Lounge

Teatro Oficina

Compartilhe

Oficina

Nós chamamos o nosso teatro de Oficina e escolhemos como símbolo a bigorna, porque isso significava trabalho e se pretendia ligar o trabalho teatral a qualquer outro, colocando o ator como um operário, como um simples proletário, para desmistificar certa ideia de que o teatro é uma coisa mítica, dependendo de dom, vocação e até mesmo de um apelo religioso.

Zé Celso

Compartilhe

Teatro Novos Comediantes

Compartilhe

Primeiros textos

Os primeiros textos, Vento Forte para Papagaio Subir, 1958, e A Incubadeira, 1959, ambos autobiográficos, foram montados sob a direção de Amir Haddad.

Zé Celso

Compartilhe

A Incubadeira

Compartilhe

Pequenos Burgueses

Pequenos Burgueses, de Máximo Gorki, estreia em 1963 e, no ano seguinte, quando ocorre o golpe militar, o Oficina está em cartaz com essa montagem realista de impacto, cujo ponto alto são as interpretações, nascidas das técnicas de Stanislavski, que foram transmitidas ao grupo pelas aulas de Eugênio Kusnet − o mais destacado ator de formação stanislavskiana no teatro brasileiro, criador de papéis marcantes e professor de uma geração de atores nos anos 1960 e 1970.

Zé Celso

Compartilhe

Zé Celso e Kusnet

Compartilhe

Incêndio

Em 1966, a sala é destruída por um incêndio. São feitas remontagens de antigos sucessos para levantamento de fundos e reconstrução do teatro. Na foto, Zé Celso em meio aos escombros