/ para crianças

Plataforma dedica programação lúdica de produções para as crianças em seleção especial feita pelo próprio Itaú Cultural

Um dos destaques da Itaú Cultural Play é o Cine Curtinhas. Criação do Núcleo de Audiovisual e Literatura da instituição, este é um programa permanentemente dedicado às crianças com filmes de animação.

Sempre atento à construção de programações lúdicas para as crianças, o Itaú Cultural oferece o Cine Curtinhas, sessões de cinema para este público mirim desde 2014. Antes presenciais, a partir do início da pandemia migraram para exibições on-line, via site da instituição www.itaucultural.org.br. Para inaugurar o catálogo da Itaú Cultural Play, a equipe do Núcleo de Audiovisual e Literatura selecionou, entre elas, os primeiros 12 filmes para os pequenos espectadores.

Caminho dos gigantes, de Alois Di Leo, tem temática indígena e é emoldurado pela trilha sonora do peruano Tito de la Rosa, composta a partir de instrumentos andinos e incas. No filme, Oquirá, uma menina indígena, vive com o seu povo na floresta. Ela se recusa a compartilhar de um ritual de passagem de um dos membros da aldeia e foge para a selva. Ali, a garota inicia uma jornada de conhecimento do ciclo da vida, na qual os seres humanos são parte integrante da natureza.

Desenvolvida no ambiente mágico dos mitos indígenas, esta animação foi lançada no Festival Internacional de Animação de Annecy, na França, um dos mais prestigiosos eventos do gênero no mundo. Conquistou os Prêmios de Melhor Animação e de Melhor Curta-Metragem pelo Júri Adulto no Festival Internacional de Cinema para Crianças de Chicago, nos Estados Unidos, em 2016; o Prêmio do Júri no Festival América Latina de Biarritz, França, em 2016 e o Prêmio do Júri de Melhor Concepção Sonora no Anima Mundi, em 2016.

Órun Aiye: a criação do mundo é mais um filme em cartaz que vale destacar. Utilizando diferentes técnicas de animação, entre bonecos e stop-motion, e com olhar feminino, as jovens diretoras negras baianas Jamile Coelho e Cintia Moreira celebram a representatividade da cultura afro-brasileira como espaço de preservação da memória, de respeito aos mais velhos e à natureza.  Com participação de Carlinhos Brown, um avô narra à sua neta a história da criação do mundo e dos seres humanos segundo a mitologia iorubá, fala da jornada de diferentes orixás e os conflitos deste episódio de nascimento, no qual homens e mulheres são feitos a partir do barro. Ganhou os prêmios de melhor animação no Largo Film Awards, Suíça, em 2016 e de melhor filme pelo Júri Popular no Feciba – Festival de Cinema Baiano, em 2016.

Produção vinda de Goiás, O malabarista, de Iuri Moreno, mistura documentário e ficção, com animação desenhada. Enquanto a cidade desperta para mais um dia monótono e barulhento de trabalho, um malabarista acorda e é saudado por um bando de pássaros coloridos. Ele se prepara para arrancar o sorriso de crianças e adultos com a sua arte. Contada pelos desenhos, é ampliada pela participação de malabaristas reais, que descrevem suas experiências cotidianas e as alegrias do trabalho.

A animação carioca Menina da chuva, premiada na 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, tem direção de Rosária. De maneira delicada e profunda, o curta-metragem trata de temas como identidade, preconceito racial, empoderamento e valorização das diferenças. Criado a partir de desenhos em papel que lembram rascunhos, também trabalha com as diferenças entre as cores.


Acesse aqui as informações e frames para download de todos os filmes para as crianças em exibição na Itaú Cultural Play.

home

Plataforma de streaming gratuita de cinema brasileiro
A partir de 19 de junho de 2021
No celular, tablet, computador e TV
Endereço para cadastramento e acesso à plataforma: itauculturalplay.com.br


Avenida Paulista, 149,
Estação Brigadeiro do Metrô 
Fones: (11) 2168-1777 
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

www.itaucultural.org.br

Assessoria de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Carina Bordalo: (11) 9 8211 6595 carina.bordalo@terceiros.itaucultural.org.br
Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com
Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  
Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       
Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

www.conteudocomunicacao.com.br  


2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO