Seja Burro, Meu Diretor

Seção de vídeo

Seja Burro, Meu Diretor, Seja Burro!

Arnaldo Jabor é cineasta e cronista. Conheceu Nelson pessoalmente e adaptou uma peça (Toda Nudez Será Castigada) e um romance (O Casamento) seus para o cinema. Segundo o jornalista Ely Azevedo, esses são dois dos três “títulos-chave” da filmografia baseada no autor. Nas crônicas de Jabor, Nelson também aparece — como tema, personagem e influência.

Compartilhe

Seção de vídeo

Como representar Nelson

Zé Celso é diretor, autor e ator. Líder do Teatro Oficina, foi ícone da Tropicália e realizou montagens antológicas, como O Rei da Vela, de Oswald de Andrade — cujo impacto é comparável ao da primeira encenação de Vestido de Noiva. De Nelson, montou Boca de Ouro. Zé Celso também foi homenageado do Ocupação.

Compartilhe

Seção de vídeo

Prosa e Poesia, Ópera e Cinema

Eduardo Tolentino é diretor e fundador do Grupo Tapa. Encenou três peças de Nelson: Viúva, Porém Honesta (1983), Vestido de Noiva (1990, 2000) e A Serpente (1999). Conheça o site do Tapa: www.grupotapa.com.br

Compartilhe

Seção de vídeo

Diálogos Rodrigueanos

Marco Antônio Braz é diretor. Fundou e lidera o Círculo de Comediantes. Ganhou projeção por suas montagens de Nelson, iniciadas em 1990: até o período da entrevista, foram 11 montagens de 9 obras rodrigueanas.