Foto: Gabi Carrera

Raisonée

Um catálogo Raisonné para o artista, outro sobre a mostra TUNGA: conjunções magnéticas

Com apoio do Itaú Cultural e patrocínio do Banco Itaú, o Instituto Tunga está reunindo e catalogando toda a obra do artista para publicar um Raisonné, em um projeto estimado em três anos de duração, desde o início deste 2021. Os Núcleos  de Comunicação e de Artes Visuais do Itaú Cultural também preparam o catálogo que acompanha a exposição e começará a ser distribuído no início do ano que vem

A obra de Tunga vai aumentar a escassa lista de artistas brasileiros contemplados com um catálogo Raisonné, como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Candido Portinari, Iberê Camargo, José Leonilson. Desde o início do ano, Antônio Mourão, seu filho e diretor do Instituto Tunga; Clara Gerchman, cofundadora da instituição e gestora do acervo; e Fernando Sant’Anna, assistente do artista em quase toda sua carreira, comandam a equipe que, em cerca de três anos, terá reunido aproximadamente 10 mil obras nas páginas dessa preciosa publicação. 

Eles contam com patrocínio do Banco Itaú e apoio do Itaú Cultural, o qual tem entre os seus focos de atuação, a preservação, organização e difusão da memória e do patrimônio da arte e da cultura do Brasil. “Além de manter a memória do país desperta e viva, gosto da ideia de que o conjunto conservação-organização-disseminação artística e patrimonial é necessário para dar um sentido contemporâneo aos legados deixados pelos artistas”, observa Eduardo Saron. “O Itaú Cultural segue essa premissa, e temos muita honra em nos unir a projetos que, deste modo, ajudam a recuperar o passado para alimentar o presente e nos lançarmos para o futuro”, completa.

O projeto para a confecção desta publicação começou a ser idealizado justamente quando o Instituto Tunga e o Itaú Cultural iniciaram as conversas e a seleção de trabalhos para realizar a exposição TUNGA: Conjunções Magnéticas. A partir daí, o trabalho de curadoria da mostra, que selecionou peças de toda a produção do artista, e de catalogação de todas as obras para o livro passou a andar em paralelo, uns proporcionando para os outros novos pontos de vista e perspectivas sobre as obras.

Nesta primeira fase, a equipe está concentrada nos trabalhos de Tunga que se encontram dentro do seu instituto – milhares deles, que revelam o alinhamento do pensamento tunguiano. Ela começou pelas obras bidimensoniais, incluindo estudos, cadernos de anotações, gravuras.

“É um trabalho que iniciamos de dentro para fora, o que nos dá um reconhecimento e maior entendimento do total da obra e do pensamento dele”, comenta Mourão. “Meu pai produzia intensamente, desenhava sem parar. Suas esculturas e instalações são mais conhecidas, mas ele fez muita coisa no papel, que depois virava outra obra”, complementa. 

Para se ter uma ideia do trabalho minucioso de pesquisa e catalogação, somente o prédio de cinco andares, que abriga o instituto, situado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, contém mais de duas mil obras. Vale lembrar, aqui, que o Raisonné exige o detalhamento de cada trabalho com o registro de título, data, descrição, tamanho, técnica empregada, localização, histórico de exibição, estado de preservação, assinatura/monograma/inscrições, bibliografia relacionada e numeração catalográfica. A fase seguinte, será realizada também em campo para reunir as obras tridimensionais, entre pequeno e médio porte e grandes dimensões do artista.

Catálogo TUNGA: conjunções magnéticas

Está a pleno vapor, também, o trabalho das equipes de artes visuais e de comunicação do Itaú Cultural para a edição do Catálogo TUNGA: conjunções magnéticas, a ser lançado no início de 2022, ainda durante a mostra em cartaz.

Quem assina o texto de apresentação de toda a obra, neste catálogo, é Paulo Venancio Filho, curador, crítico de arte, professor titular de história da arte na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador do CNPq , além de mestre e doutor pela Escola de Comunicação da mesma universidade. É dele, também, a assinatura da curadoria desta mostra.

A publicação será composta de uma sessão de verbetes de referências a Tunga e algumas obras ou vocabulário da criação dele. O livro trará, ainda, uma cronologia de destaques da carreira e bibliografia resumida. Imagens de referência histórica – algumas delas, inéditas – permeiam todo catálogo, que também contará com fotos das obras expostas – são cerca de 300, no total da mostra – e ângulos diversos delas nos três andares do espaço expositivo do Itaú Cultural.

home

De 11 de dezembro 2021 a 10 de abril de 2022
Itaú Cultural (1º andar, subsolo 1 e subsolo 2) e Instituto Tomie Ohtake (Salas 1 e 2 e Grande Hall)  

Realização: Equipe Itaú Cultural e Instituto Tunga

Parceria: Instituto Tomie Ohtake

Curadoria: Paulo Venancio Filho

Projeto expográfico: Isa Gebara

Classificação indicativa: 12 anos 

Entrada gratuita, sem necessidade de agendamento prévio

Itaú Cultural

Funcionamento: terças-feiras a domingo, das 11h às 19h.

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

O Itaú Cultural segue protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de Covid-19.  Acesse no site a cartilha para mais informações sobre as medidas adotadas.  

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 - Complexo Aché Cultural (Entrada pela Rua Coropés, 88) - Pinheiros SP

Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 11h às 20h | Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 - amarela

Informações: 11 2245 1900  

Medidas de segurança para conter o avanço da pandemia de Covid-19:  Obrigatório uso de máscara / Medição de temperatura / Tapetes sanitizantes / Álcool em gel disponível em diversos pontos / Distanciamento mínimo de 1,5m entre os visitantes

Assessorias de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo: (11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  


Instituto Tomie Ohtake
Pool de Comunicação


Marcy Junqueira: (11) 99980-6241
marcy@pooldecomunicacao.com.br

Martim Pelisson: (11) 99619-7744
martim@pooldecomunicacao.com.br

Flávio Silva: (11) 98625-6311
flavio@pooldecomunicacao.com.br   

2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO