O projeto

Una Shubu Hiwea é um projeto criado por pajés Huni Kuin que vivem nas 36 aldeias das terras indígenas do Rio Jordão e do alto do Rio Tarauacá, na Floresta Amazônica do Acre. Com apoio da Federação do Povo Huni Kuin do Acre (Fephac), reúne e representa o conhecimento e os interesses das demais terras indígenas desse povo.

Una Shubu Hiwea, traduzido como Livro Escola Viva, reúne pajés e aprendizes para a transmissão de conhecimentos, o estudo de plantas, a formação de parques medicinais e o fortalecimento da medicina e da cultura tradicionais. O projeto é coordenado pelo pajé Dua Busẽ, da aldeia Coração da Floresta, em parceria com a Dantes Editora desde 2011.

Foram realizados encontros, oficinas, assembleias e, com apoio do Rumos Itaú Cultural, em 2014, foram distribuídos cadernos em todas as aldeias dos rios Jordão e Tarauacá, ação que originou a edição de um livro, uma exposição, um filme e a construção de uma escola na aldeia do pajé Dua Busẽ, que são aqui apresentados.

Una Shubu Hiwea continua o trabalho iniciado pelo pajé Agostinho Manduca Mateus Ika Muru com a publicação de Una Hiwea – Livro Vivo (UFMG, 2013) e de Una Isi Kayawa – Livro da Cura (JBRJ e Dantes Editora, 2014). É a comprovação da filosofia do pajé, segundo a qual "a cultura é nossa maior proteção".

Nossas pesquisas na floresta

Nas 36 aldeias dos rios Jordão e Tarauacá, cada pajé está fazendo seu parque, o desenho de seu parque, aplicando tratamentos e escrevendo relatórios. É nossa pesquisa, nosso trabalho e nosso livro. Agora nós vamos descer o Rio Jordão e subir o Rio Tarauacá conhecendo o trabalho dos pajés e dos aprendizes dessas 36 aldeias.

veja mais

Livro

A obra reúne anotações, desenhos e registros feitos por pajés e por aprendizes de 36 aldeias Kaxinawá – como também se denominam os Huni Kuin –, trazendo informações sobre plantas medicinais e tratamentos de cura conhecidos e utilizados por eles.

Publicado pela Editora Dantes, de Anna Dantes, idealizadora da proposta, o livro apresenta versão em português e em hatxa kuin, idioma Huni Kuin. A intenção é de que seja uma ferramenta colaborativa para a manutenção e a transmissão da sabedoria Huni Kuin.

saiba mais

Exposição

De 6 de dezembro de 2017 a 13 de fevereiro de 2018, ocorreu a mostra Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva do Povo Huni Kuin do Rio Jordão na sede do Itaú Cultural, em São Paulo.

Em dois pisos do instituto foram exibidas algumas facetas do conhecimento do povo Huni Kuin, como seus saberes sobre fauna e flora, suas cerimônias espirituais, seus métodos de cura, seus objetos tradicionais, suas pinturas e seus desenhos.

saiba mais

Shubu Hiwea

Escola Viva

Este é o kupixawa Shubu Hiwea, localizado na aldeia Coração da Floresta, um sonho do pajé Dua Busẽ para transmitir seus conhecimentos para outros pajés e aprendizes.

saiba mais