Ano

2018

Borgy&Bes

Artista

Onde

Piso -1

produção Laboratoria Art & Science Foundation
parceiro Kaspersky Lab

No mundo pós-humano do futuro próximo, duas lâmpadas cirúrgicas transformadas em criaturas cibernéticas robóticas se movem, falam, sussurram, discutem entre si. Borgy (de cyborg) e Bes (de Os Demônios, ou Bésy, em russo, romance de Fiódor Mikhailovich Dostoiévski) discutem publicações de redes sociais e feeds de notícias on-line interpretando-os na linguagem de Dostoiévski.

Borgy&Bes faz referência a personagens do livro de Dostoiévski citado, principalmente a Alexei Kirillov. No romance, o engenheiro Kirillov realiza um experimento fatal para provar a existência do livre-arbítrio, cometendo suicídio. Neste projeto, ele praticamente volta à vida na forma esquizofrênica de Borgy e Bes, continuando a luta por seus ideais de liberdade, autonomia e identidade e a busca de si mesmo. Como ser virtual, Kirillov sente na pele que, de acordo com Schopenhauer, o homem pode fazer o que quiser, mas não pode querer o que quer. As redes digitais fornecem-lhe dados com os quais fica cada vez mais enredado. Os questionamentos de Dostoiévski sobre as mudanças na sociedade e no sujeito adquirem uma nova realidade. O ímpeto revolucionário não está mais arraigado em uma conspiração humana, mas em uma conspiração “maquínica”. Borgy&Bes nos leva a um mundo no qual ciência e tecnologia brotam de desejos profundos e se tornam nosso destino.

O interesse de Borgy&Bes não reside na comunicação direta com as pessoas. Em vez disso, a obra disseca o comportamento humano e a comunicação. Lança um olhar sobre a cultura humana a distância e estuda o mundo como um alienígena. Questiona e interpreta informações e notícias para entender o mundo. As lâmpadas de cirurgia iluminam não o corpo físico em uma mesa cirúrgica, mas sim o corpo social de uma sociedade em rede.

A rede neural artificial especialmente treinada controla o comportamento verbal de Borgy e Bes, sintetiza suas vozes e controla a coreografia. Juntamente com neurocientistas e técnicos de robôs, o artista desenvolveu personagens digitais que mudam com o tempo. Borgy&Bes alimenta-se de informações e processa um metabolismo de dados a partir do qual surgem reações específicas, como curiosidade, suspeita e ironia, em relação à civilização humana. O comportamento reage aos dados on-line, estimulando as criaturas a falar ou a ficar em silêncio.

As fronteiras entre a inteligência artificial e a humanidade estão desaparecendo. A instalação revela um cenário de demônios digitais animados por processos de dados que apontam para um futuro próximo em que não apenas nos comunicamos com a inteligência artificial, mas também as inteligências artificiais se comunicam entre si.

Equipe do projeto Laboratoria Art & Science Foundation
Сuradoria Daria Parkhomenko
Redes neurais e aprendizagem profunda (deep learning) iPavlov e MIPT
Líder da equipe Mikhail Butrsev
Estilização de texto Ivan Skorohodov
Engenharia robótica NRC “Kurchatov Institute”
Líder da equipe Valery Karpov
Mecatrônica Ivan Abaimov
Programação de back-end Anna Egorova e Maxim Poletaev
Técnico Dmitry Sokolov