Matriarca

Foi na TV Tupi, a primeira emissora em que trabalhou, que conheceu o futuro marido – o ator, roteirista, diretor e produtor Fernando Balleroni. Casaram-se em 1949 e tiveram três filhos, Fátima, José e Fernanda. Laura e Balleroni permaneceram juntos até 1980, quando, aos 58 anos, o marido faleceu.

Com quase 90 anos, Laura Cardoso é a matriarca da família. Intensa em seus papéis, é também intensa como mãe, avó e bisavó. Admirada por seus familiares, Laura é vista como uma mulher ativa, fiel a seus princípios e um grande exemplo de força.

“A minha formação foi baseada num estudo muitas vezes solitário, em erros e acertos. Nunca tive um mentor. Julgava as situações que se apresentavam e tomava decisões”

Trecho retirado do livro Laura Cardoso: Contadora de Histórias (2010)

Compartilhe

Seção de vídeo

Família

A atriz Laura Cardoso relembra Fernando Baleroni, seu falecido marido, a formação de sua família e responde sobre a possibilidade de se casar novamente. Adriana Baleroni e Fernando Faria, neta e bisneto de Laura, contam sobre a relação com a atriz, suas lições, suas intervenções e a diferença de comportamento que ela demonstra em cena e no ambiente familiar.

O ator Luís Melo comenta a estrutura familiar de atrizes da geração de Laura, seu profisisonalismo e sua forma de conseguir administrar a arte e o lar. Adriana e Fernando dão mais detalhes sobre como a atriz é fora das câmeras, o papel que assume como pilar da família e a mensagem que passa para as pessoas próximas.

Compartilhe

Fotografia da família portuguesa de Laura recém-chegada ao Brasil, em 1926 | acervo de família

Compartilhe

“Os meus pais eram maravilhosos, meus alicerces. No fundo, tudo começou com os dois. O amor que compartilhávamos, as experiências nas diversas casas no Bixiga, os vizinhos com culturas tão diversas, a avozinha que me ouvia recitar e as leituras no colégio de freiras foram me moldando, me constituindo. Acredito que sou reflexo de tudo isso e que eles contribuíram para que eu me transformasse na atriz que sou, ainda que na década de 1940 a profissão representasse um verdadeiro pesadelo”

– Trecho extraído do livro Laura Cardoso: Contadora de Histórias (2010)

Compartilhe

Fernando Balleroni e Laura Cardoso | acervo de família

Compartilhe

Registro de Laura em seu casamento com Fernando Balleroni, em 1949 | acervo da família

Compartilhe

Casamento de Laura e Fernando Balleroni, em 1949 | acervo da família

Compartilhe

Laura Cardoso (com sua filha Fátima no colo) e família em piquenique no bairro de Interlagos, em São Paulo (SP) | acervo da família

Compartilhe

Fátima Balleroni e Fernanda Balleroni, filhas do casal Laura Cardoso e Fernando Balleroni, em 1959 | acervo de família