Foto: Anna Carolina
Itaú Cultural, 32 anos de apoio à arte e à cultura do Brasil
O Itaú Cultural é um dos principais braços institucionais do Itaú Unibanco. Nos seus 32 anos de existência, a organização, uma das mais longevas do país no segmento, tem se dedicado à pesquisa, mapeamento, incentivo, produção e difusão de manifestações artístico-intelectuais nas mais diversas áreas de expressão, contribuindo para a valorização da cultura brasileira. A iniciativa mantém, ainda, intensa programação gratuita, tanto em sua sede em São Paulo, quanto em equipamentos culturais parceiros em todo o país e por meio de transmissão online das atividades.
Desde 2017, o orçamento do Itaú Cultural é composto exclusivamente por recursos diretos do Itaú Unibanco, sem a utilização de benefícios fiscais da Lei de Incentivo à Cultura, antes conhecida como Lei Rouanet. O aporte para as suas atividades naquele ano foi de R$ 93 milhões, igual ao de 2018. Em 2019, foi de R$ 99,234 milhões.
A instituição vinha reduzindo as verbas incentivadas em sua operação e projetos desde 2009 (veja gráfico abaixo). Enquanto se valia da Lei de Incentivo à Cultura, a organização utilizava o Artigo 26 desta lei que prevê contrapartida no sistema e permite a dedução de 40% do IR (e não 100%, como previsto no Artigo 18) até o limite de 4% do imposto devido pelo mantenedor.
Em 2019, o Itaú Cultural passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura com o objetivo de garantir ainda mais a perenidade e o legado de suas ações no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.
A programação do Itaú Cultural passa por todas as áreas de expressão. A organização realiza exposições, mostras de cinema, espetáculos de artes cênicas, atividades literárias, shows de música, programas educativos, cursos para professores, presenciais e a distância, entre outras iniciativas com foco no desenvolvimento da arte e da cultura brasileiras. Ao longo dos anos, a instituição recebeu 125 prêmios por diversas de suas iniciativas.
Acessibilidade e diversidade
O Itaú Cultural investe cada vez mais em ferramentas ligadas à acessibilidade para os públicos cegos e surdos, nos espaços expositivos e em seu site. Os espetáculos, palestras e debates, presenciais e transmitidos pela internet, contam com interpretação em Língua Brasileira dos Sinais (Libras). Todas as exposições apresentam mecanismos de inclusão, como audiodescrição, audiovisuais em Libras, piso e objetos táteis. A organização também oferece um curso de Libras para parte de seus colaboradores e prioriza a contratação de profissionais negros.
Grande parte das ações do Itaú Cultural é pautada pela questão da diversidade. A instituição acompanha os debates da contemporaneidade, estimulando reflexões sobre os novos temas que permeiam a sociedade brasileira. Sua programação contempla eventos focados nos temas da sexualidade, da afetividade e da identidade de gênero e de grupos periféricos, bem como em questões indígenas e da negritude, além de contar com comitês internos para discutir questões raciais e de acesso inclusivo para todos os públicos.
Alguns dos trabalhos inscritos no Programa Rumos também retratam essa busca, apoiando projetos relacionados a estes temas. O Rumos é um dos maiores editais de financiamento de projetos culturais do país, realizado pelo Itaú Cultural desde 1997.
A organização é, ainda, grande produtora de conteúdo para o público não presencial. A maioria de suas atividades conta com desdobramentos virtuais. Transmissões on-line de eventos e uma vasta produção audiovisual, com recursos de acessibilidade, alimentam as plataformas digitais. O material está disponível no canal da instituição no Youtube.
Mais de 190,6 milhões de pessoas foram impactadas, presencial e virtualmente, pelas ações culturais e artísticas do Itaú Cultural nestes 32 anos de atividade. Desde que foi ao ar em 1997, o seu site soma cerca de 180 milhões de acessos únicos.
Online
A organização tem ampla presença nas redes sociais e plataformas online. Ela produz e mantém a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. A plataforma contempla artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música, reunindo 205 mil verbetes sobre artistas, instituições, grupos, exposições, espetáculos e obras de referência, além de 188 vídeos de depoimentos e entrevistas.
Em 2019, a Enciclopédia recebeu mais de 32,3 milhões de acessos únicos em seu endereço (https://enciclopedia.itaucultural.org.br/). Constantemente atualizados e ampliados, os registros são compostos por textos, imagens, e eventos relacionados. O conteúdo é alimentado por uma equipe multidisciplinar de consultores, pesquisadores, especialistas, redatores e revisores. Em fevereiro de 2017, quando a organização completou 30 anos, a plataforma ganhou novo visual e funcionalidades para quem tem deficiência visual, cegos e surdos.
A iniciativa também conta com a Biblioteca do Itaú Cultural, que oferece ao público um amplo espaço dedicado à pesquisa e à divulgação da produção artística e cultural brasileira, sendo responsável por um acervo especializado em artes visuais, música, teatro, dança, cinema e vídeo, design, arquitetura, crítica literária e política cultural.
A biblioteca dá especial atenção às demandas do meio artístico e acadêmico atendendo a pesquisadores, artistas e estudantes universitários de graduação e pós-graduação, com agendamento antecipado e consulta prévia ao catálogo em www.itauculutural.org.br/acervobiblioteca, que reúne cerca de 210 mil títulos, entre livros, catálogos de arte, vídeos, obras de referência (enciclopédias, dicionários e guias, entre outros) e periódicos sobre arte brasileira e políticas culturais.
O Itaú Cultural também é um grande produtor de conteúdos proprietários. São mais de 846 títulos publicados – entre vídeos, livros e enciclopédias. Este material é distribuído gratuitamente a bibliotecas, escolas públicas, instituições culturais, emissoras de rádio e TV, públicas e comunitárias, e pesquisadores e professores de todo o Brasil. Até hoje, foram entregues a esses destinatários quase um milhão de produtos. Somente em 2019 foram mais de 32 mil distribuídos ao longo do ano.
Formação acadêmica
Neste campo, há 10 anos – completados em 2019 –, por meio do Observatório Itaú Cultural, a organização vem oferecendo o curso de Especialização em Gestão de Políticas Culturais, em parceria com a Cátedra Unesco Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, Espanha. As aulas são ministradas pela web e presencialmente. Até agora, o curso recebeu cerca de 13 mil inscrições dos mais diversos estados do país e atendeu mais de 500 alunos. Somente no biênio 2017/2018, foram 468 inscritos em 41 vagas e 37 alunos formados, em São Paulo. No mesmo período, mas no Dragão do Mar, em Fortaleza, foram 344 inscritos para 41 vagas e 34 alunos formados. Ao todo, até 2019, foram formadas 324 pessoas.
Ainda no âmbito da gestão, foi criada a Semana de Gestão e Políticas Culturais, em que o Itaú Cultural leva cursos de formação a localidades de todo o país. Desde a sua criação, em 2008, durante 10 anos, o curso de 40 horas beneficiou mais de três mil profissionais ligados às áreas culturais entre as 34 cidades por onde passou:
São Luiz (MA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Macapá (AP); Recife (PE), Bauru (SP), Ribeirão Preto (SP), Presidente Prudente (SP), Belo Horizonte (MG), Janaúba (MG), Feira de Santana (BA), Crato (CE), Canoas (RS), Foz do Iguaçu (PR), Belém (PA), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Teresina (PI) e Vitória (ES).
A proposta desse curso rápido é realizar uma formação de produtores e gestores culturais para que possam lidar melhor com as especificidades da gestão cultural, compreender as diversas demandas de sua região e os desafios da atualidade. Ainda nesta área, em 2017 o Itaú Cultural abriu a primeira turma do curso de especialização em gestão e políticas cultura por meio de Ensino a Distância (EAD). Participaram dessa primeira classe 250 alunos. Em 2018, houve um total de 5.126 inscrições, 180 alunos matriculados e 88 aprovados.
Em 2019, foram realizados dois cursos EAD. Um teve foco na produção cultural e recebeu 4.066 inscritos, dos quais 180 foram selecionados e 92 aprovados. O outro, com ênfase em articulação, mediação e comunicação cultural, recebeu 1.313 inscrições e teve 200 selecionados e 87 aprovados.
A Cátedra Olavo Setubal, criada pelo Itaú Cultural em 2016, é a primeira na Universidade de São Paulo (USP) voltada para questões do universo das artes e da gestão cultural além de temas científicos e sociais. Desenvolvida em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP), com duração mínima de cinco anos, a disciplina teve como primeiro titular o cientista político, filósofo, e diplomata Sérgio Paulo Rouanet.
No ano seguinte, o titular foi o arquiteto, designer gráfico e gestor cultural Ricardo Ohtake. A cátedra somou cerca de 300 alunos presenciais e mais de 500 via web. Em 2018, a titularidade passou à educadora e ativista social Eliana Souza e Silva, fundadora da ONG Redes de Desenvolvimento da Maré.
Em 2019, assumiram o posto o curador de artes visuais Paulo Herkenhoff e a professora da Unifesp Helena Nader. Neste ano, 1028 pessoas participaram da formação presencial e 930 da on-line, abrangendo um total de quase dois mil participantes. A cátedra compõe o curso para alunos da USP, pesquisadores, artistas, produtores culturais, e membros de instituições culturais.
Auditório Ibirapuera
Em outra frente, desde agosto de 2011, o Itaú Cultural faz a gestão do Auditório Ibirapuera, um dos mais importantes equipamentos de arte e cultura de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Desde então, a casa ganhou nova vida, passou a oferecer ingressos a preços populares, passou a receber uma programação mais eclética e ampliou o seu público.
Entre 2011 e 2019 recebeu quase dois milhões de espectadores em mais de 1,5 mil apresentações. Todo o custeio da operação é feito sem uso de leis de incentivo à cultura.
Além da programação o equipamento abriga a Escola do Auditório (EA), escola de formação musical que até 2019 já atendeu 376 crianças e adolescentes vindas da rede pública de ensino. Aos alunos é oferecido um curso livre de música e uma bolsa mensal que ajuda a custear o seu transporte e alimentação. A iniciativa já formou 102 alunos.
Com iniciativas desta natureza, o Itaú Cultural reafirma seu estreito compromisso com a cultura brasileira, atuando em um tripé que se calca no incentivo à arte e cultura no país, na democratização e ampliação do acesso às atividades culturais entre os brasileiros e na preservação e difusão do patrimônio cultural e artístico do Brasil de modo a formar um legado perene.
2020 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO