Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Todos os "Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea"

Série apresentou novos escritores em poesia e prosa, em gêneros e de estilos variados, com curadoria de Fabiana Carneiro e Enéias Tavares

Publicado em 08/02/2024

Atualizado às 17:41 de 08/02/2024

A coluna Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea apresentou, de julho de 2021 a fevereiro de 2024, 31 escritores que marcam a atualidade da nossa produção literária. A série teve duas fases, ambas com curadoria de pesquisadores: a primeira leva de autores foi escolhida por Fabiana Carneiro da Silva e exibiu textos selecionados das suas obras; a segunda, sob regência de Enéias Tavares, contou com textos inéditos, produzidos pelos artistas para o site do Itaú Cultural. O resultado é uma panorama em poesia e prosa da diversidade literária do país, no que se refere a vivências, perspectivas, estilos e gêneros. Confira abaixo todas as colunas.

curadoria Fabiana Carneiro da Silva

Fabiana tece um caminho que alinhava docência, pesquisa e ações artísticas no campo dos saberes contra-hegemônicos, sobretudo a partir do eixo constituído por literatura, corpo e experiência comunitária. Doutora em teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo (USP), atua como professora adjunta do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Kika Sena
Julie Dorrico
Carol Fernandes
Vãngri Kaingáng
Marcelo Ricardo
Marina Farias
Aline Rochedo Pachamama
Calila das Mercês
Bruna BG
Thiago Costa
Daisy Serena
Hanna Limulja
Auritha Tabajara
Maria Dolores Rodriguez
Cacá Fonseca
Lucas Litrento
abigail Campos Leal
Ezequiel Vitor Tuxá
Camillo César Alvarenga

curadoria Enéias Tavares

Enéias é escritor, professor e tradutor. Tem trabalhado com projetos transmídia envolvendo a série Brasiliana Steampunk. Seus livros já foram publicados por editoras como LeYa, AVEC, Arte & Letra e DarkSide Books. Sua curadoria em Nova literatura brasileira valoriza a produção insólita nacional, partindo do projeto Fantástico brasileiro, sediado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.

Karen Soarele
Cesar Bravo
Fábio Kabral
Sandra Menezes
Cristhiano Aguiar
Nikelen Witter
AJ Oliveira
Ana Rüsche
Márcio Benjamin
Juliane Vicente
Jana Bianchi
Marcelo Ferroni

Compartilhe