Livro Escola Viva

do povo Huni Kuin do Rio Jordão


organização

Pajé Dua Busë

Aldeia Coração da Floresta

Sobre o livro

Fundada em 1994, a Dantes Editora tem em seu DNA a marca de editar projetos especiais e transdisciplinares. Em seu portfólio, destacam-se a publicação do livro O Gabinete de Curiosidades de Domenico Vandelli, sobre o naturalista italiano do século XVII que estudou a flora e a fauna brasileiras, e a exposição Glaziou e os Jardins Sinuosos, que retratou a trajetória do paisagista e botânico francês Auguste Glaziou.

A iniciativa do projeto atual é um sonho de mais de 20 anos de alguns pajés e lideranças Huni Kuin preocupados com a transmissão de conhecimento para as novas gerações. “É um trabalho de autoria indígena, que busca a abertura para o mundo de um saber milenar, mantido na tradição oral”, descreve Anna.

Na primeira etapa da proposta, que gerou Una Isi Kayawa – Livro da Cura, são abordadas 109 de um universo de 351 plantas. A pesquisa continua em Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva, que traz o registro das pesquisas dos pajés Huni Kuin na floresta.

Anna destaca que foi desenvolvida colaborativamente, com base nas letras manuscritas por eles, uma fonte tipográfica para escrita em computadores que utiliza a acentuação dos Huni Kuin. Além disso, a impressão dos exemplares distribuídos nas aldeias se deu em papel feito de material PET reciclado.

Fotos do Livro

Una Isi Kayawa

Una Isi Kayawa – Livro da Cura é um projeto pioneiro que reúne o profundo conhecimento das plantas e das práticas medicinais dos Huni Kuin, também conhecidos como Kaxinawá, maior população indígena do Acre. Esse saber ancestral, cujo acesso se dava apenas pela tradição oral, passa a ficar disponível para toda a humanidade. Com realização do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e da Dantes Editora, Una Isi Kayawa é um testemunho vivo do conhecimento do povo do Rio Jordão.

A concepção e a idealização da obra fazem parte de um longo processo de pesquisas, encontros, conversas, rezas e relatos. Foram dois anos e meio de trabalho ininterrupto tão desafiador quanto gratificante, com cinco viagens ao Rio Jordão, no Acre, e quatro residências de tradutores no Rio de Janeiro.

São exemplos do cuidado com o projeto a criação, em 2011, de uma fonte especial a partir das letras manuscritas dos cadernos de pesquisas dos pajés e dos aprendizes, e a produção da primeira tiragem de mil exemplares em papel plástico de garrafas PET, para que resistissem à umidade da floresta. Em maio, 400 exemplares foram distribuídos também entre lideranças e pajés das 32 aldeias da região ao longo do Rio Jordão, em uma grande festa. E, após votação entre os Huni Kuin, decidiu-se que o livro poderia começar a ser distribuído fora das aldeias indígenas. Foi impressa, então, mais uma tiragem para comercialização, considerando os plenos direitos autorais indígenas e distribuindo o recurso para os autores Huni Kuin. Em Una Isi Kayawa – Livro da Cura, o sagrado e a ciência se reúnem, em um sonho de mais de duas décadas do pajé Agostinho Manduca Mateus Ika Muru (1944-2011), organizador da edição juntamente com o botânico Alexandre Quinet.

Fotos do livro