Leitura Dramática

Leitura Dramática

Pedimos a entrevistados que já encenaram Nelson Rodrigues que lessem um trecho da obra do dramaturgo, à sua escolha. No total, foram três diretores e uma atriz.

Zé Celso, que encenou Boca de Ouro (1999), lê uma das crônicas do livro O Baú de Nelson Rodrigues. Marco Antônio Braz, que fez 11 montagens de 9 peças, lê o ato inicial de Otto Lara Resende ou Bonitinha, Mas Ordinária. Antonio Cadengue, que montou 5 peças, interpreta texto de Doroteia, que está produzindo.

Por fim, a atriz Geninha Sá de Rosa Borges revisita Alaíde, de Vestido de Noiva, que representou em 1955, pelo Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP).

As interpretações são marcantes. Experimente Nelson!

Compartilhe

Seção de vídeo

Nelson Rodrigues Faz Anos Hoje

Zé Celso é diretor, autor e ator. Líder do Teatro Oficina, foi ícone da Tropicália e realizou montagens antológicas, como O Rei da Vela, de Oswald de Andrade — cujo impacto é comparável ao da primeira encenação de Vestido de Noiva. De Nelson, montou Boca de Ouro. Zé Celso também foi homenageado do Ocupação.

Compartilhe

Seção de vídeo

Alaíde, de Vestido de Noiva

Geninha Sá da Rosa Borges é atriz e diretora. Representou Alaíde na montagem de Vestido de Noiva, pelo Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP) em 1955. É parente de Nelson por uma ligação entre as famílias Rosa Borges e Rodrigues.

Compartilhe

Seção de vídeo

Dorotéia, por Antonio Cadengue

Antonio Cadengue é diretor e teórico. Desde os anos 1970, destaca-se com uma produção cênica nordestina além da temática rural e da cultura popular. A partir de 1990, novo destaque, dessa vez por sua atenção à discriminação de minorias. Montou cinco peças de Nelson e à época da entrevista preparava a sexta: Doroteia.

Compartilhe

Seção de vídeo

Bonitinha, mas ordinária

Marco Antônio Braz é diretor. Fundou e lidera o Círculo de Comediantes. Ganhou projeção por suas montagens de Nelson, iniciadas em 1990: até o período da entrevista, foram 11 montagens de 9 obras rodrigueanas.