Institucional

Figura feminina fundamental para a música brasileira

A maestrina Chiquinha Gonzaga pautou e documentou, ao longo do século XIX, costumes e comportamentos de um Brasil em transformação. A 51ª edição da Ocupação Itaú Cultural resgata a trajetória da compositora, marcada por escândalos sociais e opressão, pioneirismo e liberdade, paixão e reconhecimento.

O batismo do Carnaval brasileiro, em um momento de confirmação da festa popular como fenômeno urbano e de multidões, não poderia vir de outra personagem da história nacional: Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a Chiquinha Gonzaga (1847-1935). Afrodescendente embranquecida pelo racismo estrutural – sua mãe era filha de uma escravizada alforriada e o pai, um militar de família tradicional –, ela detinha a transgressão e o talento necessários para abrir alas por todo o país. 

Figura feminina de grande importância para a música brasileira, a maestrina Chiquinha Gonzaga pautou e documentou, ao longo do século XIX, costumes e comportamentos de um Brasil em transformação. Esteve em sintonia com os anseios e os sentimentos das camadas sociais dominadas e enfrentou a sociedade patriarcal com coragem e audácia tanto em sua vida quanto em sua carreira. 

A 51ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural resgata a trajetória da compositora, marcada por escândalos sociais e opressão, pioneirismo e liberdade, paixão e reconhecimento. Esta exposição – desenvolvida integralmente durante a pandemia de covid-19 – propõe um mergulho na criação obstinada de uma artista que esteve, em certos aspectos, tão conectada com seu tempo, mas que antecipou uma série de questões que envolveriam a vida da mulher moderna. Sua prevalência no presente se expressa em sua ousadia e na presença contemporânea de artistas negros que contam sua trajetória e revivem sua obra.  

Autora de um expressivo acervo musical, que percorre, mescla e faz nascer novos gêneros e ritmos, Chiquinha Gonzaga trabalhou a canção brasileira no sentido de nacionalizá-la e pavimentou o caminho para o surgimento de uma música eminentemente popular, recebendo em sua homenagem o Dia da Música Popular Brasileira, celebrado em 17 de outubro, data de nascimento da instrumentista.

Abram alas! 
Itaú Cultural

home

OCUPAÇÃO

Chiquinha Gonzaga

De 24/02 a 23/05 de 2021

Funcionamento: terças-feiras a sextas-feiras, em horários sob consulta para agendamento (obrigatório) das visitas, que deve ser feito pelo link sympla.com.br/agendamentoic 

Abertura da agenda: todas as segundas-feiras, a partir das 9h, seguindo por toda a semana, com o agendamento sujeito à lotação dos grupos. Caso o visitante queira ver uma segunda mostra no mesmo dia, deve verificar a possibilidade de novo agendamento. 

Permanência do público: 50 minutos em cada exposição. Trata-se de uma limitação de tempo máximo no espaço, que considera os protocolos de periodicidade de limpeza para cada ambiente.

Ingressos: gratuitos 

Informações: pelo telefone (11) 2168-1777
Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados das 11h às 16h
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

www.itaucultural.org.br



Esta exposição segue todos os protocolos e recomendações das autoridades sanitárias.

Assessoria de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

www.conteudocomunicacao.com.br  


2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO