Podcast

Conversas com intelectuais para conhecer melhor o pensamento e ações educativas de Paulo Freire

Um mês após a abertura da exposição, o Itaú Cultural lança a série de podcast Diálogos sobre Paulo Freire. Educadores, pesquisadores, cientistas sociais, como Moacir Gadotti e Sérgio Haddad, entre outros que conviveram com o homenageado ajudam a ampliar o conhecimento do público sobre ele.

Em seis episódios, o podcast Diálogos sobre Paulo Freire, vai ao ar completo no dia 18 de outubro no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br e dos seus diferentes aplicativos Spotify e Apple Podcasts, acessíveis pelo celular ou computador. Ele reúne depoimentos de professores, biógrafos e pessoas que conviveram com o intelectual, jogando luz às suas diversas facetas com objetivo de ampliar a visão do público sobre sua vida e obra.  

Os participantes são: A educadora Madalena Freire e o doutor em direito internacional Marcos Guerra, no primeiro episódio. Moacir Gadotti, presidente de honra do Instituto Paulo Freire e Ângela Antunes, diretora pedagógica do mesmo instituto, no segundo. O terceiro é com a educadora Ana Maria Araújo Freire, viúva de Paulo Freire. No quarto, fala o educador e cientista social Lutgardes Costa Freire, filho de Paulo e Elza Freire. O seguinte é com a arte-educadora Ana Mae Barbosa, aluna dele, e a educadora Gleyce Kelly Heitor. Encerram os episódios, o educador e pesquisador Sérgio Haddad e o Walter Kohan também educador, pesquisador e autor do livro Paulo Freire mais do que nunca: uma biografia filosófica.

EP 1 - Paulo Freire e a experiência Angicos

A educadora Madalena Freire e o doutor em direito internacional Marcos Guerra relatam a experiência de alfabetização em Angicos (RN), em 1963. O evento teve a participação de alunos universitários de áreas variadas, como odontologia, direito e jornalismo, que se organizavam para aplicação do método de Paulo Freire, em 40 horas.

EP 2 - Paulo Freire gestor

Moacir Gadotti, presidente de honra do Instituto Paulo Freire, relembra a trajetória do educador, pontuando a importância da experiência em Angicos (RN) e de sua atuação fora do país na construção de seu pensamento. Ângela Antunes, diretora pedagógica do mesmo instituto, comenta a atuação de Paulo Freire na Secretaria da Educação de São Paulo e ressalta o impacto das propostas do educador em seu trabalho e na educação pública da cidade.

EP 3 - O legado de Paulo Freire

A educadora Ana Maria Araújo Freire, viúva de Paulo Freire, relembra a história de vida dele, destacando o início dos estudos no Colégio Oswaldo Cruz, onde seu pai era o diretor, a passagem pelo Sesi, a experiência em Angicos (RN), o exílio e o retorno ao Brasil, além da passagem de Freire na gestão da Secretaria da Educação de São Paulo.

EP 4 - Paulo Freire pelo mundo

O educador e cientista social Lutgardes Costa Freire, filho de Paulo e Elza Freire, relembra a trajetória da família durante o exílio. Ele comenta a importância de Elza na construção do método de alfabetização e do pensamento do educador, e o processo de retorno ao Brasil em junho de 1980.

EP 5 - Paulo Freire interdisciplinar

A arte-educadora Ana Mae Barbosa, aluna de Paulo Freire, relembra sua trajetória e como o conheceu. A educadora Gleyce Kelly Heitor fala da criação do grupo de estudos e leitura da obra de Freire, que observa o contexto histórico do educador e da interlocução com artistas durante suas experiências. As educadoras relembram a Semana de Arte e Ensino na Universidade de São Paulo (USP) em 1980, que discutia, entre outros assuntos, a arte-educação como disciplina escolar. Ana Mae foi uma das organizadoras do evento e conta como foi a participação de Paulo Freire.

EP 6 - Paulo Freire: dois perfis

O educador e pesquisador Sérgio Haddad, autor do livro O educador, um perfil de Paulo Freire, fala de seu primeiro contato com o pensamento dele e comenta aspectos importantes da trajetória de sua vida. Walter Kohan, educador, pesquisador e autor do livro Paulo Freire mais do que nunca: uma biografia filosófica comenta a vida e a obra do educador.

De 18 de setembro a 5 de dezembro

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro.
Sala Multiuso – Piso 2

Ingressos:
gratuitos

Funcionamento: terças-feiras a domingo, das 11h às 19h

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

O Itaú Cultural segue protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de Covid-19. Acesse no sitea cartilha para mais informações sobre as medidas adotadas.   

Assessoria de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo: (11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO