Com curadoria da pesquisadora Fabiana Carneiro da Silva, a série Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea trouxe para o site do Itaú Cultural em 2021 seis escritores da cena literária recente, com poesia e prosa. Atenta à produção de todas as regiões do país, a série segue em 2022. 

 

julho/21 – Kika Sena

Na imagem em preto e branco, a poeta está contra uma parede branca com manchas escuras de umidade. Nós a vemos acima do peito, com os braços abertos (a foto os corta no antebraço). Ela tem os cabelos crespos e pretos.
Retrato da poeta Kika Sena (imagem: Sarah Bicha)

agosto/21 – Julie Dorrico

Retrato da escritora Julie Dorrico
Retrato da escritora Julie Dorrico (imagem: Acervo pessoal)

setembro/21 – Carol Fernandes

Retrato colorido da escritora do busto para cima. Ela é uma mulher negra, está com o cabelo preso em um turbante colorido, está de brinco, tem um piercing no septo, está de batom magenta e veste camiseta preta. Ela sorri de boca fechada para a frente. O fundo é amarelo.
A escritora e ilustradora mineira Carol Fernandes (imagem: divulgação)

outubro/21 – Vãngri Kaingáng

A escritora sorri para a foto. Ela está com uma blusinha e uma bermuda pretos e enfeites feitos com penas estão nos seus cabelos e caídos ao lado do corpo. O rosto tem uma linha vermelha como decoração.
A escritora Vãngri Kaingáng (imagem: Acervo pessoal)

novembro/21 – Marcelo Ricardo

Retrato do homem negro sentado em um banquinho. Vemos ele dos joelhos para cima, ele tem dreads, está de óculos de grau amarelos redondos, veste camisa branca sem mangas, calça azul e um lenço azul em volta do torso. Ele olha sério para a frente
O escritor Marcelo Ricardo (imagem: Acervo pessoal)

dezembro/21 – Marina Farias

Foto do rosto de Marina. Em diagonal, uma folha verde cobre parte da imagem e da sua face direita. A escritora é negra, tem cabelo encaracolado com luzes e está séria.
A escritora Marina Farias (imagem: Acervo pessoal)

janeiro/22 – Aline Pachamama

Fotografia da escritora Aline Rochedo Pachamama. Ela é uma mulher originária do povo Puri da Mantiqueira. Está sorrindo para a foto, à sua frente seus livros estão de pé. Atrás dela se vê árvores e céu azul.
A escritora Aline Rochedo Pachamama (imagem: divulgação)

fevereiro/22 – Calila das Mercês

Mulher negra de cabelo trançado preso em um coque. Ela está sentada olhando para a frente sorrindo de boca fechada. Veste um macacão preto e uma blusa bege por cima. No fundo há um mural.
A escritora Calila das Mercês (imagem: Thaís Mallon)

março/22 – Bruna BG

Bruna está sentada,
A rapper Bruna BG (imagem: Divulgação)

abril/22 – Thiago Costa

Contra um fundo escuro, vemos a imagem do escritor recortada um pouco abaixo dos ombros. Thiago é um homem negro, com cabelo bem curto, barba e bigode.
O escritor Thiago Costa (imagem: Acervo pessoal)

maio/22 – Daisy Serena

Contra um fundo cinzento, a autora, uma mulher negra de batom vermelho, é visualizada até pouco abaixo dos ombros. Ela olha para o lado e tem os cabelos pretos presos no alto da cabeça.
A escritora Daisy Serena (imagem: Acervo da autora)
Veja também