Itaú Cultural em números
Com a missão de inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e pela criatividade das pessoas para gerar experiências, o Itaú Cultural, após chegar à maturidade dos 30 anos, definiu, em 2018, seu propósito e uma nova identidade visual. Esse propósito busca traduzir em uma sentença uma profusão de atividades, um jeito de fazer – e estimular – a cultura e a arte. Seu processo de construção envolveu os dirigentes da instituição.
Inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas é a proposição do Itaú Cultural, respaldado em um guia de princípios: Estimular as participações cultural e artística das pessoas; democratizar o acesso à arte e à cultura; reconhecer e apoiar a constituição de memória da arte e da cultura brasileiras; fomentar manifestações culturais e artísticas; incentivar a experimentação e novas possibilidades artísticas; apoiar artistas e pesquisadores das diversas linguagens; articular políticas de interesse público a partir dos direitos culturais.
A instituição se pauta, ainda, em uma série de objetivos estratégicos: conhecer e ampliar públicos; fortalecer um ambiente digital que possibilite a fruição artística e cultural e a experimentação de linguagens; desenvolver e potencializar programas de formação; fomentar e produzir conhecimento sobre arte e cultura brasileiras; apoiar a constituição, a preservação e a divulgação de acervos sobre a cultura brasileira; intensificar a atuação nacional, articulando e fortalecendo as organizações locais; aprofundar as discussões e as ações relacionadas à diversidade e à acessibilidade; contribuir para as políticas culturais do país, promovendo conteúdos e diálogos; ampliar sinergias e aprofundar parcerias com o Itaú Unibanco para antecipar tendências e fortalecer vínculos com a sociedade; ser sustentável, aprimorando a governança, a gestão de riscos e a transparência de processos e desenvolver pessoas em um ambiente interno que proporcione uma equipe competente, diversa, empática e engajada.
Abaixo, os números registrados desde a criação do Itaú Cultural até 31 de dezembro de 2018:
Exposições: 1.155
Público visitante sede: cerca de 8,4 milhões de pessoas
Atividades realizadas (Brasil e exterior): 8.074
(entre shows, mostras de vídeo, peças de teatro, espetáculos de dança, palestras, seminários, cursos, exposições).
Exposições Itinerantes (acervo Itaú, Itaú Cultural e demais mostras itinerantes): 224 mostras
Público das exposições itinerantes: cerca de 2,5 milhões
Público das itinerâncias do acervo: mais de 2 milhões de pessoas
*possui mais de 15 mil itens
Produtos lançados: 832 (entre CDs, DVDs, CD-ROM, vídeos, livros e enciclopédias)
Produtos distribuídos gratuitamente: cerca de 1 milhão.
Programa Rumos, em 22 anos de atuação:
• Recebeu mais de 64,6 mil inscrições;
• Apoiou o desenvolvimento de 1.458 projetos em artes visuais, arte e tecnologia, cinema e vídeo, dança, educação, jornalismo cultural, literatura, música, teatro e pesquisa.
• Até agosto de 2019, levou a obra dos selecionados para mais de 7 milhões de pessoas em todo o país;
Rumos 2017 – 2018:
• 12.616 mil inscrições provenientes de todos os estados brasileiros, sendo 57 delas de outros 18 países (entre eles, Argentina, Canadá, Alemanha, Espanha, França, Moçambique e Venezuela).
• 109 selecionados
• Caminhada Rumos: 15.316 pessoas impactadas
Mundo Virtual:
Portal Itaú Cultural: cerca de 164 milhões de acessos únicos
Redes Sociais
• Facebook: ativo desde 2009 soma 838 mil fãs.
• Twitter: 123 mil seguidores.
• Youtube: Mais de 9,7 milhões de visualizações nos mais de 6.800 vídeos.
• Instagram: Mais de 120 mil seguidores.
Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras: 200 mil registros de artistas, instituições, grupos, exposições, espetáculos e obras, compostos por textos, imagens, mídias e eventos relacionados e 137 vídeo e depoimentos de artistas. Referência virtual que reúne informações sobre a produção brasileira em artes visuais, arte e tecnologia, literatura, teatro, cinema, dança e música. É atualizada e ampliada constantemente.
Catálogo online da Biblioteca: 11,3 mil livros, 13,8 mil catálogos de arte, mil títulos de vídeo (DVD + VHS), 474 obras de referência (enciclopédias, dicionários e guias, entre outros), 60 títulos de periódicos sobre arte brasileira e políticas culturais.
A biblioteca do Itaú Cultural é um espaço dedicado à pesquisa e à divulgação da produção artística e cultural brasileira, e responsável por um acervo especializado em artes visuais, música, teatro, dança, cinema e vídeo, design, arquitetura, crítica literária e política cultural. Atualmente direciona a sua atuação para o meio artístico e acadêmico, atendendo a pesquisadores, artistas e estudantes universitários de graduação e pós-graduação, com agendamento antecipado. Consultas podem ser feitas previamente também no catálogo online: itaucultural.org.br/acervobiblioteca.
Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer:
Em agosto de 2011, o Itaú Cultural assumiu, por meio de edital público da Prefeitura de São Paulo, o Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, por meio do qual o instituto faz a gestão da casa, quanto à manutenção desse patrimônio arquitetônico de autoria de Oscar Niemeyer, à sua programação artística e às atividades da Escola de Música.
A gestão do Auditório Ibirapuera não utiliza leis de incentivo. São próprios os recursos aplicados pelo Itaú Cultural no equipamento. Desde que passou a responder pela programação e pela gestão do equipamento, o instituto reduziu o valor dos ingressos a preços populares – R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada) –, ampliando o acesso do público aos eventos oferecidos.
Desde agosto de 2011 até dezembro de 2018, mais de 1,6 milhão de espectadores assistiram às cerca de 1,2 mil apresentações do Auditório Ibirapuera. Em 2018, a casa teve um público de cerca de 101,5 mil pessoas, que assistiram às 118 apresentações da casa e a Escola do Auditório atendeu 170 crianças e adolescentes. No total, até 2018 esta escola formou 93 alunos.
SERVIÇO
LANÇAMENTO DO EDITAL
Rumos Itaú Cultural 2019-2020
Coletiva de Imprensa
2 de setembro de 2019, 10h
Sala Multiúso – Itaú Cultural
Realização:
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1777
Acesso para pessoas com deficiência
Ar condicionado
Estacionamento: Entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108
Se o visitante carimbar o tíquete na recepção do Itaú Cultural:
3 horas: R$ 7; 4 horas: R$ 9; 5 a 12 horas: R$ 10.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Karinna Cerullo: cacau.cerullo@conteudonet.com
Mariana Zoboli: mariana.zoboli@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
No Itaú Cultural:
Larissa Correa:
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Fone: 11.2168-1950
Carina Bordalo (programa Rumos)
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.org.br
Fone: 11.2168-1906