Ocupação

Era uma vez uma menina que, mesmo depois de crescida, continua a se encantar com o novo: Lydia Maria Hortélio Cordeiro de Almeida nasceu em 1932, na cidade de Salvador (BA), e, desde então, passou a exercer uma curiosidade irrestrita em relação ao seu entorno. Filha de José Cordeiro de Almeida, homem da dança e cantador de causos, e Lydia Hortélio da Silva, de quem herdou o nome, doces de banana e goiaba, além do gosto pela poesia. Cresceu em Serrinha, sertão baiano, e ali descobriu o modo do humano existir em sua completude: brincando – com voz solta, pulos, rodas, uma infinitude de jeitos de ser livre. 

Desde pequena, dedicou-se à música. Graduada em Piano e Canto Orfeônico, na capital soteropolitana, foi para a Europa, estudar na Alemanha, em Portugal e na Suíça até ser tocada pelo desejo de se debruçar nas cantigas que a embalaram e embalam as crianças do Brasil. Voltou para a Bahia e construiu uma vida e uma pesquisa que ultrapassa a esfera acadêmica e se conecta à terra. O seu trabalho enfatiza a importância daquilo que é lúdico e pertencente ao povo. Ao lado de mestres e mestras, registrou histórias de tantas manhãs, cantorias de belezas genuínas e um elemento essencial: o saber ver. Ver como um guardador de rebanhos: a alma das flores, dos rios, da vida ordinária. Ver e aprender com as culturas da infância.

Essa disponibilidade para sentir o outro, essa entrega ao que é simples e fascinante, essa junção natural de movimento, som e autonomia: tais características, tão presentes em Lydia, permeiam a 45ª Ocupação Itaú Cultural. Realizada em parceria com o Instituto Alana, a mostra reúne depoimentos em áudio e vídeo, fotos e exemplos de acalantos, brincos e brinquedos, tudo em um ambiente que busca realçar a memória e o afeto fortalecidos pela também educadora. A prática como professora, aliás, corrobora a sua convicção de que um mundo diferente surgirá por meio da revolução dos pequenos.

Essa homenagem estende-se por uma publicação (a qual conta, com lirismo de palavras e imagens, a trajetória da observadora da Fazenda de Grota Funda) e este site, que traz conteúdos exclusivos. 

E agora, como quem senta no degrau da porta da casa, convide sua criança eterna e prepare-se para brincar com cinco pedrinhas e, entre uma jogada e a próxima, experimente o novo e desfrute de um conhecimento sensível que teve início assim: era uma vez uma menina…


Tags

Ficha técnica

Ocupação Lydia Hortélio

Concepção e realização Itaú Cultural e Instituto Alana
Curadoria Itaú Cultural, Adelsin e Gandhy Piorski
Cenografia Adelsin
Expografia Itaú Cultural

Itaú Cultural

Presidente Milú Villela
Diretor-superintendente Eduardo Saron
Superintendente administrativo Sérgio M. Miyazaki

Núcleo de Música
Gerência Edson Natale
Coordenação Andréia Schinasi
Pesquisa e produção-executiva Vinícius Murilo

Núcleo de Memória e Pesquisa
Gerência Tatiana Prado
Coordenação Eneida Labaki
Pesquisa e produção-executiva Eduardo Ochi
Digitalização de documentos Laerte Fernandes

Núcleo de Audiovisual e Literatura
Gerência Claudiney Ferreira
Coordenação de conteúdo audiovisual Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual Camila Fink
Roteiro, captação de imagens e edição Karina Fogaça
Captação de som Raquel Vieira (terceirizada) e Tomás Franco (terceirizado)

Núcleo de Comunicação e Relacionamento
Gerência Ana de Fátima Sousa
Coordenação de conteúdo Carlos Costa
Produção e edição de conteúdo Heloísa Iaconis (estagiária), Marcella Affonso (estagiária) e Thiago Rosenberg
Redes sociais Jullyanna Salles, Marina Lahr (estagiária) e Renato Corch
Produção editorial Luciana Araripe e Victória Pimentel
Supervisão de revisão Polyana Lima
Revisão Karina Hambra (terceirizada)
Identidade visual Mily Mabe
Edição de imagens André Seiti e Anna Carolina Bueno (estagiária)
Captação de imagens André Seiti

Núcleo de Produção de Eventos
Gerência Gilberto Labor
Coordenação Vinícius Ramos
Produção Carmen Fajardo, Érica Pedrosa, Heloisa Vivanco (terceirizada), Sofia Gava (estagiária) e Wanderley Bispo

Núcleo de Educação e Relacionamento
Gerência Valéria Toloi
Coordenação de atendimento e formação Samara Ferreira
Equipe Amanda Freitas, Caroline Faro, Diego Pinheiro Vieira (estagiário), Edinho dos Santos, Edson Bismark, Elissa Sanitá Silva, Lucas Batista, Monique Rocha dos Santos (estagiária), Roger Ramos, Sidnei Junior, Victor Soriano, Vinicius Magnum, Vitor Luz e Vitor Narumi

Agradecimentos
Lucilene Silva, Stela Barbieri, Ivan Vilela, Regina Machado, Elisa Goritzki, Ingo Goritzki, Maria Amélia Pereira (Peo), OCA e Grupo Planeta