Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Abril de 2021: veja destaques do Itaú Cultural no mês

Mês marcou a retomada das visitas presenciais, lançamento de publicação e aniversário da Enciclopédia Itaú Cultural

Publicado em 01/05/2021

Atualizado às 17:32 de 06/05/2022

Depois de um período com suas atividades presenciais suspensas, respeitando a fase vermelha no estado de São Paulo, a sede do Itaú Cultural (IC) reabriu para o público no último dia 24 de abril, após o avanço do Plano São Paulo para a fase de transição. As mostras em cartaz são Espaço Olavo Setubal, Ocupação Chiquinha Gonzaga e Beatriz Milhazes: Avenida Paulista. É importante destacar que os protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de covid-19. Acesse aqui a cartilha para mais informações sobre as medidas adotadas.

Abaixo, relembramos a seguir as atividades mais importantes da organização em abril de 2021. Quer acompanhar as novidades? Siga nossas redes sociais no Facebook, no Instagram e no Twitter e assine a newsletter para receber a programação por e-mail.

Ocupação 50

Para celebrar os 50 primeiros homenageados do programa Ocupação, o Itaú Cultural lançou a publicação Ocupação Itaú Cultural 50 – uma celebração, com textos inéditos sobre 15 artistas que já integraram esse rol. Criado em maio de 2009, o programa está atualmente em sua 51ª edição, dedicada a compositora Chiquinha Gonzaga (as visitas seguem até 18 de julho). Leia abaixo a publicação gratuita.

Enciclopédia 20 anos

A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira completou 20 anos no dia 27 de abril. Ação pioneira, integra uma das políticas permanentes da organização, que é a preservação da memória artística, além da difusão do conhecimento por meio da disponibilização de dados biográficos, imagens, vídeos e textos analíticos sobre arte e cultura brasileira. Ao todo são 220 mil verbetes.

Acesse a página da Enciclopédia.

Crítica em movimento

Sob o impacto da pandemia, o Crítica em movimento disponibilizou – e potencializou – todas as suas ações no ambiente on-line. Além de uma programação especial, o projeto fomentou o diálogo entre públicos, criadores e críticos com uma série de oito cadernos sobre o fazer crítico e cinco episódios de um podcast.

Confira aqui as publicações.

Ouça aqui os podcasts.

Cacilda Becker, Roberto Carlos e Maria Clara Machado

Em abril o site do Itaú Cultural produziu três materiais especiais para celebrar os centenários da atriz, produtora e diretora brasileira Cacilda Becker e da diretora e dramaturga Maria Clara Machado e os 80 anos do compositor e cantor Roberto Carlos. Clique nos links abaixo para ler cada uma delas:

>> Cacilda Becker, presente! Centenário da Grande Dama do Teatro Brasileiro
>> Em seu centenário, o que aprender com Maria Clara Machado?
>> Roberto Carlos, músicas e memórias: os 80 anos do Rei

Nova série do IC para crianças

No mês que se passou o IC estreou mais uma temporada de música do IC para crianças. Na nova temporada, por meio de brincadeiras, histórias e canções, a artista Mairah Rocha mostra que é possível se divertir e fazer música usando apenas o corpo e a voz e também alguns utensílios de casa. A série, que será composta de 12 aulas, é disponibilizada aos sábados, às 11h, no canal do YouTube do IC.

Programação on-line explora as identidades nordestinas

A programação artística do Itaú Cultural também trouxe para o debate a pluralidade das identidades nordestinas. O projeto Cena agora – Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas poéticas teve uma edição em abril, contando com a participação de artistas de todos os estados da região e questionando as construções estereotipadas ou colonizadas das identidades nordestinas diante da diversidade polifônica desse universo.

A proposta segue em maio e você pode conferir a nossa agenda completa neste link.

Compartilhe