imagem: André Seiti
apoio Faulhaber Drive Systems
Desde 1999, os dois artistas plásticos produzem dispositivos complexos, enxutos e funcionais, que evocam o universo industrial. Marcados de racionalidade, sendo até mesmo radicais na natureza, seus dispositivos estão no centro de sua produção, embora não sejam o fim. De fato, o trabalho pretendido é musical, sendo armazenado de forma codificada no dispositivo. Latente, a obra se revela quando o dispositivo é operado, seja pelo público, no caso de instalações interativas, seja pelos artistas, no caso de performances. Os dispositivos da dupla não produzem um conteúdo exclusivo e predefinido, combinando e organizando informações de acordo com parâmetros variáveis. Aleatória, efêmera, multidimensional, a obra se revela diferente e infinita a cada vez.
πTon/2 é uma instalação sonora que intervém na continuidade das pesquisas do Cod.Act na organicidade mecânica e sonora. Ela é produto de uma experiência com a deformação de uma forma elástica e sua incidência na evolução de uma obra musical. O objeto é um anel flexível fechado em si mesmo e acionado por motores de torção localizados dentro de seu corpo. Torcendo-se e virando para si mesmo, πTon se movimenta de maneira muito natural e imprevisível.
A origem da música criada por πTon é um som profundo de clarinete baixo. A evolução acontece de acordo com seus movimentos e é amplificada em alto-falantes localizados em seu interior. Quando πTon se move devagar, suas contrações e suas dilatações produzem sons sensuais que evoluem como uma respiração profunda. Quando os movimentos se tornam rápidos, nervosos e brutais, a criatura desenvolve um som ácido e agudo ao longo do tubo, como um fluxo nervoso.