Encontros

Série de encontros mapeia as diferentes dimensões e leituras do legado freiriano

Com curadoria da educadora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor, Quartas com Paulo Freire é formada por nove encontros on-line, que podem ser vistos de forma integrada ou independente, com conferências e mesas de diálogos sobre o legado político e pedagógico de Paulo Freire

Nas quartas-feiras de 6 de outubro a 1 de dezembro, das 19h às 21h, realiza a série de encontros Quartas com Paulo Freire. Com curadoria da educadora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor, esta série de nove encontros em formatos diversos trata da prática e da filosofia do educador, assim como das releituras de seu pensamento com trabalhos em áreas como saúde, cultura, feminismo, racismo, agroecologia, música e teatro. A finalidade é mapear as diferentes dimensões das leituras do pensamento freiriano. Veja os resumos de cada uma das ações, a serem acessadas via zoom, com inscrições prévias na plataforma Sympla, em data em definição.

6 de outubro Conferência de abertura:
Conferência de abertura: A importância do ato de ler Paulo Freire
Paulo Freire é considerado o terceiro autor mais citado do mundo, na área de ciências humanas. Com um pensamento educacional perpassado por ideais como liberdade, autonomia e emancipação, o autor deixou um legado teórico e epistemológico onde teoria e prática se integram, objetivando a construção de uma sociedade justa e igualitária. Qual a importância do seu pensamento, na contemporaneidade e a atualidade das reflexões que legamos de Paulo Freire, serão o tema dessa conferência.
A conferência será proferida por Sergio Haddad, professor, pesquisador e ativista social, com interlocução de Claudiney Ferreira - gerente do núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural

13 de outubro
Mesa de diálogo: Paulo Freire, a cultura e as artes
Este encontro estabelece um diálogo sobre a presença do pensamento de Paulo Freire na formação de artistas e agentes culturais, chamando atenção para a centralidade da cultura, das artes e da estética no pensamento do autor. Quais usos e apropriações que as/os artistas fazem deste pensamento? Nos interessa dialogar sobre como Paulo Freire é ressignificado, contribuindo para novos métodos e modos de pensar e criar.
Participam Béa Meira, artista, arte-educadora e autora de livros didáticos, e  Richard Riguetti, ator do espetáculo Paulo Freire, o andarilho da utopia.  A interlocução é de Renan Inquérito, rapper, geógrafo e arte-educador, doutor em Educação pelo CES – Universidade de Coimbra.

20 de outubro
Mesa de diálogo: Ideias andarilhas
O movimento, a circulação e a multiplicidade de contextos fizeram parte da trajetória de Paulo Freire, tanto pela potência do seu pensamento, que o fez ser reconhecido e requisitado em diferentes estados, cidades e países, como pela sua condição do exilado político, que gerou na sua vida e obra deslocamentos éticos, políticos e epistemológicos. Onde o pensamento de Paulo Freire circula hoje e qual a repercussão internacional das suas ideias, são os temas abordados nesse encontro.
Participam desta mesa, Abdeljalil Akkari, professor da Universidade de Genebra, e Gladys Ayllon Yares, do Instituto Paulo Freire – Universidade de Berlim. A interlocução é de Roberta Scatolini, educadora e doutoranda em estudos feministas pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

27 de outubro
Conferência: Paulo Freire na Encruzilhada com Exú
A pedagogia das encruzilhadas e a potência criadora encarnada no orixá Exu, cruzados com o pensamento de Paulo Freire, são o ponto de partida para o estabelecimento de um diálogo sobre a educação como tarefa de descolonização.
A conferência é ministrada por Luiz Rufino, pedagogo, escritor e professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ) e tem como interlocutora a curador do seminário, educadora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor.

3 de novembro
Conferência: Sulear a pedagogia
Esta conferência trata do “sulear”, como um conceito central para situar o pensamento de Paulo Freire entre as críticas, formuladas desde a América Latina, contra a violência epistêmica presentes nos ideais de modernidade e progresso, que foram impostos ao sul global, como imperativos marcadamente eurocêntricos e pautados na atualização da colonialidade.  
Ela é ministrada por Oscar Jara, membro do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe, com interlocução de Erick Morris, historiador e doutorando em Estudos Pós-Coloniais pelo CES – Universidade de Coimbra.

10 de novembro
Mesa de diálogo: Legados e dissensos
Neste encontro, as relações entre o recrudescimento do conservadorismo no Brasil e as ameaças ao legado de Paulo Freire são abordadas como uma crise, sobretudo, das esferas públicas. Uma das questões abordadas é se pode se pensar que defender a obra de Paulo Freire é um gesto de defesa ao livre pensar.  
Dialogam sobre o tema, Flávio Brayner, professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Walter Kohan, professor do Centro de Educação e Humanidades da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O interlocutor é Francisco Sá Barreto, professor do Departamento de Museologia e Antropologia da UFPE.

17 de novembro
Mesa de diálogo: Formação para além da escola
Aqui, o diálogo é sobre o caráter transdisciplinar e multifacetado do pensamento de Paulo Freire, refletindo sobre a formação como algo que transcende a escola e se estende para outras esferas da sociedade. Políticas de saúde, agroecologia, democracias participativas, e como o autor inspira e fundamenta práticas nessas áreas do conhecimento, é o foco dos debates deste.  
O diálogo é entre Abdalaziz Moura, diretor do Serta, de Pernambuco, Vera Joana Bornstein, pesquisadora da Fiocruz, e Neca Setúbal, socióloga. Gleyce volta a ser a interlocutora nesta mesa.

24 de novembro
Conferência: Por uma leitura feminista de Paulo Freire
O encontro busca acentuar os diálogos entre o pensamento de Paulo Freire com os feminismos e a educação popular, apontando para a necessidade de pensarmos, a partir da América Latina, experiências radicais de pedagogias comprometidas com o fim das desigualdades de gênero.  
Participam Claudia Korol, comunicadora feminista, integrante do coletivo de Educação Popular Pañuelos en Rebeldía, na Argentina. Tem interlocução com Julia Benzaquen, professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS).

1 de dezembro
Mesa de diálogo: Paulo Freire e a Alegria
No encerramento, o espírito é de confraternização e celebração do legado de Paulo Freire, evocando a centralidade de temas como amor, esperança, amizade e alegria, presentes no seu pensamento, como fundamentos para uma educação democrática e emancipadora.  
O diálogo é entre Ana Mae Barbosa, professora titular aposentada da USP/SP), Nita Freire, educadora e viúva de Paulo Freire, e Gleyce.

De 18 de setembro a 5 de dezembro

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro.
Sala Multiuso – Piso 2

Ingressos:
gratuitos

Funcionamento: terças-feiras a domingo, das 11h às 19h

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

O Itaú Cultural segue protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de Covid-19. Acesse no sitea cartilha para mais informações sobre as medidas adotadas.   

Assessoria de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo: (11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO