/LINHA DO TEMPO

O Itaú Cultural e o cinema

O Itaú Cultural tem relação estreita com o fomento ao cinema e audiovisual brasileiro desde que foi criado em 1987, o que inclui distribuição de filmes para escolas públicas, bibliotecas, centros culturais e secretarias de cultura, apoios por meio do programa Rumos Itaú Cultural, produções próprias, exposições, promoção de debates e outras atividades.

Anos 80

Programa Cinema Cultural: produção de curtas-metragens sobre a história política e cultural do país e formação de videoteca.

• Panorama Histórico Brasileiro (PHB): produz 15 documentários com foco em cultura e comportamento na história social, política e econômica brasileira.

• PHB: pré-estreia A arte no auge do Império, de Denoy de Oliveira; Anos 30: entre duas guerras, entre duas artes, de Décio Pignatari; e Pós-Modernidade, de Mirella Martinelli.

• Videoteca do Itaú Cultural é iniciada com a aquisição de 20 títulos de curta e média metragens.

Anos 90

Produção de vídeos Aspectos da cultura brasileira - Retrato de um século e BR/80: Pintura Brasil década 80.

• Encontros: documentários sobre artistas e personalidades como Gregório Gruber, Claudio Tozzi, Fiaminghi, Nuno Ramos, Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Baravelli, Oscar Niemeyer, Paulo Pasta, Tunga, Aguilar e outros.

• Videoteca passa a ser circulante, com 600 títulos entre documentários, ficção e videoarte.

• 1ª edição do Rumos Cinema de Vídeo 1998: Um dos destaques contemplados é Santo Forte, de Eduardo Coutinho, após quase uma década sem filmar, desde Cabra marcado para morrer.

• Viagens: mostra de filmes Viagens pelo Brasil e lançamento de Na rota dos Orixás e Retrato falado de Castro Alves. Programação integra projeto multidisciplinar com exposição, oficinas, shows e programação de cinema.

• Rumos Cinema de Vídeo 1999-2000: As inscrições passam a ser por meio de edital público para as modalidades Jovens realizadores; Desenvolvimento de projetos e Finalização. Entre os contemplados, Carranca de acrílico azul piscina, de Marcelo Gomes e Karin Ainouz, cineastas nordestinos em início de carreira.

• Viagens na Fronteira: exibe documentários de Carlos Nader, Sandra Kogut, Roberto Moreira, Lucas Bambozzi e Marcello Dantas, desenvolvidos para o Fronteiras, projeto multidisciplinar do Itaú Cultural para refletir sobre território, seus limites e desdobramentos, interpretados em fronteiras geográficas, históricas, políticas e culturais.

Anos 2000

É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários: A parceria aqui iniciada estende-se até hoje.

Marginália 70: o experimentalismo no Super-8 brasileiro: mostra reúne produção de filmes em super-8 produzidos no Brasil na década de 1970. O curador Rubens Machado Jr. desenvolve pesquisa, com apoio do Itaú Cultural, para localizar, recuperar e remasterizar o trabalho de 78 realizadores, compondo uma seleção de mais de 100 filmes. A mostra integra o evento multidisciplinar Anos 70: trajetórias.

Rumos Cinema de Vídeo 2001-2002: durante o período de inscrições realiza palestras em cinco instituições parceiras espalhadas pelo país para ampliar e promover a profissionalização na formatação de projetos. Exibe O prisioneiro da grade de ferro, de Paulo Sacramento, e 33, de Kiko Goifman, contemplados anteriormente

Rede Onda Cidadã: o projeto segue até 2013 para difundir informações sobre as rádios comunitárias, públicas e universitárias do Brasil e ampliado para outras linguagens, como audiovisual, impressos, internet, experiências de mídia tática e diversas formas de intervenção urbana.

Jogo de Ideias: programa televisivo, que segue até 2012, sobre artes e cultura, comandado pelo jornalista Claudiney Ferreira.

Mostra Made in Brasil - três décadas do vídeo brasileiro: com curadoria de Arlindo Machado, segue até 2005, itinerando com trabalhos de realizadores em cinco programas temáticos que abordam aspectos diversos da produção de vídeo no Brasil.  É publicada a 1ª edição do livro homônimo.

Mostra Itinerante Brasilidade: durante um ano circula em 12 cidades brasileiras e três portuguesas.

Rumos Cinema de Vídeo 2003-2005: aprofunda a formação de profissionais na área de produção de documentários, disponibiliza recursos e acompanhamento técnico. No Laboratório de Projetos do Itaú Cultural, os selecionados participam de palestras e grupos de discussão para análise crítica e aprimoramento de seus projetos com temas relacionados ao Brasil contemporâneo. Os trabalhos contemplados resultam na série para televisão Brasil 3x4.

On_Off: experiências em live image: festival dedicado a espetáculos que trabalham o som e a imagem de maneiras experimentais e com edição ao vivo. Segue até 2017.

Rumos Cinema de Vídeo 2006-2007: durante o processo de inscrição, são realizadas atividades de formação em 13 cidades, em instituições parceiras.

Cinco sobre Cinco Documentários: itinerância participa da Mostra Internacional do Filme Etnográfico, no Rio de Janeiro.

Mostra Rumos Itaú Cultural Cinema e Vídeo - Seleção Especial: exibição de quatro documentários, premiados nas edições anteriores do programa,  em Porto Velho (RO); São Luís (MA); João Pessoa (PB); Santos (SP); Cuiabá (MT); Recife (PE); Arraial d’Ajuda (BA); e Aracaju (SE).

Conexões Itaú Cultural – Mapeamento Internacional da Literatura Brasileira: o mapeamento inédito produz programas veiculados em redes de TVs parceiras do Itaú Cultural.

MediaOn - Seminário Internacional de Jornalismo Online [edições de 2007 a 2011]: como parte da programação um workshop debate experimentação audiovisual.

Cinco sobre cinco- Documentários: lançamento de DVDs com exibições e debates com os diretores. Publicação do livro Sobre fazer documentários, com textos de Cao Guimarães, Carlos Nader, Consuelo Lins, Érika Bauer e outros.

Exposição Cinema sim: narrativas e projeções: 11 artistas da Alemanha, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Japão, França, Inglaterra e Suíça, além do Brasil, assinam as obras que têm a tecnologia cinematográfica como suporte.

Mostra Visionários - Audiovisual na América Latina.

• Invisibilidades: o projeto promovido bienalmente segue até 2010 para promover debates sobre a produção de ficção científica na literatura e nas artes brasileiras.

Criação de canais no YouTube, Facebook, Twitter, Flickr e MySpace.

Cinema de Bordas: exibição de produções realizadas com baixo orçamento e poucos recursos. Segue até 2015.

Rumos Cinema de Vídeo 2009-2011: Três novas categorias são criadas - Filmes e Vídeos Experimentais; Projetos Multimídia; e Documentário para Web. Recebeu 662 inscrições. Durante as inscrições, são realizadas palestras e workshops em 11 cidades brasileiras.

Ocupação Rogério Sganzerla.

Sistematização do acervo audiovisual institucional

Rumos Cinema de Vídeo - linguagens expandidas 2012-2014: realiza oficinas voltadas para a produção audiovisual, em todas as regiões do Brasil. Rumos Cinema e Vídeo com temática livre, explora a linguagem para a internet, com o uso câmeras multi-formato, smartphones e dispositivos móveis para a realização de vídeos autorais.

Iconoclassicos: série de filmes sobre artistas brasileiros contemporâneos. Cada episódio é realizado por um diretor de destaque no contexto cinematográfico brasileiro, imprimindo qualidade autoral às obras. A seleção traz documentários sobre Itamar Assumpção, Nelson Leirner, José Celso Martinez Corrêa e Rogério Sganzerla e uma adaptação do livro Catatau, de Paulo Leminski.

Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural: a mostra itinerante do acervo segue até 2019, com obras de artistas como Eder Santos, Brígida Baltar, Thiago Rocha Pitta, Rivane e Sérgio Neuschwander, Sara Ramo e Luiz Roque.

Ocupação Nelson Pereira dos Santos

Encontros de Cinema: segue até 2019 com ciclos de debates sobre processos de criação, o fazer cinema e as tendências contemporâneas.

INA e os Sentidos da Imagem: Produção e Memória: mostra com curadoria de Daniela Capelato exibe documentários sobre cultura e política realizados na França, de 1961 a 2013. Os filmes fazem parte do acervo do Instituto Nacional do Audiovisual.

Ver é uma Fábula. Mostra Cao Guimarães: exposição com 21 obras do artista. Ciclo de filmes exibe os oito longas-metragens de sua autoria.

Cine Curtinhas: os ciclos de filmes de animação para crianças seguem presenciais até 2019. Em 2020, devido à pandemia do Covid-19 passam a ser exibidos on-line. Hoje integram o catálogo do Itaú Cultural Play.

• Mostra de Curtas Premiados, com edições anuais de 2015 a 2020

Mekukradjá: círculos de debates, captação de depoimentos e mostra de filmes para pensar a presença dos indígenas no Brasil na atualidade.

Ocupação Person

Terças de Cinema: ciclos de filmes de festivais como o É Tudo Verdade e Anima Mundi

Ocupação Eduardo Coutinho

Anos 2020

Ocupação Eduardo Coutinho é exibida no IMS-Rio

Festival Arte Como Respiro - Audiovisual: até o fim do ano, apresenta os trabalhos dos 200 selecionados na edição audiovisual do Arte Como Respiro: micro editais de emergência.

Ciclos de Filmes online: 19 mostras, 89 filmes, 154 mil plays em www.itaucultural.org.br

EAD Projeções - Linguagem e Processos Criativos no Cinema Brasileiro Contemporâneo. Carga horária 52h e 40 vagas  

Lançamento Itaú Cultural Play: streaming com objetivo de difundir os múltiplos gêneros da produção audiovisual brasileira.

home

Plataforma de streaming gratuita de cinema brasileiro
A partir de 19 de junho de 2021
No celular, tablet, computador e TV
Endereço para cadastramento e acesso à plataforma: itauculturalplay.com.br


Avenida Paulista, 149,
Estação Brigadeiro do Metrô 
Fones: (11) 2168-1777 
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

www.itaucultural.org.br

Assessoria de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Carina Bordalo: (11) 9 8211 6595 carina.bordalo@terceiros.itaucultural.org.br
Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com
Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  
Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       
Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

www.conteudocomunicacao.com.br  


2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO