Recursos acessíveis no espaço expositivo agregam diversos públicos

Faz quase uma década, o Itaú Cultural vem desenvolvendo e aperfeiçoando processos e ações no campo da acessibilidade a fim de agregar diversos públicos, externa e internamente. Acompanhe como será nesta mostra

O projeto de acessibilidade para Geraldo de Barros – Imaginário, construção e memória, explora os três pontos centrais da exposição embutidos em seu título. O ponto de partida para a elaboração da proposta foi a multiplicidade de linguagens e os diversos caminhos de experimentação pelos quais o artista percorreu durante sua trajetória artística, sempre levando em consideração o papel fundamental e ativo que o público tem na criação artística.

Assim, os três andares do espaço expositivo contam com mapa tátil e piso podotátil, vídeoguias para o público surdo, objetos táteis e audiodescrição para os visitantes cegos e pessoas com deficiência visual, audioguias mediados, vídeos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas em português/inglês, além de recursos de segurança contra o Covid-19.

No primeiro andar, os mecanismos de acessibilidade para esta exposição percorrem a imaginação, a fotografia e a Gestalt em Geraldo de Barros. Mapa tátil e pisopodotátil orientam o visitante, que, em três pontos encontra ferramentas de audiodescrição – uma para apresentar o piso e mais duas para os objetos táteis e uma breve contextualização da obra. Três videoguias abordam o tema de inspiração gestáltica A imagem é algo que tem que ser construído, ela não existe sozinha. Objetos e pranchas táteis ou de alto relevo reproduzem as obras They Are Kissing, pintura a óleo e colagem sobre aglomerado de 1964, e uma colagem sobre papel Sem título, de 1996,1998 e integrante da série Sobras.

Chegando no primeiro subsolo, o contexto é a construção, forma e a concretude. Ali o visitante também é orientado com mapa tátil e pisopodotátil e encontra outros três pontos de audiodescrição. Dois videoguias desenvolvem os temas deste andar, com especial foco para o mobiliário e as fórmicas, que servem como inspiração para que assuntos da arte concreta sejam trabalhados. Ainda neste piso, a reprodução tátil de uma das obras da mostra propõe uma composição de formas geométricas, auxiliando na construção da figura a partir de sua desconstrução.

Mais abaixo, no segundo subsolo, os recursos de acessibilidade navegam pela memória na história, processos e paixão de Geraldo. Entre o mapa e o pisopodotátil, mais três audiodescrições e dois audioguias traçam a cronologia e o percurso histórico do artista, assim como o seu papel social e de uma nova geração de artistas não provenientes das elites econômicas do país. O tema é A inquietação do papel do artista na sociedade. Objetos táteis reproduzem uma miniatura de cadeira que ele criou na UNILABOR e de um sofá, idealizado por Barros para a HOBJETO. Os logotipos projetados pelo artista para cada uma das lojas também contarão com pranchas em alto relevo, fechando a visitação acessível da exposição.


O Itaú Cultural e a acessibilidade
Ao longo dos últimos anos, o Itaú Cultural vem desenvolvendo e aperfeiçoando processos e ações no campo da acessibilidade a fim de agregar diversos públicos, tanto em sua equipe de colaboradores quanto em sua programação. A primeira ação se deu em 2012, com o videoguia em Libras da exposição Lygia Clark: uma Retrospectiva. No ano seguinte, criou-se um grupo de trabalho para discutir esse tema. Em 2016, com a formação do Comitê de Acessibilidade – atual Fórum de Acessibilidade –, mais um grande passo foi dado no intuito de tornar a programação do IC cada vez mais acessível.

De lá para cá, cada vez mais a programação, exposições e eventos promovidas pelo Itaú Cultural – presencial e virtualmente –, contém mais ferramentas que ampliam o acesso de todos os públicos a elas.

home

De 11/08 a 07/11 de 2021

Ingressos: gratuitos

Funcionamento: terças-feiras a domingo, das 12h às 18h, mediante agendamento via Sympla.

Abertura da agenda: todas as segundas-feiras, a partir das 9h, seguindo por toda a semana, com o agendamento sujeito à lotação dos grupos. Caso o visitante queira ver uma segunda mostra no mesmo dia, deve verificar a possibilidade de novo agendamento.

Permanência do público: 50 minutos em cada exposição. Trata-se de uma limitação de tempo máximo no espaço, que considera os protocolos de periodicidade de limpeza para cada ambiente.

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18. E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

O Itaú Cultural segue protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de Covid-19.  Acesse no site a cartilha para mais informações sobre as medidas adotadas.  

www.itaucultural.org.br

Assessoria de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo: (11) 98211 6595 carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

www.conteudocomunicacao.com.br  


2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO