Ocupação

Em sua 13ª edição, o programa Ocupação homenageia Nelson Rodrigues e permite que o autor conte com as suas próprias palavras – registradas em memórias – as muitas histórias, vivências, experiências e escolhas que o tornaram um dos maiores escritores em língua portuguesa. A curadoria, composta por Maria Lúcia Rodrigues, jornalista, professora universitária, doutora em Educação e filha de Nelson, e por sua filha e neta do escritor, Sonia Muller, reuniu farto material e quis que o próprio autor dissesse como era pequena, mesquinha e hipócrita a sociedade de seu tempo; e como ele optou por ser livre, mesmo sabendo que o preço a pagar seria a solidão intelectual.

A curadoria também optou por buscar as origens de Nelson, contar como era a cidade em que nasceu e de onde vinha a sua família; essa família Rodrigues de artistas e intelectuais, entre Recife e Rio de Janeiro, sempre unidos e prontos para enfrentar as dificuldades que viriam. Foi esse ambiente familiar que permitiu ao escritor o exercício de sua genialidade, o apuro de seu senso de observação do mundo, transformado, com certa facilidade, em histórias tão próximas à vida como ela é. A exposição ainda traz uma série de materiais pouco divulgados, entre imagens e textos, em um ambiente criado para que o público sinta Nelson Rodrigues.

O Itaú Cultural tem imenso prazer em apresentar a Ocupação Nelson Rodrigues ao público paulistano e também ao pernambucano. Com pequenas alterações, devido à mudança de espaço, a exposição será aberta em Recife, no dia 23 de agosto, data do centenário de nascimento do escritor, na Torre Malakoff, localizada na parte antiga da cidade, de frente para o mar de suas memórias. E todo o Brasil terá acesso a um panorama diversificado da obra e da vida de Nelson por meio do site do programa, que traz fotos de família e registros de peças, além de entrevistas com familiares e personalidades que esclarecem aspectos de sua produção.

A Ocupação é mais uma das iniciativas do Itaú Cultural para recuperar e preservar a memória artística brasileira, além de apoiar a digitalização, organização e edição de acervos dos homenageados. Criado em 2009, o programa já tem em sua trajetória exposições de Nelson Leirner, Chico Science, Zé Celso, Regina Silveira, Abraham Palatnik, Rogério Sganzerla, Paulo Leminski, Haroldo de Campos, Flávio Império, Cildo Meireles, Ballet Stagium e Angeli.

Itaú Cultural