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Programação online, redes, site e Observatório Cultural
O Itaú Cultural também tem oferta consistente de conteúdo para consumo em plataformas digitais. A organização investe cada vez mais nas redes sociais, nas divulgações online de sua programação e na acessibilidade para pessoas com deficiência na web. Assim como as presenciais, todas as atividades transmitidas virtualmente contam com interpretação em Libras, a Língua Brasileira dos Sinais. Além da Enciclopédia, a maioria das ações da instituição tem desdobramentos virtuais, ampliando o alcance das iniciativas.
O site do Itaú Cultural é importante ferramenta para aproximar cada vez mais o público de todos os produtos, eventos e reflexões gerados pela instituição. Na plataforma são transmitidas palestras, debates e apresentações online, para que o púbico de outras partes do país possa acompanhar a programação simultaneamente. Desde que foi ao ar, em 1997, o site da instituição recebeu cerca de 180 milhões de acessos únicos.
A instituição também tem forte presença nas plataformas de mídias sociais. Em 2019, a organização registrou mais de um milhão de fãs em sua página no Facebook, conquistou mais de 173,5 mil seguidores no Instagram e mais de 126,3 mil no Twitter. Os seus mais de 6,8 mil vídeos abocanharam aproximadamente 11,3 milhões de visualizações.
Em 2019, o Itaú Cultural criou, ainda, uma série de podcast sobre literatura, questões indígenas e música. O programa Escritores-leitores, apresenta autores de livros no papel de leitor, falando sobre seus personagens preferidos e contando como criam os de sua literatura. Entre eles, figuram Conceição Evaristo, Milton Hatoum, Evandro Affonso Ferreira, Luiz Ruffato, Adriana Lunardi e Bernardo Carvalho. Este podcast registrou 589 visualizações.
Mekukardjá, com 224 seguidores, tem como apresentador Daniel Munduruku, escritor e professor brasileiro da etnia indígena Munduruku, e enfoca as vivências e as preocupações sociais, culturais, políticas e artísticas dos vários povos indígenas do Brasil. Toca Brasil registrou 233 visualizações. Apresentado por Edson Natale, gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural, joga luz na riqueza da música brasileira em bate-papos com pessoas de destaque nesta área de expressão artística, como a pesquisadora de história da música e do rádio Biancamaria Binazzi, o produtor musical Wilson Souto, a cantora e compositora Juçara Marçal e o cantor Leandro Lehart. Os números de seguidores têm como base o Spotify.
Alimentando a sua vocação de ser uma plataforma que gera conteúdos e manifestações artístico-culturais de todo o Brasil, o Itaú Cultural também aposta nos seus meios de comunicação. A instituição criou e edita a revista Observatório Itaú Cultural, voltada para a política pública cultural brasileira, que dissemina discussões, análises e propostas relacionadas à gestão cultural. A proposta é incentivar o diálogo com pesquisadores, universidades, instituições governamentais na área de produção de dados estatísticos, organizações supranacionais e centros de pesquisa no campo das políticas públicas de cultura.
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