Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Julho de 2021: veja os destaques do Itaú Cultural

Mês contou com lançamentos diversos, como um curso na Escola Itaú Cultural, a “Revista Observatório”, uma nova página da Enciclopédia e uma pesquisa em parceria com o Datafolha

Publicado em 01/08/2021

Atualizado às 17:32 de 06/05/2022

O mês de julho foi repleto de lançamentos e atividades on-line no Itaú Cultural, que refletem as mais diversas áreas de expressão artística e cultural em que a organização atua. Sobre políticas culturais, por exemplo, há um novo curso autoformativo na Escola Itaú Cultural e a edição 29 da Revista Observatório. Já a programação contou com debates sobre arte e ciência, por meio do Cena agora, e questões dos povos originários abordadas no Mekukradjá.

Outro grande destaque do mês foi a pesquisa Itaú Cultural/Datafolha que revelou o aumento do consumo virtual de atividades culturais na pandemia.

Relembramos a seguir as atividades mais importantes de julho de 2021. Quer acompanhar as novidades? Siga nossas redes sociais no Facebook, no Instagram e no Twitter e assine a newsletter para receber novidades por e-mail.

Consumo virtual de cultura cresce na pandemia, aponta pesquisa Itaú Cultural/Datafolha

O IC e o instituto Datafolha lançaram, no último dia 22 de julho, a pesquisa “Hábitos culturais II”, levantamento que ouviu 2.276 pessoas e revelou o aumento de consumo de atividades culturais no ambiente on-line durante a pandemia. O consumo de apresentações artísticas de teatro, dança e música subiu de 20% para 40% do ano passado para cá. Os entrevistados também pretendem manter o hábito mesmo com a volta das atividades presenciais.

Veja outros dados da pesquisa.

Novo curso autoformativo de políticas culturais na Escola Itaú Cultural

Voltado para gestores, produtores e demais agentes culturais, a Escola Itaú Cultural lançou, no começo de julho, mais um curso autoformativo para os alunos cadastros na plataforma gratuita de ensino. O programa Políticas culturais: contexto histórico e agenda para o século XXI analisa a formação histórica das políticas culturais no Brasil e na América Latina, os seus desafios e a agenda na contemporaneidade.

Faça o seu login na escola e aproveite!

Revista Observatório – Plano Nacional de Cultura e política cultural

Foi lançada, em 14 de julho, a 29ª edição da Revista Observatório Itaú Cultural. O tema do periódico, desta vez, é o Plano Nacional de Cultura (PNC), instrumento que busca direcionar os debates sobre políticas públicas culturais no país. A publicação analisa a implementação do PNC desde a sua criação, em 2010, e os desafios e potencialidades que permanecem.

Acesse a edição completa.

Capa da Revista do Observatório debate o Plano Nacional de Cultura n. 29, fundo lilás com letra branca e desenhos preto
Capa da Revista do Observatório 29 (imagem: divulgação)

Enciclopédia apresenta novo layout

A nova versão da Enciclopédia Itaú Cultural, no ar desde 14 de julho, tem como foco a difusão dos conteúdos multimídias. Além do desenho mais limpo do site, a barra de pesquisa ganhou novos recursos, como filtros e ordenação por relevância, cronologia ou ordem alfabética, gerando respostas mais eficientes.

Acesse a enciclopédia e confira.

Caderno do professor – Angel Vianna: corpo, dança e movimento

A última edição do Caderno do professor, lançado no dia 26, possui como tema principal “Angel Vianna: corpo, dança e movimento”. A proposta é apresentar a artista, pesquisadora e propositora da dança como linguagem expressiva. Para isso, a publicação relaciona pesquisa e processos criativos.

Veja a edição clicando aqui.

Convocatória para trabalhos artísticos e/ou pesquisas de artistas com deficiência

Em julho, o IC lançou um edital para selecionar trabalhos artísticos e/ou pesquisas de artistas com deficiência. Os selecionados farão parte da programação do evento ||entre|| arte e acesso 2021. Esta é a primeira vez que o Itaú Cultural abre convocatória para que artistas interessados se inscrevam para integrar o evento, que acontece desde 2015. As inscrições para essa convocatória podem ser feitas até 6 de agosto.

Saiba mais neste link.

Os dez filmes mais vistos na Itaú Cultural Play

A plataforma de streaming de cinema nacional do IC, lançada em 19 de junho, completou um mês no ar. Entre os títulos mais vistos nesse período estão filmes de Glauber Rocha e Joel Zito Araújo, animações e mais.

Confira a lista dos dez filmes mais vistos no primeiro mês.

Acesse a Itaú Cultural Play!

Fotografia em preto e branco de uma pessoa com cabelos pretos compridos e blusa clara de costas olhando para o mar
Barravento (imagem: frame do filme)

IC para crianças | Luz, sombra e ação!

Uma nova temporada do IC para crianças iniciou em julho. “Luz, sombra e ação!” se inspira no universo do cinema e convida a brincar com as imagens em movimento, em atividades e criações com materiais que temos em casa. Quem nos leva nesta aventura é o artista visual e educador Gustavo de Magalhães. Os episódios da série vão ao ar sempre às 11h, aos sábados. Até o momento, já temos quatro vídeos no ar.

Veja aqui no nosso YouTube.

Mekukradjá – Círculo de Saberes

Entre os dias 28 e 30 de julho, o Itaú Cultural exibiu a programação do Mekukradjá – Círculo de Saberes, evento que, desde 2016, promove debates sobre a resistência dos indígenas no Brasil contemporâneo. A curadoria deste ano foi de Daniel Munduruku e da socióloga Junia Torres, e teve como tema O futuro está na memória! As seis mesas – que abordaram assuntos relacionados à tradição, renovação e cultura dos povos originários – estão disponíveis na íntegra no nosso YouTube.

Veja aqui como foi.

IC estreia sua Roda de leitura

Novo projeto do Itaú Cultural, a Roda de leitura visa incentivar o exercício da leitura compartilhada através de textos curtos, alternados entre prosa e poesia. Os encontros serão quinzenais e independentes entre si. Nessa apresentação transmitida ao vivo, Tatiana Prado, gerente da área de Memória e Pesquisa do IC, conversou sobre o projeto com as consultoras Renata Pimentel e Ana Estaregui.

Para participar dos demais encontros, é necessário reservar o seu ingresso. Clique aqui e saiba mais.

Arte e ciência em discussão

A programação Cena agora trouxe para julho um debate especial que tratou das relações entre arte e ciência. Além das apresentações dos trabalhos artísticos e de discussões que ocorreram para o público que reservou os ingressos, a temática rendeu produção de conteúdos especiais no site do IC.

O Papo de coxia – entrevista com o ator Carlos Palma do grupo Núcleo Arte e Ciência no Palco – e a matéria assinada por Ivana Moura.

Dia Nacional do Escritor

O Dia Nacional do Escritor, comemorado no último dia 25 de julho, também rendeu pautas especiais para o site do IC. Nessa entrevista, a escritora Bruna Ramos da Fonte fala sobre como a escrita pode ser uma terapia. Um artigo em homenagem a Clarice Lispector também celebra a data através de uma das maiores escritoras da nossa cultura.

Compartilhe