Em Paralelo

Programação paralela traz dança e performances presenciais e filme na Itaú Cultural Play

Aos domingos, tem funk, hip-hop, dancehall e breaking e gumboot dance, com Nelson Triunfo, entre outros. No fim do mês, Bete Nóbrega faz pinturas ao vivo. Na abertura da mostra, entra em cartaz na IC Play documentário sobre Milton Santos.

Tem programação cênica e audiovisual em sinergia com a Ocupação Milton Santos. A mostra Territórios culturais periféricos começa no primeiro domingo de julho, dentro do projeto Arte na Rua realizado na calçada em frente ao Itaú Cultural. Ela já envolve o público no universo intelectual do homenageado antes mesmo de abrir a Ocupação em 19 de julho. Ainda, no dia da abertura da exposição entra em cartaz na Itaú Cultural Play, plataforma de streaming do IC dedicada ao cinema brasileiro, o documentário Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá, de Silvio Tendler. Realizado em 2006, o filme se baseia na última entrevista dada pelo geógrafo, na qual ele traça um painel das desigualdades entre o norte rico e o sul pobre e apresenta perspectivas para o futuro da humanidade.

Sempre aos domingos até o fim do mês, a partir das 15h, a mostra Territórios culturais periféricos faz uso da dança como fio condutor para trabalhar o conceito de território idealizado pelo homenageado, para quem este é um espaço sem fronteiras definidas baseado na experiência cultural, onde as subjetividades coletivas lhe dão forma e sentido.

Com curadoria dos produtores Eleilson Leite e Adriano José, do projeto Estéticas das Periferias, a programação mergulha nesta reflexão por meio das práticas culturais de grupos e coletivos das periferias de São Paulo. Com apresentações de 30 minutos, a interação acontece diretamente com o visitante da Paulista sempre aos domingos.

O funk é o primeiro estilo a entrar em cena para essa experiência, com a performance da dançarina e coreógrafa Renata Prado, no dia 2. Idealizadora e articuladora nacional da Frente Nacional de Mulheres no Funk, ativista da organização política Coalizão Negra por Direitos e idealizadora do projeto Academia do Funk, ela propõe uma vivência acerca da cultura do funk, envolvendo o histórico do movimento e a dança em si.

Nos dois domingos seguintes, dias 9 e 16, é a vez do hip-hop e do original funk conduzirem a mostra, tendo à frente Nelson Triunfo, dançarino, coreógrafo, poeta, músico, produtor e educador social, considerado pai do hip-hop. A performance abre com apresentação de diferentes vertentes que compõe cada um desses estilos, seguida por coreografias e solos de Triunfo e seus dançarinos, que convidam o público a participar de um baile black ao vivo, com passos coreografados.

No dia 23, a participação é dos coreógrafos Pieigyh e Jeniffeer Camille, apresentando breaking dance. Integrante da companhia de dança Insaniahnz, a dupla executa repertório de hip-hop music, house music e músicas populares brasileiras, embalando o encontro com o público e conectando espaço, ambiente e atmosfera.

O Projeto Requebrando, conduzido pelas bailarinas Lilian Martins, Munique Costa e Pâmela Csial, fecha a programação paralela de julho, levando funk, dancehall e gumboot dance para a calçada do Itaú Cultural. A proposta é criar um baile com a plateia, no qual ritmos distintos permitem o ato de requebrar, a partir de particularidades de corpos femininos periféricos e suas linguagens negras diaspóricas.

Inspiração mútua

Nos dois últimos domingos, dias 23 e 30, a Mostra Territórios se expande para além da dança, recebendo também uma ação de artes visuais. Nestes dias, em paralelo às performances, a artista visual e designer Bete Nóbrega fará uma ação de live painting, utilizando stencil – técnica de pintura usando moldes vazados – em um painel branco. Nela, a artista irá imprimir a imagem de Milton Santos e frases do intelectual, compartilhando com o público suas reflexões.

Na Itaú Cultural Play

De 19 de junho a 19 de janeiro de 2024, a plataforma exibe Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá. O fio condutor deste documentário é uma entrevista de Silvio Tendler, gravada quatro meses antes da morte do geógrafo e professor (1926-2001).

Enquanto o mundo se pautava pelo pensamento único da globalização, Santos era uma voz discordante. Um dos maiores pensadores brasileiros da geografia, ele não era necessariamente contra a globalização, mas, sim do modelo vigente deste sistema no mundo. Ele denunciou as contradições contidas no que definiu como “globaritarismo”, um sistema econômico desigual responsável por concentrar a riqueza na mão de poucos. Nesta análise, o professor enxergava e defendia a possibilidade de construção de uma outra realidade, que ele considerava mais justa e mais humana.

Estão no documentário, também, Adirley Queiroz, Ailton Krenak, José Saramago, Edduardo Galeano, Boubaca Boris Diop, Carlos Pronzato, Adetokunbo Borishade, Aline Sasahara, Josep Stiglitz e Celso Amorim.

De 19 de julho a 8 de outubro

Concepção e realização:
Itaú Cultural
Curadoria: equipe Itaú Cultural
Consultoria: Flávia Grimm e Manoel Lemes
Projeto expográfico: Francine Moura e Davi Brischi

Visitação: de terça-feira a sábado, das 11h às 20h;
domingos e feriados, das 11h às 19h.
Entrada gratuita
Para mais informações acesse o site: www.itaucultural.org.br


Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô / Piso térreo
Terças-feiras a sábados, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Entrada: gratuita
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
Informações: pelo telefone (11) 2168-1777
Whatsapp: (11) 96383-1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Arte na Rua
Mostra Territórios
Em sinergia com a Ocupação Milton Santos
Performances de dança todos os domingos de julho, sempre às 15h
Local: calçada do Itaú Cultural
Duração: 30 minutos
Capacidade: livre
Classificação Indicativa: livre
Gratuito

Dia 2
Funk, com Renata Prado
Dias 9 e 16
Hip-hop e original funk, com Nelson Triunfo
Dia 23

Breaking dance, com Pieigyh e Jeniffeer Camille
Live painting, com Bete Nóbrega
Dia 30

Funk, gumboot dance, dancehall, com Projeto Requebrando
Live painting, com Bete Nóbrega

Itaú Cultural Play
Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá
De Silvio Tendler (RJ, documentário, 90 min 2006)
De 19 de junho 2023 a 19 de janeiro de 2024
Classificação indicativa: 10 (Agressão física e linguagem chula)
Em www.itauculturalplay.com.br

Assessoria de imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com

Roberta Montanari
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo
(11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br

2023 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO