Fazedor de frases

A leitura da obra de Manoel de Barros pode dar a impressão de que o poeta escreveu seus versos à sombra de uma árvore, valendo-se só do lápis, do papel, da intuição e da natureza ao seu redor, cheia de estímulos para os sentidos. Mas essa é uma falsa impressão: Manoel usava lápis e papel, sim, mas fazia isso encerrado no escritório – em seus termos, no “lugar de ser inútil” –, brincando com as palavras, experimentando seus sons, invocando suas origens. Era sobretudo com as palavras o seu jogo, eram elas os seus brinquedos favoritos. Em todo caso, a reclusão não limitava o alcance da sua vista: como disse no seu Livro sobre Nada (1996), “do lugar onde estou já fui embora”.

foto: Lucas Barros

Compartilhe

Trecho de entrevista dada por Manoel de Barros a Martha Barros, sua filha, em 1986

Compartilhe

Seção de vídeo

O revolucionário ato de desordenar a língua

A jornalista, atriz e escritora Bianca Ramoneda comenta diversos aspectos da obra de Manoel de Barros – como o profundo conhecimento da língua que se entrevê nas suas peraltagens com as palavras, o esforço por trás da aparente espontaneidade dos versos e o caráter revolucionário de poemas que vão de encontro a valores da sociedade de consumo.

Autora da peça teatral Inutilezas (2002) – montada exclusivamente a partir de versos escritos por Manoel ao longo de toda a sua carreira –, Bianca também fala sobre a relação pessoal que estabeleceu com o poeta.

Compartilhe

Sujeitos e palavras sem destino

Manoel de Barros fala sobre o seu amor pelos andarilhos – e pela palavra que os representa.

O registro, inédito, foi disponibilizado pelo cineasta Joel Pizzini.

Compartilhe

O primeiro alumbramento

Manoel de Barros dizia que foi com os Sermões do padre Antônio Vieira que nasceu sua paixão pela palavra. Os contatos iniciais com a obra do missionário português são citados em poemas como “Parrrede!”, publicado em Memórias Inventadas – a Infância (2003):

Quando eu estudava no colégio, interno,
Eu fazia pecado solitário.
Um padre me pegou fazendo.
— Corrumbá, no parrrede!
Meu castigo era ficar em pé defronte a uma parede e
decorar 50 linhas de um livro.
O padre me deu pra decorar o Sermão da Sexagésima
de Vieira.
— Decorrrar 50 linhas, o padre repetiu.
O que eu lera por antes naquele colégio eram romances
de aventura, mal traduzidos e que me davam tédio.
Ao ler e decorar 50 linhas da Sexagésima fiquei
embevecido.
E li o Sermão inteiro.
Meu Deus, agora eu precisava fazer mais pecado
solitário!
E fiz de montão.
— Corrumbá, no parrrede!
Era a glória.
Eu ia fascinado pra parede.
Desta vez o padre me deu o Sermão do Mandato.
Decorei e li o livro alcandorado.
Aprendi a gostar do equilíbrio sonoro das frases.
Gostar quase até do cheiro das letras.
Fiquei fraco de tanto cometer pecado solitário.
Ficar no parrrede era uma glória.
Tomei um vidro de fortificante e fiquei bom.
A esse tempo também eu aprendi a escutar o silêncio
das paredes.

Compartilhe

foto: Lucas Barros

Peças do escritório de Manoel de Barros, em Campo Grande (MS) – espaço que o autor apelidou de “lugar de ser inútil”.

Compartilhe

Trecho de entrevista dada por Manoel de Barros a Daniela Name em 1996

Compartilhe

Os brilhos de Manoel

Por Mia Couto

Lembro-me de, nas longas tardes da minha infância, ser levado para a Estação dos Caminhos de Ferro, onde o meu pai trabalhava. A ideia era eu usar uma das velhas secretárias do seu gabinete para, sob a sua vigilância, fazer os trabalhos da escola. A minha mãe acreditava ingenuamente que tudo correria bem debaixo do policiamento paterno. Enganava-se. O meu pai era um poeta. Ele estava, sim, com pressa de sair da clausura do gabinete, ansiava escapar daquela cinzenta existência de funcionário. Constantemente ele me interrompia a caligrafia: ainda demoras?

Assim que eu terminava, lá me levava ele a passear ao longo das linhas férreas, os olhos míopes catando pedrinhas brilhantes que tivessem tombado dos vagões de minérios. E era tal o seu empenho que, naquele momento, o meu pai se convertia num outro menino. Os nossos dedos se tocavam enquanto buscávamos brilhos no meio das cinzas e das poeiras do chão. Os nossos dedos eram asas.

Eu adorava aquela clandestina caçada. Porque ela me entregava uma criança onde antes existia um pai, me entregava um cúmplice onde era suposto haver um disciplinador. À nossa volta havia a guerra colonial, havia um mundo que desmoronava, e ali estavam duas criaturas empenhadas a catar brilhos entre os restos de lixo, como se desse serviço dependesse o destino do Universo. Sem saber, o meu pai me oferecia, naqueles momentos, a mais importante lição de poesia.

Nessas longínquas linhas férreas, em plena savana africana, eu preparava, sem o saber, o meu futuro encontro com o poeta Manoel de Barros. Porque não era apenas de poesia a lição que do meu pai recebia. Era de um sentimento do mundo que reencontrei, mais tarde, nos versos de Manoel de Barros. Quando me estreei na leitura da sua poesia, foi como se os meus dedos regressassem aos brilhantes inutensílios habitando a poeira do chão. Como se reinstalasse esse reino de beleza que nasce da inutilidade. Como se o sonho se impusesse como outra racionalidade.

Os livros de Manoel de Barros confirmavam que a poesia não mora apenas nos versos. A poesia mora no mundo. E esse mundo é feito de mundos diversos com idiomas ainda mais diversos. Nesse caleidoscópio de razões e ignorãças, o poeta semeou uma infância que escapa ao Tempo como o vento se esquiva da peneira. Essa infância não é apenas a de um olhar. É a infância das palavras, esse limbo onde tudo pode ainda ser tudo.

Fala-se muito da capacidade de criação de neologismos do poeta do Pantanal. Creio que o seu mérito é bem mais do que a conquista do novo vocábulo. Manoel revela toda uma língua que não há para nomear criaturas que existem numa dimensão que, sendo onírica, é tão real como qualquer outra. É sobretudo esse dom de revelação que me transporta para a minha infância, para essa busca infinita de brilhos na poeira.

É esse testemunho feito de emoção e gratidão que gostaria aqui de trazer. Anos atrás escrevi um poema dedicado ao poeta, chamado “Um abraço para Manoel”. Estas palavras permanecem atuais. Por isso, eu as reproduzo:

Dizem que entre nós
há oceanos e terras com peso de distância.
Talvez.
Quem sabe de certezas não é o poeta.
O mundo que é nosso
é sempre tão pequeno e tão infinito
que só cabe em olhar de menino.

Contra essa distância
tu me deste uma sabedora desgeografia
e engravidando a palavra africana
de tudo me tornei tão vizinho
que ganhei intimidades com o teu chão brasileiro.

E é sempre a mesma Terra,
a mesma poeira nos versos,
a mesma peneira separando os grãos,
a mesma infância nos devolvendo a palavra,
a mesma palavra devolvendo a infância.

E assim,
sem lonjura,
na mesma água
riscaremos a palavra
que incendeia a nuvem.

Maputo, janeiro de 2019

Mia Couto é escritor, biólogo e jornalista. Publicou mais de 30 livros, entre romances e coletâneas de contos e de poemas.

Compartilhe

Trecho de entrevista dada por Manoel de Barros a Maria Claudia Miguel em 1999