Foto: Gabi Carrera

Educativo

Atividades educativas e programação paralela apoiam o público para melhor absorção da mostra

Entre vivências com educadores, passeios e experiências virtuais, lives e encontros,  o Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural preparou mais uma programação em sinergia com exposição em cartaz.

Em mais uma mostra idealizada pelo Itaú Cultural e pensada em conjunto com o Núcleo de Educação e Relacionamento da instituição, TUNGA: Conjunções magnéticas apresenta atividades paralelas para apoiar o público e se aprofundar na obra do artista. Confira, aqui:

Experiências com educadores 

A equipe de educadores está à disposição dos públicos durante toda a mostra para a realização de visitas pela exposição. Os formatos são variados – agendamentos para grupos institucionais, como escolas, ONGs e outros; visitas espontâneas para públicos em geral, sem necessidade de agendamento e mediante a disponibilidade.  

O serviço é mantido durante toda a mostra com possíveis alterações de temas, dias e horários, considerando os protocolos de saúde vigentes. Basta consultar a disponibilidade por meio do telefone 11 2168.1777 ou pelo e-mail do atendimento: atendimento@itaucultural.org.br.

Experiência virtual

Tecendo histórias: um encontro a partir de Tunga, é um encontro em que os educadores do Itaú Cultural abordam alguns trabalhos do artista, produzidos com diferentes materiais e recheados de dimensões simbólicas. Eles convidam o público a tecer uma trama de experiências, sensações e narrativas despertadas a partir do trabalho de Tunga.   

Para público geral, em dezembro já estão marcados encontros para os dias 11 e 12, sábado e domingo, às 11hs e às 16hs, e na sexta-feira seguinte, dia 17, às 14h. As instituições podem agendar o serviço para os seguintes horários: segunda-feira a sexta-feira, às 10hs e às 15hs   
Este serviço, em português, inglês, espanhol e Libras, também é mantido durante toda a mostra com possíveis alterações de temas, dias e horários. A disponibilidade pode ser conferida em 11 2168.1777 ou pelo e-mail do atendimento: atendimento@itaucultural.org.br.

Passeio virtual

Por dentro da Exposição TUNGA: Conjunções Magnéticas. Transmitido diretamente da exposição, por meio de videochamada, neste atendimento, o público faz um passeio pelo espaço expositivo com a mediação dos   educadores do Itaú Cultural.  

Já tem um passeio marcado para a terça-feira, 21 de dezembro, às 19h. Como nos demais casos, o serviço é mantido durante toda a mostra com diferentes percursos e com possíveis alterações de temas, dias e horários.   

Live com convidado no Instagram

O Itaú Cultural começará esse tipo de atividade, para esta exposição, em março, trazendo especialistas e pesquisadores para compartilharem seus olhares e experiências a partir da mostra e do processo criativo de Tunga.  

As lives com convidados fazem parte do programa educativo relacionado à programação de exposições e ocupações realizadas no Itaú Cultural. Elas propõem encontros entre um educador, que apresenta a exposição por meio de suas obras e conteúdo, e um convidado. 

Programação paralela

Com inspiração em TUNGA: Conjunções Magnéticas, nos domingos de janeiro, dias 9, 16, 23 e 30, às 14h, o Itaú Cultural realizará Laboratório de Criação. Trata-se de uma oficina presencial, com possibilidade de saída para a calçada do Itaú Cultural, conduzida pela arte-educadora Carolina Velasquez.   

Nesta oficina de experimentação artística, com 1h30 de duração, os participantes utilizarão materiais diversos, explorando texturas, cores, cheiros e sensações térmicas. O público será convidado a criar objetos/esculturas e a se relacionar com eles por meio da dança e do movimento. As inscrições para as 20 vagas, deverão ser fita antecipadamente pelo site do Itaú Cultural. A vivência poderá ser compartilhada entre adultos e crianças e, se solicitado no ato da inscrição, terá interpretação em Libras.  

Carolina, nasceu em Piracicaba, interior de São Paulo e hoje vive na capital. Ela se graduou em artes plásticas na Universidade de São Paulo (UNESP), em 2003, e fez pós-graduação em práticas artísticas contemporâneas na Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), em 2018. Atualmente, realiza mestrado em processos e procedimentos artísticos na UNESP.  

Ainda, a arte-educadora, escreve sobre os resultados e processos da proposição artística Performances Fabulosas, criada e executada por ela desde 2012 em comunidades atendidas por instituições culturais. A proposição se baseia no estudo sobre as cosmovisões, idioma simbólico, danças e rituais oriundos de sociedades ameríndias, disponibilizando máscaras e vestimentas com desenvolvimentos de exercícios de respiração, corporais e de meditação usados junto ao público. Assim, os participantes tornam-se integrantes da performance, tendo a possibilidade de desenvolver sua criatividade e consciência sobre sua ancestralidade e identidade latino-americana.

home

De 11 de dezembro 2021 a 10 de abril de 2022
Itaú Cultural (1º andar, subsolo 1 e subsolo 2) e Instituto Tomie Ohtake (Salas 1 e 2 e Grande Hall)  

Realização: Equipe Itaú Cultural e Instituto Tunga

Parceria: Instituto Tomie Ohtake

Curadoria: Paulo Venancio Filho

Projeto expográfico: Isa Gebara

Classificação indicativa: 12 anos 

Entrada gratuita, sem necessidade de agendamento prévio

Itaú Cultural

Funcionamento: terças-feiras a domingo, das 11h às 19h.

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

O Itaú Cultural segue protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de Covid-19.  Acesse no site a cartilha para mais informações sobre as medidas adotadas.  

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 - Complexo Aché Cultural (Entrada pela Rua Coropés, 88) - Pinheiros SP

Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 11h às 20h | Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 - amarela

Informações: 11 2245 1900  

Medidas de segurança para conter o avanço da pandemia de Covid-19:  Obrigatório uso de máscara / Medição de temperatura / Tapetes sanitizantes / Álcool em gel disponível em diversos pontos / Distanciamento mínimo de 1,5m entre os visitantes

Assessorias de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo: (11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  


Instituto Tomie Ohtake
Pool de Comunicação


Marcy Junqueira: (11) 99980-6241
marcy@pooldecomunicacao.com.br

Martim Pelisson: (11) 99619-7744
martim@pooldecomunicacao.com.br

Flávio Silva: (11) 98625-6311
flavio@pooldecomunicacao.com.br   

2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO