dos fatos mais relevantes de sua carreira. Tratar das memórias de um artista dessa importância e profundidade é um exercício intenso, revelador e afetuoso.

Sergio Britto (1923 – 2011) trabalhou com teatro, cinema, televisão e ópera. Foi fundador, com Sergio Cardoso, do Teatro dos Doze. Participou do elenco do Teatro de Arena, do Teatro Maria Della Costa e do Teatro Brasileiro de Comédia.

Funda, com Fernanda Montenegro, Fernando Torres e Ítalo Rossi, o Teatro dos Sete. Com o fim do grupo, criou sua empresa, Sergio Britto Produções Artísticas, e produziu espetáculos com Amir Haddad, um dos criadores do Teatro Oficina. Depois, com Paulo Mamede e Mimina Roveda, criou o Teatro dos Quatro.

Paralelamente à carreira teatral, Sergio realizou ‒ com Fernanda Montenegro, Nathália Timberg, Cacilda Becker e Bibi Ferreira, entre outros ‒ o Grande Teatro, programa de teleteatro exibido pelas TVs Tupi, Rio e Globo, com 386 peças realizadas uma por semana durante nove anos. Dirigiu novelas para a TV Rio (três produções com texto de Nelson Rodrigues), TV Paulista e Globo, assim como o programa de Bibi Ferreira. Foi também diretor de ópera e um dos fundadores da Casa de Artes das Laranjeiras (CAL), especializada no ensino das artes cênicas.

O programa Ocupação é mais uma das iniciativas do Itaú Cultural para recuperar e preservar a memória artística brasileira, além de apoiar a digitalização, a organização e a edição de acervos dos homenageados. Criado em 2009, o programa já tem em sua trajetória exposições de Nelson Leirner, Chico Science, Zé Celso, Regina Silveira, Abraham Palatnik, Rogério Sganzerla, Paulo Leminski, Haroldo de Campos, Flávio Império, Cildo Meireles, Ballet Stagium, Angeli, Antonio Nóbrega, Mario de Andrade e Nelson Pereira dos Santos.

Itaú Cultural