Foto: Marcus Steinmeyer

Institucional

Celebração a uma mulher, pensadora e articuladora de ideias e pessoas

Para o Itaú Cultural a homenagem a Sueli Carneiro, cujos artigos, percepções, ativismo e rede de afetos influenciaram e influenciam movimentos negros e apontam para caminhos para quem quer construir um Brasil verdadeiramente antirracista é absolutamente necessário.

Esta Ocupação nasce para homenagear uma vida e um pensamento. Aos 71 anos, completados em junho de 2021, Sueli Carneiro é uma das intelectuais negras mais atuantes e referenciais em atividade no país. Da menina nascida no bairro da Lapa, zona oeste da capital paulista, à doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e um dos nomes que abriram os caminhos do feminismo negro brasileiro. A trajetória de Sueli é imensa – e uma pequena parte dela é celebrada aqui.  

Celebrada e recontada: eis uma biografia marcada pelo ativismo e pelo desenvolvimento de um pensamento filosófico e acadêmico. A Sueli que, ao entrar na USP, contava com pouquíssimos de seus pares negros, hoje fala de ações afirmativas, como as cotas raciais (que sua geração foi determinante na formulação, vale dizer), reconhecendo a mudança que houve nas universidades nacionais, mas ciente de que ainda é pouco. Sueli tem o olhar atento de quem sabe que essa luta, no caso do Brasil, precisa ser permanente. Porque há muito a ser feito.  

De uma família unida, conectada, presente, formadora e movedora, a pensadora Sueli é ainda uma entusiasta do fazer coletivo e, nesta Ocupação, ela não está sozinha. Os que vieram antes seguem junto com a homenageada, quem veio depois também está presente e saúda o privilégio de ser contemporâneo de Sueli Carneiro.  

A exposição traz elementos que contam sobre Sueli: das suas memórias pessoais, a paixão pelo futebol, a força e a simbologia de sua religiosidade, à sua jornada de formuladora de debates fundamentais sobre o país.  

O Itaú Cultural (IC) sente-se honrado de celebrar a mulher, a pensadora, a articuladora de ideias e pessoas que é Sueli Carneiro. Não há dúvidas de que seus artigos, suas percepções, seu ativismo e sua rede de afetos influenciaram e influenciam movimentos negros e apontam para caminhos para quem quer construir um Brasil verdadeiramente antirracista. Sueli é gigante e homenageá-la é absolutamente necessário. Hoje e sempre. Que mais gerações acessem e se aproximem do legado de Sueli Carneiro.

Esta é a 52ª exposição da série Ocupação, programa permanente do IC que pretende estimular diálogos entre gerações de criadores e intelectuais brasileiros. Ela conta também com um site, no qual é possível encontrar conteúdos exclusivos.  

Itaú Cultural

home

De 28 de agosto a 31 de outubro de 2021
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro Piso Paulista

Ingressos: gratuitos

Funcionamento: terças-feiras a domingo, das 11h às 19h.

Informações:
pelo telefone (11) 2168.1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

O Itaú Cultural segue protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de Covid-19.  Acesse no site a cartilha para mais informações sobre as medidas adotadas.  

Assessoria de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo: (11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO