EM PARALELO

Acessibilidade e ações educativas acompanham a mostra

Como nas demais atividades do Itaú Cultural, esta Ocupação traz mecanismos para facilitar o acesso de todos os públicos e programação educativa. Tem audiodescrição, mapa tátil e audioguias – estes, como alternativa de passeio dos visitantes em geral pelo espaço. A instituição oferece, ainda, experiências virtuais educativas em torno da artista.

O Itaú Cultural preparou sete audiodescrições sobre os diferentes momentos da vida e obra de Chiquinha Gonzaga, representados na Ocupação dedicada a ela. Ainda, um videoguia voltado para o público surdo, apresenta aspectos da história da artista, em quatro faixas, e explica a dinâmica dos aparelhos interativos da mostra. Mapa tátil, e interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os conteúdos da exposição são outros mecanismos de acessibilidade que a instituição oferece nesta mostra. Para os finais de semana, após a sua abertura, os educadores do Núcleo de Educação e Relacionamento também planejaram duas experiências virtuais. A primeira é uma conversa, a partir do espaço expositivo sobre a artista; a segunda é um ateliê de composições em cores, formas e sons.   

Uma das audiodescrições trata do primeiro eixo da Ocupação: o nascimento e a infância de Chiquinha e seu casamento. Nele, como na mostra, uma paisagem sonora acompanha o caminho de um dia na época de Chiquinha no Rio de Janeiro, com os sons da rua e a movimentação das pessoas naquele tempo. De dia, pregões, assobios de música, bondes, vendedores de partituras, notas musicais ao piano. À noite, cascos de cavalo, gargalhadas, vozerio em festa, pessoas falando ao mesmo tempo, músicas, festas religiosas, fogos de artifício. 

Outra audiodescrição se debruça no início da carreira de Chiquinha, o movimento pela emancipação, o divórcio, sua vida de profissional atuante e com independência financeira. Também revela as perdas familiares da maestrina, suas viagens para Portugal e atuação internacional. As demais, passam pela sua volta ao Brasil e a luta pelos direitos autorais, que resultou na criação da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT), até fechar em sua velhice e homenagens em vida e na sua morte. Há, ainda, um dispositivo tátil para um piano acessível.   

A equipe educativa, ainda, preparou um audioguia de modo a proporcionar uma possibilidade diferente de exploração e relação com essa mostra para todos os tipos de visitante, auxiliando a circular pelo espaço e a interagir com os objetos expostos. Na primeira faixa, ele também apresenta um pouco do ambiente e o contexto histórico em que viveu a homenageada. Na segunda, trata da relação de Chiquinha com o mundo da música. Questões e momentos importantes da sua obra e carreira são relacionadas com as possibilidades de interação e vivência musical presentes na exposição. Uma terceira faixa perpassa relações de sua vida com o presente.

Educativo

A partir da Ocupação, os educadores do Itaú Cultural propõem, ainda, para o mês de março, uma conversa sobre a vida e obra da maestrina Chiquinha Gonzaga. A Experiência Virtual passa por suas músicas, os ritmos que ela trabalhou, aspectos importantes de sua carreira e momentos significativos do Rio de Janeiro do final do século XIX e começo do XX, palco da vida da homenageada. Essas atividades são realizadas nos dias 5 e 26 de março, sextas-feiras, às 14h30; sábados 13, às 11h, e 20, às 14h; e nos domingos 7, às 11h, e 14 e 28, às 14h. Elas são transmitidas via GoogleMeet ou Zoom, cujo link para se inscrever pode ser acessado no site www.itaucultural.org.br.   

Ao longo de todos os sábados de março, em diferentes horários, a Experiência Virtual se torna um ateliê musical para criar objetos sonoros. Na oficina Ateliê Musical – construindo objetos sonoros, os participantes são convidados a utilizar caixinhas variadas e outros materiais simples para construir estes objetos em um encontro ambientado nos ritmos musicais e sons inspirados por Chiquinha. Para participar, bastam grãos e/ou missangas, caixinha de fósforo, ou qualquer outra caixinha pequena que tiver em casa, como de sabonete ou de remédio, papéis coloridos, cola líquida, fita adesiva e tesoura. Esta ação é realizada, também via Google Meet ou Zoom, com inscrições no site da instituição, nos dias 6, 13, 20 e 27 às 15h30.

home

OCUPAÇÃO

Chiquinha Gonzaga

De 24/02 a 23/05 de 2021

Funcionamento: terças-feiras a sextas-feiras, em horários sob consulta para agendamento (obrigatório) das visitas, que deve ser feito pelo link sympla.com.br/agendamentoic 

Abertura da agenda: todas as segundas-feiras, a partir das 9h, seguindo por toda a semana, com o agendamento sujeito à lotação dos grupos. Caso o visitante queira ver uma segunda mostra no mesmo dia, deve verificar a possibilidade de novo agendamento. 

Permanência do público: 50 minutos em cada exposição. Trata-se de uma limitação de tempo máximo no espaço, que considera os protocolos de periodicidade de limpeza para cada ambiente.

Ingressos: gratuitos 

Informações: pelo telefone (11) 2168-1777
Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados das 11h às 16h
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

www.itaucultural.org.br



Esta exposição segue todos os protocolos e recomendações das autoridades sanitárias.

Assessoria de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

www.conteudocomunicacao.com.br  


2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO