Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Junho de 2021: veja os destaques do Itaú Cultural

Entre diversas atividades, o mês foi marcado especialmente pelo lançamento da plataforma Itaú Cultural Play e do relatório anual

Publicado em 01/07/2021

Atualizado às 13:10 de 25/07/2022

O Itaú Cultural (IC) segue com intensa agenda de programações on-line e também com agendamento para visitas presenciais às exposições em cartaz na sede da instituição: a mostra permanente no Espaço Olavo Setubal e as temporárias Ocupação Chiquinha Gonzaga – até 18 de julho – e Beatriz Milhazes: Avenida Paulista – até 4 de julho.

A visitação acontece seguindo todos os protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de covid-19. Acesse aqui a cartilha para mais informações sobre as medidas adotadas.

Relembramos a seguir as atividades mais importantes de junho de 2021. Quer acompanhar as novidades? Siga nossas redes sociais no Facebook, no Instagram e no Twitter e assine a newsletter para receber novidades por e-mail.

Relatório anual de atividades de 2020

Como prática da instituição, o IC lançou seu relatório anual de atividades, que relembra e detalha as ações e atividades realizadas em 2020.

Na mensagem da presidência, Alfredo Setubal destaca que “o Itaú Cultural atuou rapidamente para dar fôlego à cultura e levar suas atividades para o ambiente virtual”. Já na mensagem da diretoria, Eduardo Saron relembra algumas das programações entre as mais de 500 atrações virtuais promovidas no ano e completa: “Esperamos que, em meio a todo sofrimento e dificuldades, nossos esforços tenham trazido alívio, esperança, resiliência e aprendizados”.

Acesse aqui o relatório.

Lançamento da Itaú Cultural Play

Em 19 de junho, Dia do Cinema Nacional, o IC lançou a Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita dedicada a produções nacionais. Com catálogo diverso, ela oferece mais de cem títulos já desde a estreia e reúne filmes, séries, programas de TV, festivais e mostras temáticas e competitivas, além de produções audiovisuais de instituições culturais parceiras.

Foto preta e branca mostra dois homens de frente, um segurando uma câmera de cinema na mão. Eles estão bem próximos de duas pessoas, que aparecem de costas. Aplicada em cima da imagem, a palavra Itaú Cultural Play na cor branca e um logo que simula a imagem de um catavento colorido.
Terra em Transe está entre os títulos disponíveis na estreia da Itaú Cultural Play (imagem: divulgação)

Desde a data, já foram publicados dois textos com indicação de produções disponíveis na plataforma. Confira: Por que ver? Três filmes na Itaú Cultural Play e Sete filmes dirigidos por mulheres para ver na Itaú Cultural Play.

Paulista Cultural

Teve início no dia 29 de junho a Paulista Cultural 2021 #EmCasa. Até 3 de julho, as sete instituições culturais da Avenida Paulista apresentam uma grade de programação especial e unificada, com atividades gratuitas e 100% virtuais acontecendo nos canais digitais da Paulista Cultural e nos sites e nas redes sociais de cada instituto.

Veja no site da Paulista Cultural a programação completa com todas as instituições e confira aqui a programação que o IC preparou.

Aniversariantes do mês

Duas artistas homenageadas na Ocupação nasceram em junho e ganharam homenagens no site. Zuzu Angel, considerada a primeira estilista brasileira, completaria 100 anos no dia 5 de junho. Virginia Siqueira Starling, jornalista que está produzindo a biografia da estilista; Ronaldo Fraga, estilista que considera Zuzu uma de suas mentoras; e Hildegard Angel, jornalista, fundadora do Instituto Zuzu Angel (IZA) e filha de Zuzu, falaram da estilista e de seu legado e a imaginaram nos dias atuais nesta reportagem.

A outra celebrada foi Laerte Coutinho, cartunista que completou 70 anos em 10 de junho. Aqui estão reunidos alguns materiais produzidos na época da exposição. E mais: o jornalista Ramon Vitral dedicou sua coluna do mês ao recém-lançado Manual do Minotauro, pela Companhia das Letras.

A capa de Manual do Minotauro, coletânea reunindo tiras recentes da quadrinista Laerte. A capa é rosa, e o nome Laerte está escrito em letras garrafais, no topo da página na cor azul. O personagem Minotauro aparece no centro da capa, sentado em um barco pequeno de madeira.
A capa de Manual do Minotauro, coletânea reunindo tiras recentes da quadrinista Laerte (imagem: divulgação)

Ainda nas colunas do mês...

Na Revelação deste mês, Rogério Felix discorre sobre a mostra virtual SetentaOitenta, parte da programação do Centro Cultural Casa de Angola na Bahia.

Naine Terena fala de como os indígenas têm sido representados nos manuais escolares e do papel do pensamento e da arte indígena em renovar essas perspectivas na sua coluna do mês.

Camila Svenson e Lucas Cordeiro retratam o “vazio” em Inventário.

Neste mês em Ativos Escritos, Winnie Bueno aborda a importância da trajetória da ativista Neon Cunha.

A ativista Neon Cunha, mulher negra, ameríndia e transgênera (imagem: João Bertholini)

O mês foi marcado também por lives sobre diferentes assuntos

O lançamento do Retratos da leitura no Brasil 5 – o livro aconteceu em uma live com a participação de Eduardo Saron, diretor do IC; José Ângelo Xavier, vice-presidente do Instituto Pró-Livro (IPL) e presidente da Abrelivros; Marcos da Veiga Pereira, diretor do IPL e presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel); Zoara Failla, coordenadora da “Retratos da leitura no Brasil”; João Luís Ceccantini, professor de literatura brasileira; Rita Jover-Faleiros, doutora em letras; e Rodrigo Lacerda, escritor e editor.

A biógrafa e pesquisadora Edinha Diniz, autora de Chiquinha Gonzaga: uma história de vida, apareceu ao vivo no Instagram do Itaú Cultural (IC) para bater um papo com a equipe do Educativo sobre a trajetória da compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga (1847-1935), homenageada na 51ª Ocupação do IC. O papo está publicado no Instagram do Itaú Cultural.

Ainda, no dia 1º de junho aconteceu a última aula aberta do curso Entre a caixa preta e o cubo branco: panorama da cenografia e da expografia no Brasil. O tema foi a arte indígena, e Andreia Duarte e Naine Terena ministraram a aula, com mediação de Carmela Rocha. Aqui você pode assistir a essa e outras aulas abertas do curso.

Em podcasts

Foram lançados cinco novos episódios do Toca Brasil. Apresentado por Edson Natale, o podcast traz à tona a riqueza da música brasileira em bate-papos com pessoas de destaque do mundo da música.

Papo de coxia

Espaço virtual dedicado a conversas e expressões de aspectos, experiências e pensamentos sobre as diversas e distintas artes cênicas, o Papo de coxia contou com duas publicações neste mês:

Papo de coxia \ O encontro nunca deixou de existir
com Giordano Castro, ator, dramaturgo e um dos fundadores do recifense Grupo Magiluth

Papo de coxia / Os bastidores de uma premiação teatral em tempos de pandemia
com Kyra Piscitelli, integrante do júri da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA)

Escola Itaú Cultural: Inscreva-se a partir de 6 de julho

Foram divulgados dois novos cursos que têm inscrições abertas neste mês.

Em Crítica de cinema, profissionais estabelecidos no audiovisual brasileiro proporcionam debates sobre história da crítica e as mídias e estilos em que esse gênero se desenvolve, além de trazer diálogos sobre o cinema brasileiro. A coordenação pedagógica do curso é da cineasta e professora Moira Toledo.

Já o curso Produção de eventos: introdução à produção de eventos culturais, desenvolvido pelo Núcleo de Produção e Infraestrutura do Itaú Cultural (IC) em parceria com a consultora Alice Coutinho, aborda um panorama da área de eventos, passando por assuntos comuns a todas as tipologias existentes, como planejamento, gerenciamento de riscos e normas de segurança, até chegar ao setor cultural, quando as aulas ganham discussões mais específicas dessa área.

E mais...

Cidinha da Silva é uma mulher negra. Ela usa óculos de grau e sorri na foto.
A escritora Cidinha da Silva (imagem: Arquivo pessoal)

Leia a entrevista da escritora Cidinha da Silva para a coluna Um certo alguém

Julianna Motter na série Poeta em Imagens

Assista a trechos de debates que aconteceram no Todos os Gêneros 2020

Compartilhe