Protagonista da vanguarda construtiva e da produção pop e performática

Mostra procura revelar a coerência e originalidade da produção de Geraldo de Barros, apesar da grande variedade de soluções adotadas, abordando sua obra por três pontos de vista distintos

Experimentador incansável, Geraldo de Barros desenvolveu sua arte em múltiplas direções: pintura, gravura, design e fotografia. Participou como protagonista tanto da vanguarda construtiva do Grupo Ruptura (entre 1952 e 1957; o grupo continuou até 1959) quanto da produção pop e performática do Grupo Rex (1966-1967), sempre mantendo uma poética muito pessoal. Nesta exposição, tentamos mostrar a coerência de fundo e a indiscutível originalidade de sua produção apesar da grande variedade de soluções adotadas, abordando sua obra por três pontos de vista distintos.

No 1º andar, exploramos a relação entre imaginário e abstração formal em seus trabalhos a partir das influências de Paul Klee, cuja produção Geraldo descobriu em 1948, e dos artistas do Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro, que conheceu em 1949, graças ao crítico Mário Pedrosa e ao artista Almir Mavignier. A seção é conduzida pela fotografia, desde os experimentos juvenis até a produção tardia das Sobras, e inclui também desenhos, gravuras e pinturas de suas diferentes fases.

No 1º subsolo, sob o signo de Max Bill, que Geraldo conheceu em 1951, investigamos as constantes de seus métodos e princípios construtivos, tendo como referência o design de mobiliário.

As duas primeiras seções apresentadas não seguem uma ordem cronológica rigorosa, sugerindo analogias e cruzamentos entre diferentes fases e técnicas.

O 2º subsolo, curado por Michel Favre a partir do rico arquivo de Geraldo de Barros conservado em Genebra, na Suíça, é uma grande linha do tempo que põe em relação obras, documentos e outros materiais, reconstruindo e problematizando as diferentes etapas de sua poética.

Lorenzo Mammi

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De 11/08 a 07/11 de 2021

Ingressos: gratuitos

Funcionamento: terças-feiras a domingo, das 12h às 18h, mediante agendamento via Sympla.

Abertura da agenda: todas as segundas-feiras, a partir das 9h, seguindo por toda a semana, com o agendamento sujeito à lotação dos grupos. Caso o visitante queira ver uma segunda mostra no mesmo dia, deve verificar a possibilidade de novo agendamento.

Permanência do público: 50 minutos em cada exposição. Trata-se de uma limitação de tempo máximo no espaço, que considera os protocolos de periodicidade de limpeza para cada ambiente.

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18. E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

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