Foto: SergioGuerini
O Itaú Unibanco e a cultura no Brasil
O Itaú Unibanco tem uma longa tradição de apoio à arte e à cultura no Brasil. Seja por meio do Itaú Cultural, das Salas Itaú de Cinema, da construção da maior coleção corporativa de arte na América Latina ou por projetos de patrocínio em todo o país, a instituição apoia historicamente a produção artística porque acredita no poder da cultura para a transformação da sociedade e o fortalecimento da cidadania.
Somente em 2019, o grupo investiu cerca de R$248 milhões em projetos culturais. Destes, aproximadamente R$127 milhões foram aplicados com recursos próprios do grupo. O restante, em torno de R$ 121 milhões, foi executado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tornando o Itaú Unibanco o grupo que mais investiu no Brasil, em 2019, em projetos por meio deste incentivo. Se somarmos a este montante os recursos dirigidos a projetos educacionais, de esporte, saúde, mobilidade urbana, entre outros, o investimento social privado do grupo alcança a marca de cerca de R$ 800 milhões.
O Itaú Cultural é uma das principais iniciativas mantidas pelo grupo sem uso da Lei de Incentivo à Cultura. Desde 2017, a organização opera exclusivamente com recursos próprios do Itaú Unibanco. Nos anos anteriores, a instituição já vinha reduzindo progressivamente a utilização de benefícios fiscais em sua operação e sempre se utilizou do artigo 26 dessa lei, que não permite isenção fiscal de 100%, e prevê a maior contrapartida do sistema.
Em 2019, o Itaú Cultural passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura com o objetivo de garantir ainda mais a perenidade e o legado de suas ações no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.
Além do Itaú Cultural, outros projetos receberam recursos do grupo sem apoio da lei de incentivo à cultura em 2019, caso das Salas Itaú de Cinema, das Olimpíadas da Juventude (do Instituto Cuca) e de projetos como o Ballet de Paraisópolis, a Escola Pernambucana de Circo, o projeto Nossa Rede, o Nosso Território, da Associação Sociocultural e Educacional Zabelê, entre outros. Figura neste rol também o Auditório Ibirapuera, equipamento público da cidade de São Paulo mantido pelo banco desde 2011 – quando o Itaú Cultural assumiu a sua gestão, escolhido por meio de edital público da Prefeitura de São Paulo.
Projetos em 12 estados
Os recursos aplicados em cultura que se valeram da Lei de Incentivo à Cultura, em 2019, foram direcionados a 148 projetos culturais, em 156 cidades, de 12 estados do país. Entre eles, figuram iniciativas importantes na cena cultural brasileira, como a 11ª edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul Brasil, África e Caribe; a 6ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp 2019; o 26º Porto Alegre em Cena; a Festa Literária das Periferias (FLUP);e o 26º Festival MixDo Brasil de Cultura da Diversidade.
Foram contemplados, também, os musicais Um sorriso Negro, sobre dona Ivone Lara, e O marco do Rei do ritmo - Um musical em cordel, em homenagem a Jackson do Pandeiro; Dançar a Vida, do Ballet Paraisópolis; a 11ª edição do TARRAFA LITERÁRIA; a XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro; o Teatro de Contêiner Mugunzá e o Grupo Corpo. Entre outros, também vale destacar o plano anual do projeto Bela Maré; o Plano Bianual de Atividades do Instituto Baccarelli 2020/202 e a recuperação do Museu da Língua Portuguesa.
Governança
Para orientar o direcionamento dos recursos, há 10 anos o banco criou uma estrutura de governança que avalia os projetos culturais a serem financiados. O comitê reúne especialistas e lideranças do Itaú Cultural e do Itaú Unibanco, que adotam critérios como relevância artístico-cultural e impacto na democratização do acesso às iniciativas para aprovar os investimentos do banco nos projetos.
O Banco Itaú também conta, hoje, com uma das maiores coleções corporativas de arte no mundo. Com mais de 15 mil obras, é considerada a maior da América Latina. Esse conjunto tem sido apresentado ao público por meio de exposições itinerantes no Brasil e no exterior, organizadas pelo Itaú Cultural.
Desde 2010, pelo menos seis recortes destas exposições foram exibidos no próprio espaço expositivo da organização, na Avenida Paulista, em São Paulo, e outros 16 circularam por 78 diferentes cidades do país e em outras 12 no exterior. As itinerâncias percorreram estados como Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul , além das capitais da Argentina, Chile, França, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Estas mostras foram vistas por cerca de 2,5 milhões de espectadores até o fim de 2019. Estas itinerâncias também são realizadas sem o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura
O Itaú Unibanco acredita na cultura como meio para a construção de um pensamento crítico e como instrumento de promoção da cidadania, constituindo uma plataforma de transformação social estruturada e permanente. Todos os investimentos do banco, neste segmento, são norteados por critérios de interesse público de fomento à arte e à cultura no país, de ampliação do acesso e da participação às atividades culturais entre os brasileiros e de preservação e difusão do patrimônio cultural e artístico do Brasil, de modo a formar um legado perene.
2020 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO
O Itaú Unibanco e a cultura no Brasil
O Itaú Unibanco tem uma longa tradição de apoio à arte e à cultura no Brasil. Seja por meio do Itaú Cultural, das Salas Itaú de Cinema, da construção da maior coleção corporativa de arte na América Latina ou por projetos de patrocínio em todo o país, a instituição apoia historicamente a produção artística porque acredita no poder da cultura para a transformação da sociedade e o fortalecimento da cidadania.
Somente em 2019, o grupo investiu cerca de R$ 248 milhões em projetos culturais. Destes, aproximadamente R$127 milhões foram aplicados com recursos próprios do grupo. O restante, em torno de R$ 121 milhões, foi executado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tornando o Itaú Unibanco o grupo que mais investiu no Brasil, em 2019, em projetos por meio deste incentivo. Se somarmos a este montante os recursos dirigidos a projetos educacionais, de esporte, saúde, mobilidade urbana, entre outros, o investimento social privado do grupo alcança a marca de cerca de R$ 800 milhões.
O Itaú Cultural é uma das principais iniciativas mantidas pelo grupo sem uso da Lei de Incentivo à Cultura. Desde 2017, a organização opera exclusivamente com recursos próprios do Itaú Unibanco. Nos anos anteriores, a instituição já vinha reduzindo progressivamente a utilização de benefícios fiscais em sua operação e sempre se utilizou do artigo 26 dessa lei, que não permite isenção fiscal de 100%, e prevê a maior contrapartida do sistema.
Em 2019, o Itaú Cultural passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura com o objetivo de garantir ainda mais a perenidade e o legado de suas ações no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.
Além do Itaú Cultural, outros projetos receberam recursos do grupo sem apoio da lei de incentivo à cultura em 2019, caso das Salas Itaú de Cinema, das Olimpíadas da Juventude (do Instituto Cuca) e de projetos como o Ballet de Paraisópolis, a Escola Pernambucana de Circo, o projeto Nossa Rede, o Nosso Território, da Associação Sociocultural e Educacional Zabelê, entre outros. Figura neste rol também o Auditório Ibirapuera, equipamento público da cidade de São Paulo mantido pelo banco desde 2011 – quando o Itaú Cultural assumiu a sua gestão, escolhido por meio de edital público da Prefeitura de São Paulo.
Projetos em 12 estados
Os recursos aplicados em cultura que se valeram da Lei de Incentivo à Cultura, em 2019, foram direcionados a 148 projetos culturais, em 156 cidades, de 12 estados do país. Entre eles, figuram iniciativas importantes na cena cultural brasileira, como a 11ª edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul Brasil, África e Caribe; a 6ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp 2019; o 26º Porto Alegre em Cena; a Festa Literária das Periferias (FLUP);e o 26º Festival MixDo Brasil de Cultura da Diversidade.
Foram contemplados, também, os musicais Um sorriso Negro, sobre dona Ivone Lara, e O marco do Rei do ritmo - Um musical em cordel, em homenagem a Jackson do Pandeiro; Dançar a Vida, do Ballet Paraisópolis; a 11ª edição do TARRAFA LITERÁRIA; a XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro; o Teatro de Contêiner Mugunzá e o Grupo Corpo. Entre outros, também vale destacar o plano anual do projeto Bela Maré; o Plano Bianual de Atividades do Instituto Baccarelli 2020/202 e a recuperação do Museu da Língua Portuguesa.
Governança
Para orientar o direcionamento dos recursos, há 10 anos o banco criou uma estrutura de governança que avalia os projetos culturais a serem financiados. O comitê reúne especialistas e lideranças do Itaú Cultural e do Itaú Unibanco, que adotam critérios como relevância artístico-cultural e impacto na democratização do acesso às iniciativas para aprovar os investimentos do banco nos projetos.
O Banco Itaú também conta, hoje, com uma das maiores coleções corporativas de arte no mundo. Com mais de 15 mil obras, é considerada a maior da América Latina. Esse conjunto tem sido apresentado ao público por meio de exposições itinerantes no Brasil e no exterior, organizadas pelo Itaú Cultural.
Desde 2010, pelo menos seis recortes destas exposições foram exibidos no próprio espaço expositivo da organização, na Avenida Paulista, em São Paulo, e outros 16 circularam por 78 diferentes cidades do país e em outras 12 no exterior. As itinerâncias percorreram estados como Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul , além das capitais da Argentina, Chile, França, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Estas mostras foram vistas por cerca de 2,5 milhões de espectadores até o fim de 2019. Estas itinerâncias também são realizadas sem o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura
O Itaú Unibanco acredita na cultura como meio para a construção de um pensamento crítico e como instrumento de promoção da cidadania, constituindo uma plataforma de transformação social estruturada e permanente. Todos os investimentos do banco, neste segmento, são norteados por critérios de interesse público de fomento à arte e à cultura no país, de ampliação do acesso e da participação às atividades culturais entre os brasileiros e de preservação e difusão do patrimônio cultural e artístico do Brasil, de modo a formar um legado perene.