Obras

Projetos, imagens e características de algumas de suas obras mais icônicas

Seção de vídeo

Características das obras de Gregori Warchavchik

O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) José Lira comenta as inovações propostas por Gregori Warchavchik em seus projetos e sua contribuição na escrita de manifestos em defesa da arquitetura moderna.

Compartilhe

Casa da Rua Santa Cruz (1927)

A Casa da Rua Santa Cruz é considerada a primeira obra de arquitetura moderna no Brasil. O projeto da residência foi feito em 1927, e ela terminou de ser construída em 1928. Pensada no mesmo ano em que Gregori Warchavchik se casou com a cantora lírica e paisagista Mina Klabin, foi a morada da família. A construção se localiza em parte de um terreno de 13 mil metros quadrados que a família Klabin possuía na Vila Mariana. Para seguir os critérios arquitetônicos modernistas, Warchavchik teve de driblar restrições da gestão municipal, que seguia princípios estéticos conservadores. No projeto, o arquiteto indicou a exigida colocação de ornamentos – mas não a realizou, alegando, depois, falta de recursos. O paisagismo da casa, assim como em outros projetos de Warchavchik, foi pensado por Mina Klabin, que, contra os padrões daquela época, fez uso de plantas típicas brasileiras

Compartilhe

Seção de vídeo

A casa modernista da Rua Santa Cruz

José Lira, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), fala do contexto histórico em que a casa da Rua Santa Cruz foi construída, ressaltando o estilo proposto por Gregori Warchavchik. Além disso, Mauris Warchavchik – filho do homenageado – faz um relato de memória em uma visita a essa casa modernista, onde morou com os pais, Gregori Warchavchik e Mina Klabin. O depoimento agrega as lembranças de Carlos Warchavchik sobre o avô.

Compartilhe

Casa da Rua Itápolis (1929)

Dificuldades da indústria, do mercado de matérias-primas e de mão de obra de brasileiros fizeram com que a casa da Rua Santa Cruz não cumprisse tão bem os preceitos modernistas. Para o projeto da Rua Itápolis, concluído em 1930, Gregori Warchavchik montou oficinas próprias para produzir componentes como janelas, portas e móveis, além de orientar pessoalmente seus trabalhadores. O resultado da casa da Rua Itápolis é mais moderno, pela racionalidade da planta, pelo uso dos espaços e pela disposição dos volumes.

Exibida ao público de 24 de março a 20 de abril de 1930, a casa foi a primeira Exposição de uma Casa Modernista – a segunda seria organizada no Rio de Janeiro, em 1931, no projeto da Rua Toneleros. A mostra, a maior reunião de artistas e intelectuais ligados ao modernismo brasileiro desde a Semana de 1922, expôs obras de pintores como Anita Malfatti, Lasar Segall e Tarsila do Amaral e recebeu 20 mil visitantes.