Educativo

Ações do educativo passam por experiências e passeios virtuais, encontros on-line e lives

O Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, que faz parte da curadoria da Ocupação Paulo Freire, organizou uma série de atividades no ambiente digital, que aproxima o público do universo do homenageado de forma lúdica e criativa.

Diferentes atividades educativas fazem parte da Ocupação Paulo Freire, durante todo o período da exposição, em datas diversas entre setembro e dezembro. A Experiência Virtual, ação recorrente nas mostras do Itaú Cultural, promove um encontro do público com os educadores em ambiente de videochamada, de 18 de setembro a 5 de dezembro, e tem como tema a vida e obra de Paulo Freire. No Passeio Virtual: Por dentro da Exposição, os educadores apresentam a mostra ao público em videochamada. Para esta Ocupação, também estão programados Encontros de leituras e criações: conversas sobre Paulo Freire e lives com convidados realizadas no Instagram da instituição. Entenda cada modalidade:

Experiência Virtual – Vida e obra de Paulo Freire
De 18 de setembro a 5 de dezembro
Nesta experiência virtual, o público é convidado a conhecer conteúdos diversos da Ocupação Paulo Freire. Por meio de documentos, vídeos e fotografias, os educadores do Itaú Cultural conversam sobre a trajetória e o pensamento do intelectual, convidando o público a relacionar conteúdos diversos da mostra com as suas próprias experiências.
Inscrições aqui.

Passeio Virtual: Por dentro da Exposição
A partir de outubro, em datas a definir
Esta modalidade de atendimento acontece em ambiente de videochamada em que os educadores do Itaú Cultural, de dentro das exposições, apresentam para o público obras e conceitos da expografia de cada mostra.
Inscrições aqui.

Encontros de leituras e criações: conversas sobre Paulo Freire
Quintas-feiras 7, 14, 21 e 28 de outubro, das 19h às 20h30
Voltada para educadores em formação ou atuantes, a atividade é formada por quatro encontros sequenciais, com leituras, conversas e um exercício prático a partir do método de alfabetização de Paulo Freire, com o uso de palavras e imagens relacionadas ao contexto dos envolvidos no processo educacional, que ele denominou “palavras e imagens geradoras”.   Em cada encontro são apresentados aspectos diferentes do método de Freire, utilizado em experiências de alfabetização de jovens e adultos. A partir dessas apresentações, a conversa deriva sobre os contextos dos participantes – pessoais, culturais, profissionais – de modo a pensar possibilidades de atuações educacionais e, por fim, criar diferentes registros dessas ideias.
Via Zoom, 1h30 de duração cada encontro Inscrições para as 30 vagas de 20 de setembro a 5 de outubro em www.itaucultural.org.br.

Lives com convidados no instagram
A partir de novembro, em datas a definir
As lives com convidados são um programa do educativo relacionado à programação de exposições e ocupações realizadas no Itaú Cultural. Elas propõem encontros entre um educador, que apresenta a exposição/ocupação por meio de suas obras e conteúdo, e um convidado.
Sem inscrições
Em www.instagram.com/itaucultural/

Audioguias
Conteúdo educativo na exposição
Trata-se de conteúdo elaborado pelos educadores, que funciona como uma visita em áudio, disponível no espaço expositivo por QR Code. Assim, o visitante que desejar ser acompanhado por um educador neste modelo, pode acessar as faixas de áudio no seu dispositivo e circular pelo espaço expositivo tendo acesso ao conteúdo que traz explicações, reflexões e diálogos a partir dos itens expostos. Para esta ocupação, foram produzidas quatro faixas específicas para cada núcleo da mostra.

Videoguia
Conteúdo de acessibilidade
O videoguia é um produto elaborado pelo educativo que tem como princípio apresentar a ocupação ao público surdo, propondo trajetos e diálogos. Ele fica disponível no espaço expositivo em tablets fixados nas paredes. O conteúdo dos videoguias da Ocupação Paulo Freire também está dividido em quatro faixas temáticas, em consonância com os núcleos da exposição, e trazem conteúdos complementares à curadoria.

De 18 de setembro a 5 de dezembro

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro.
Sala Multiuso – Piso 2

Ingressos:
gratuitos

Funcionamento: terças-feiras a domingo, das 11h às 19h

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

O Itaú Cultural segue protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de Covid-19. Acesse no sitea cartilha para mais informações sobre as medidas adotadas.   

Assessoria de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo: (11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO