Foto: Rogério Alves
O Itaú Cultural dissemina arte e cultura por todo o país e exterior
O Itaú Cultural está presente em todo o país por meio de parcerias com instituições culturais, públicas ou privadas. Esta foi a política estabelecida pelo instituto para atuar em todo o território nacional. Em vez de criar outros equipamentos, a instituição optou por se unir e fortalecer as organizações existentes, conhecedoras das realidades locais. Assim, o Itaú Cultural leva exposições de artes visuais, espetáculos de artes cênicas, seminários, encontros com artistas, debates sobre temas culturais, entre outras iniciativas, a todas as regiões do Brasil.
Em 2018, a instituição realizou cerca de 1,2 mil atividades diferentes no Brasil e ao exterior, alcançando aproximadamente 760 mil pessoas. Neste mesmo ano, realizou nove exposições itinerantes que passaram por diversas cidades brasileiras: Imagens Impressas: um percurso histórico pelas gravuras da coleção Itaú Cultural, foi vista pelo público do Museu de Belas Artes, no Rio de Janeiro, do Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, do Museu Nacional da República, em Brasília, e do Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis.
Em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer recebeu Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural. Para Porto Alegre foi Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú, na Fundação Iberê Camargo, seguindo para o Espaço Cultural da Embaixada do Brasil em Buenos Aires. Santos Dumont na Coleção Brasiliana Itaú foi para o espaço cultural da Unifor, em Fortaleza. A itinerância de Spider na Coleção Itaú Cultural, a escultura de Louise Bourgeois, foi iniciada no final do ano com a sua exibição no Instituto Inhotim, em Brumadinho. No total, cerca de 182 mil pessoas visitaram estas mostras naquele ano.
Ainda em 2018, as exposições realizadas no instituto, na avenida Paulista, receberam um público de cerca de 345 mil pessoas. Foram elas: Véio – a Imaginação da Madeira, Ser Estar – Sergio Rodrigues, German Lorca: Mosaico do Tempo - 70 anos de Fotografia e Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultura.
Ao longo dos últimos anos, o Itaú Cultural realizou 224 exposições, somando as itinerâncias do acervo e as produzidas pelo instituto, resultando em uma visitação de cerca de 2,5 milhões de pessoas.
Público da web
As transmissões online são mais um meio que o Itaú Cultural encontrou para estar junto ao público de todas as regiões do Brasil. O instituto investe cada vez mais nas redes sociais, na difusão de sua programação na web e na acessibilidade para pessoas com deficiência. Em 2018, registrou cerca de 840 mil fãs em sua página no Facebook, conquistou mais de 120 mil seguidores no Instagram e mais de 123 mil no Twitter. Os seus mais de 6,8 mil vídeos abocanharam 9,7 milhões de visualizações.
Assim como ocorre nos eventos presenciais, todas as atividades transmitidas virtualmente contam com interpretação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Além das transmissões online, a maioria das ações da instituição resulta em programas de rádio e TV, que são distribuídos para uma rede de emissoras públicas e comunitárias, ampliando o alcance das iniciativas.
2019 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO