Curatorial

obra de efeitos imensuráveis para a arte moderna e contemporânea

A linha curatorial da mostra segue dois horizontes. Um trata da impregnação da obra de Bispo sobre a produção de artistas representados nesta mostra. O outro traz experiências artísticas realizadas em ateliês de artes de instituições psiquiátricas brasileiras, cujos efeitos refazem os rumos da arte no país

"Eu vim”, bordou Arthur Bispo do Rosario em um de seus fardões, com palavras acompanhadas pelos registros da data, da hora e do lugar. No Rio de Janeiro, em 22 de dezembro de 1938, à meia-noite, Bispo teve uma visão em que sete anjos anunciavam sua missão. Deixou a casa onde trabalhava e residia, no bairro de Botafogo, e partiu em direção à Igreja da Candelária, no Centro. Por dois dias percorreu pontos da cidade até se apresentar aos frades do Mosteiro de São Bento como aquele que viera julgar os vivos e os mortos. O jovem homem negro, natural de Japaratuba (SE), revelava ser Jesus. A polícia foi acionada e Bispo levado para o Hospício Nacional de Alienados. Diagnosticado com esquizofrenia, foi transferido para a Colônia Juliano Moreira, destino dos pacientes crônicos e indigentes.  

Ali, Bispo produziu boa parte de sua obra, fruto de um trabalho incansável. A mostra Bispo do Rosário - Eu vim: aparição, impregnação e impacto  traz para o Itaú Cultural (IC) 404 peças desse trabalho único, hoje preservado pelo Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea (mBrac), parceiro nesta exposição. Desde a sua primeira apresentação, em 1989, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, a obra de Bispo produziu efeitos imensuráveis para a arte moderna e contemporânea. Ao romper com o espaço-tempo, Bispo fraturou a história, desfazendo os traços que a conformam para, com essas mesmas linhas, bordar (para) o fim do mundo.

Esta mostra se desdobra em dois núcleos. O primeiro trata do impacto e da impregnação da obra de Arthur Bispo do Rosário, que, ao instaurar um novo campo de possibilidades estéticas e éticas, reverbera na produção de artistas tão importantes como os representados nesta exposição. O segundo núcleo apresenta experiências artísticas realizadas em ateliês de artes de instituições psiquiátricas brasileiras, cujos efeitos refazem os rumos da arte brasileira.

Ricardo Resende e Diana Kolker

home

De 18 de maio a 02 de outubro de 2022

Terça-feira a sábado, das 11h às 20h Domingos e feriados das 11h às 19h

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro / Pisos 1º, 1ºS e 2ºS

Ingressos: gratuitos 

Informações: pelo telefone (11) 2168-1777
Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Concepção e realização
Itaú Cultural e Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea  
Curadoria: Ricardo Resende
Cocuradoria: Diana Kolker
Projeto expográfico: Carmela Rocha, Paula Thyse e Sofia Gava  

Seminário
Seminário Cultura, saúde mental e bem-estar 
De 24 a 26 de maio
Das 10h às 11h30
Tradução: inglês/português no dia 25
Libras nos três dias  
Transmissão: página do YouTube do Itaú Cultural
O evento é um desdobramento das reflexões publicadas na Revista do Observatório 31

Protocolos
Seguindo os protocolos sanitários vigentes, o uso de máscara nos espaços internos do Itaú Cultural passa a ser opcional. Contudo, visando a segurança e a saúde de público e funcionários, recomendamos o uso da máscara cobrindo boca e nariz durante toda a permanência nos ambientes internos do prédio. 

Será necessário apresentar comprovante de vacinação para ingressar na sede do IC:   
• Serão válidos o comprovante físico ou o digital (disponível nos aplicativos fornecidos pelos governos federal, estadual e/ou municipal); 
• Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo duas doses da vacina. Menores de 12 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação.

Assessoria de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães
(11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo
(11) 98211 6595 carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2022 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO