Experimentador incansável, Geraldo de Barros desenvolveu sua arte em múltiplas direções: pintura, gravura, design e fotografia. Participou como protagonista tanto da vanguarda construtiva do Grupo Ruptura (entre 1952 e 1957; o grupo continuou até 1959) quanto da produção pop e performática do Grupo Rex (1966-1967), sempre mantendo uma poética muito pessoal. Nesta exposição, tentamos mostrar a coerência de fundo e a indiscutível originalidade de sua produção apesar da grande variedade de soluções adotadas, abordando sua obra por três pontos de vista distintos.
No 1º andar, exploramos a relação entre imaginário e abstração formal em seus trabalhos a partir das influências de Paul Klee, cuja produção Geraldo descobriu em 1948, e dos artistas do Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro, que conheceu em 1949, graças ao crítico Mário Pedrosa e ao artista Almir Mavignier. A seção é conduzida pela fotografia, desde os experimentos juvenis até a produção tardia das Sobras, e inclui também desenhos, gravuras e pinturas de suas diferentes fases.
No 1º subsolo, sob o signo de Max Bill, que Geraldo conheceu em 1951, investigamos as constantes de seus métodos e princípios construtivos, tendo como referência o design de mobiliário.
As duas primeiras seções apresentadas não seguem uma ordem cronológica rigorosa, sugerindo analogias e cruzamentos entre diferentes fases e técnicas.
O 2º subsolo, curado por Michel Favre a partir do rico arquivo de Geraldo de Barros conservado em Genebra, na Suíça, é uma grande linha do tempo que põe em relação obras, documentos e outros materiais, reconstruindo e problematizando as diferentes etapas de sua poética.
Lorenzo Mammi
De 11/08 a 07/11 de 2021
Ingressos: gratuitos
Funcionamento: terças-feiras a domingo, das 12h às 18h, mediante agendamento via Sympla.
Abertura da agenda: todas as segundas-feiras, a partir das 9h, seguindo por toda a semana, com o agendamento sujeito à lotação dos grupos. Caso o visitante queira ver uma segunda mostra no mesmo dia, deve verificar a possibilidade de novo agendamento.
Permanência do público: 50 minutos em cada exposição. Trata-se de uma limitação de tempo máximo no espaço, que considera os protocolos de periodicidade de limpeza para cada ambiente.
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18. E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
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