Release

A construção da obra de Sueli Carneiro, de sua ancestralidade até os dias atuais, é o tema da nova Ocupação no Itaú Cultural

Como filha de Ogum, Sueli empunha a sua espada com lâmina de palavras afiadas. Elas traduzem os seus pensamentos e atos, desbravando caminhos para o debate do feminismo negro brasileiro e para a construção de um país antirracista. A mostra revela a sua trajetória pessoal e como se tornou ativista e uma das intelectuais mais atuantes e referenciais em atividade no Brasil, além de ser uma das fundadoras do Geledés - Instituto da Mulher Negra, sempre pautada por quem a antecedeu e pautando gerações depois dela.

Saiba mais

INSTITUCIONAL

Celebração a uma mulher, pensadora e articuladora de ideias e pessoas

Para o Itaú Cultural a homenagem a Sueli Carneiro, cujos artigos, percepções, ativismo e rede de afetos influenciaram e influenciam movimentos negros e apontam para caminhos para quem quer construir um Brasil verdadeiramente antirracista é absolutamente necessário.

Saiba mais

Na cidade

O percurso de Sueli pela cidade de São Paulo  

Nascida na capital paulista, em 1950, Sueli Carneiro coleciona pedaços da maior cidade do Brasil e da América Latina, em sua memória afetiva. Gabriela Leandro Pereira, professora adjunta da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) escreveu para o Itaú Cultural, pequenos textos de cada um de seus caminhos.

Saiba mais

afro-latino-americana

A importância de Sueli Carneiro no pensamento afro-latino-americano

A antropóloga colombiana Mara Viveros Vigoya, fundadora e atual coordenadora da Escuela de Estudios de Género de la Universidad Nacional de Colombia, em Bogotá, escreveu texto inédito para o hotsite do Itaú Cultural sobre a contribuição fundamental de Sueli para a leitura e interpretação do funcionamento do racismo e do sexismo na América Latina.

Saiba mais

palavras de sueli

A palavra como ferramenta de disseminação de uma luta

Sueli Carneiro escreve e fala incansavelmente para disseminar suas ideias e implementar direitos. Suas palavras são contundentes como espada afiada em campo de combate. Aqui, segue um resumo de pensamentos dela que permeiam a Ocupação em sua homenagem.

Saiba mais

passo a passo

Uma vida que faz intersecção com desenvolvimento intelectual, ativismo e vasta e potente produção

Uma simbólica árvore no centro da exposição reina soberana, enquanto ao seu redor se revela a história de Sueli Carneiro. Plantas e ervas recebem o público para conduzi-lo por quatro eixos que abrigam o percurso da homenageada entre cerca de 140 itens, entre fotos, documentos e iconografia. Aqui um resumo desses vários caminhos.

Saiba mais

Galeria

Fotos para divulgação

A seguir, as imagens para download da Ocupação Sueli Carneiro. Para encontrar os créditos e legendas das fotos referentes à mostra, clique no botão abaixo.

Download das imagens

Audiovisuais

Vida e produção intelectual em primeira pessoa e depoimentos

Saiba mais sobre Sueli Carneiro nestes trechos de dois dos cinco audiovisuais com depoimentos, que estarão presentes na Ocupação em sua homenagem.

Aqui, no primeiro, ela própria fala sobre aspectos de sua vida. No segundo, o tema é a sua produção intelectual, em depoimentos de Edson Lopes Cardoso, doutor em educação e diretor do portal Ìrohìn – Comunicação e Memória Afro-brasileira; Bianca Santana, jornalista e autora da biografia da homenageada, Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro; e Douglas Belchior, professor de história.

educativo

Programação paralela do educativo gira em torno de duas grandes mulheres, Sueli Carneiro e Conceição Evaristo

A filósofa homenageada e a escritora, que também foi foco de uma Ocupação do Itaú Cultural, em 2017, inspiram as atividades preparadas pelo Núcleo de Educação para esta exposição. Elas provocam uma conexão entre os trabalhos das duas.

Saiba mais

De 28 de agosto a 31 de outubro de 2021
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro Piso Paulista

Ingressos: gratuitos

Funcionamento: terças-feiras a domingo, das 11h às 19h.

Informações:
pelo telefone (11) 2168.1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

O Itaú Cultural segue protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de Covid-19.  Acesse no site a cartilha para mais informações sobre as medidas adotadas.  

Assessoria de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo: (11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO