Educativo e
Acessibilidade

Atividades educativas e recursos de acessibilidade permeiam a exposição

Visitas acompanhadas por educadores da instituição, presencial  ou virtualmente, experiências, passeios e lives no ambiente digital e outras atividades e eventos preparados pelo Núcleo de Educação do Itaú Cultural, somados aos recursos de acessibilidade pensados pelo Núcleo de Produção para permear toda a mostra, ampliam as possibilidades do público e oferecem outros olhares sobre ela

VISITAS PRESENCIAIS - EDUCATIVO

Estas visitas são realizadas no espaço expositivo do Itaú Cultural. Elas podem ser espontâneas ou agendadas. Em ambas, tem disponibilidade, mediante consulta, do atendimento ser em Libras, inglês e espanhol.  

Espontâneas
Visita sem necessidade de agendamento prévio. O público verifica a disponibilidade de um educador no balcão de informações ou com a salvaguarda da exposição. Duração média de 1h (sujeito a variações).  

Agendadas
Agendamento para grupos e instituições pelo site da INTI, com o acompanhamento de um educador.

A partir de 18 de maio, em horários diversos, duração aproximada: 1h40. Inscrições aqui.

EXPERIÊNCIA VIRTUAL - EDUCATIVO

Visitas que ocorrem em ambiente virtual. Além do português, tem disponibilidade, mediante consulta, do atendimento ser em Libras, inglês e espanhol. Elas podem ser realizadas para instituições ou professores.

A poética de Bispo do Rosário – instituições
Encontro virtual com grupos e instituições que abordará temas relacionados a arte, educação e saúde mental a partir das obras de Arthur Bispo do Rosário expostas na mostra, como mantos, bordados, estandartes, barcos, entre outros. Algumas atividades podem requerer papel sulfite e lápis (grafite, lápis de cor etc.).  Agendamentos a partir de 18 de maio, duração aproximada de 1h, com horários variados pela plataforma Google Meet/ Zoom. Inscrições aqui.

Encontro de professores: Bispo do Rosário – arte e saúde mental
Encontro virtual com professores e agentes da educação que abordará os mesmos temas com foco em proporcionar uma abordagem pedagógica dos conteúdos, oferecendo possibilidades de mediação em sala de aula.  Dias 25 de maio e 1 de junho. Duração aproximada de 1h30 a partir das 19h, pela plataforma Google Meet/Zoom. Quantidade de vagas: 50 pessoas. Inscrições aqui. 

PASSEIO VIRTUAL - EDUCATIVO

Visita em modelo híbrido. Um educador percorre o espaço da mostra presencialmente, com um educador virtual. O público é 100% virtual.  Para participar é necessário se inscrever pelo site da INTI.

Passeio Virtual - Bispo do Rosário - Eu vim: Aparição, Impregnação e Impacto
Percurso virtual pela exposição física que abordará temas relacionados a arte, educação e saúde mental a partir das obras de Arthur Bispo do Rosário expostas na mostra, como mantos, bordados, estandartes, barcos, entre outros.

Dias 14 de junho, 12 de julho, 9 de agosto, 13 de setembro (segunda terça-feira de cada mês), às 20h. Duração aproximada de 1h pela plataforma Google Meet. Quantidade de vagas: 50 pessoas.

LIVE - EDUCATIVO

Encontro em formato digital, apresenta conteúdo diverso a partir da mediação feita por um convidado pelo Instagram, com um educador que percorre o espaço expositivo. A transmissão é totalmente acessível em Libras.  

Arte, estética e linguagem em Arthur Bispo do Rosário
Mediação digital que aborda o universo simbólico de Bispo do Rosário a partir de suas obras expostas na mostra.  

No dia 28 de junho, às 20h, com duração aproximada de 1h, pelo Instagram do Itaú Cultural e interpretação em Libras. Sem inscrições.

CONTEÚDO EDUCATIVO

Conteúdo diverso elaborado pelos educadores para apoiar o processo de mediação e fruição dos visitantes na mostra. São eles:  

VIDEOGUIA
Elaborado pelo educativo com o princípio de apresentar a exposição ao público surdo e com deficiência auditiva, propondo trajetos e diálogos entre as obras e seus conteúdos. Ele fica disponível no espaço expositivo em tablets fixados nas paredes.  

O conteúdo dos videoguias para a mostra do Bispo do Rosário está dividido ao longo da exposição em sete faixas temáticas, todas em Libras com legendas em português. Veja quais são:  

Teaser - apresentação da exposição e breve introdução a Bispo do Rosário

1º andar
Faixa 1- Eu Vim apresentação: a missão e o início de Arthur Bispo do Rosário como o conhecemos.
Faixa 2 - O Mar de Bispo - vida pregressa: da marinha ao diagnóstico de esquizofrenia paranoide.
Faixa 3 - O manto de Apresentação, o bordar: o processo de criação de Bispo na Colônia Juliano Moreira e a obra Manto de Apresentação.  

1º subsolo
Faixa 4 - O mundo de Bispo, um só organismo: a produção de Bispo do Rosário como algo único, cujas obras não devem ser consideradas individualmente, mas em conjunto.
Faixa 5 - Do histórico para o contemporâneo: sobre as experiências de arte em instituições psiquiátricas;  

2º subsolo
Faixa 6 - O Legado de Bispo, A chegança: o legado de Bispo para a passagem e o significado de sua produção.
Faixa 7 - Museu Bispo do Rosário: desdobramentos e inspirações a partir da obra de Arthur Bispo do Rosário.


AUDIOGUIA

Funciona como uma visita em áudio. Disponível no espaço expositivo por QR Code, traz explicações, reflexões e diálogos a partir dos itens expostos.  Estão distribuídas ao longo da exposição sete faixas de audioguia em português e inglês.  

1º andar
Faixa 1- Texto de Apresentação: apresentação da Ocupação e do artista.
Faixa 2 - Bispo na Colônia Juliano Moreira: o diagnóstico e a internação de Bispo, influências em seu trabalho.
Faixa 3 - A produção de Bispo do Rosário: contextos, materiais e análises da obra de Bispo.  

1º subsolo
Faixa 4 - Arte, loucura e saúde mental: terapia ocupacional e a discussão da obra de Bispo como arte.
Faixa 5 - Conexões: Bispo e artistas contemporâneos, ateliês de arte em instituições de saúde mental e artistas que emergiram deste contexto.  

2º subsolo
Faixa 6 - Atelier Gaia: o programa e os integrantes do coletivo Ateliê Gaia.
Faixa 7 - Desfecho (Legado): o legado de Bispo do Rosário e a relação dele com Rosângela Maria

PROGRAMAÇÕES PARALELAS - EDUCATIVO

Atividades e eventos educativos (presenciais ou virtuais) que abordam temáticas relacionadas à exposição durante o tempo de exibição da mostra, em formatos e plataformas variados.  

Intervenção Poética - O Veleiro da Criação
Inspirado na exposição, os educadores do Itaú Cultural convidam o público a realizar intervenções artísticas coletivas em um barco, o Veleiro da Criação. Desenhos, cartas, frases e poemas são possibilidades para compor esse barco baseado nos inúmeros veleiros que Bispo criou ao longo de seus cinquenta anos institucionalizado na Colônia Juliano Moreira.  

Dias 5, 12, 19 e 26 de junho (domingos), das 14h às 17h, local a ser confirmado no balcão de informações.  

Ateliê Livre: bordado poético
O Educativo do Itaú cultural convida o público a participar de oficinas de bordado poético inspirado na exposição. Usando o bordado como linguagem, Arthur Bispo do Rosário elaborou a criação de um novo mundo, seu mundo, sem doença, maldade ou preconceito. A proposta é que o público possa, a partir de algumas técnicas de bordado, usar desta linguagem para construir também suas próprias narrativas.  

Todas as terças-feiras, sextas-feiras e domingos de julho, das 15h às 17h, no espaço educativo (primeiro subsolo). É necessário ser inscrever 30 minutos antes da atividade. Capacidade para 25 pessoas por vez, o ateliê é rotativo. Tem interpretação em Libras  

Fórum de arte, educação e saúde mental - De Bispo do Rosário a práticas para o cotidiano escolar
Esta programação educativa, inspirada na exposição, promove encontros virtuais voltados principalmente para professores e educadores. A ideia é, ao longo dos encontros, suscitar discussões e colocar em perspectiva práticas artístico-pedagógicas que possam servir de apoio aos profissionais da educação no suporte e nas discussões a respeito da saúde mental dos alunos.  

Temas dos encontros:
Arte, estética e linguagem em Arthur Bispo do Rosário
Por dentro da cela de Bispo do Rosario - processo criativo e desdobramentos
O que é transtorno mental? - conceitos gerais sobre saúde mental  
Criatividade e expressão - pensar, sentir e agir  
Práticas artísticas para a sala de aula em tempos pós-pandemia  

Dias 3, 10, 17, 24 e 31 de agosto (quartas-feiras). Das 19h às 20h30, pela plataforma Zoom Meetings. Inscrições via INTI

ACESSIBILIDADE - PRODUÇÃO

Seguindo a organização e a proposta curatorial de distribuição dos trabalhos de Bispo do Rosário no espaço expositivo, os elementos de acessibilidade surgem nesta mostra trazendo uma camada complementar de conteúdo ao visitante.  

Dessa forma, diversificam a maneira de transmitir conhecimento e ampliam o diálogo com os diferentes públicos da instituição. Entre os materiais, disponibilizados tem mapa tátil, piso podotátil e objetos táteis – tridimensionais e em tecido, audiodescrição, videoguias com Libras e um livreto de tecido em braile.

1º andar
Este piso contém quatro audiodescrições com temática variada, como a fase marinha do Bispo, a contextualização do espaço onde ele viveu e produziu, alguns conceitos da exposição e sobre quem foi o Bispo.  

Um recurso tátil, representa o Estandarte Navios de Guerra, destacando alguns de seus símbolos. Outro, traz o rosto de Bispo do Rosário e o seu manto bordado.

1º subsolo
Aqui, uma audiodescrição fala sobre a obra em que ele alinhou uma série de canecas de alumínio – estilizada como objeto tátil –, e explica a facilidade do artista para conseguir objetos e materiais para produzir as obras e a sua relação com a organização destas peças. Outra, descreve o Estandarte Colônia Juliano Moreira – também construído como objeto tátil – e as representações que o Bispo fez nele, além de situar a instituição. Como nos outros andares, uma das audiodescrições explica o mapa tátil.

2º subsolo
Outras três audiodescrições abordam os seguintes temas, além da explicação do mapa tátil: a escrita e os símbolos na obra do artista, a história da obra que representa a cama de Romeu e Julieta e a sua relação com Rosângela Maria, estagiária de psicologia contratada pela Colônia Juliano Moreira para dar suporte no tratamento dos pacientes.

Neste andar, o recurso tátil representa o Fardão do Bispo do Rosário. A peça, feita em tecido, reproduz alguns trechos do bordado e é acompanhada de foto tátil da frente da vestimenta.

home

De 18 de maio a 02 de outubro de 2022

Terça-feira a sábado, das 11h às 20h Domingos e feriados das 11h às 19h

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro / Pisos 1º, 1ºS e 2ºS

Ingressos: gratuitos 

Informações: pelo telefone (11) 2168-1777
Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Concepção e realização
Itaú Cultural e Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea  
Curadoria: Ricardo Resende
Cocuradoria: Diana Kolker
Projeto expográfico: Carmela Rocha, Paula Thyse e Sofia Gava  

Seminário
Seminário Cultura, saúde mental e bem-estar 
De 24 a 26 de maio
Das 10h às 11h30
Tradução: inglês/português no dia 25
Libras nos três dias  
Transmissão: página do YouTube do Itaú Cultural
O evento é um desdobramento das reflexões publicadas na Revista do Observatório 31

Protocolos
Seguindo os protocolos sanitários vigentes, o uso de máscara nos espaços internos do Itaú Cultural passa a ser opcional. Contudo, visando a segurança e a saúde de público e funcionários, recomendamos o uso da máscara cobrindo boca e nariz durante toda a permanência nos ambientes internos do prédio. 

Será necessário apresentar comprovante de vacinação para ingressar na sede do IC:   
• Serão válidos o comprovante físico ou o digital (disponível nos aplicativos fornecidos pelos governos federal, estadual e/ou municipal); 
• Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo duas doses da vacina. Menores de 12 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação.

Assessoria de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães
(11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo
(11) 98211 6595 carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2022 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO