/ Animação

Produções de animação para adultos são destaque no catálogo do streaming de cinema do Itaú Cultural desde a estreia

Além dos filmes exibidos na seleção para as crianças, com o Cine Curtinhas, a nova plataforma de cinema traz obras de animação voltadas para o público adulto. O cineasta e animador gaúcho Otto Guerra, inaugura o catálogo.

Piratas do Tietê, Rê Bordosa, jacarés falantes fazem parte do imaginário do animador de cinema Otto Guerra, que abre o catálogo de animações para adultos da Itaú Cultural Play e faz parte das mostras da nova plataforma de cinema. Considerado um papa do underground do gênero no Brasil, aos 22 anos ele fundou a sua produtora, a Otto Desenhos Animados, uma das pioneiras em animação no país e a única que tem seu conteúdo destinado quase exclusivamente ao público adulto.

Em 2020 tornou-se membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, compondo a equipe de júri de longas e curtas-metragens de animação concorrentes e vencedores do Oscar. É marcante a sua inspiração em personagens de Laerte, Angeli, Adão Iturrusgarai e a dupla musical Tangos e Tragédias.

Entre os filmes de Guerra, que o novo streaming de cinema exibe, está A cidade dos piratas, uma mescla de gêneros e referências, ficção e documentário que resultam em uma comédia nonsense. O pano de fundo é um diretor de cinema em crise criativa, um político homofóbico e quixotesco, personagens dos quadrinhos de Piratas do Tietê e o Brasil conservador dos últimos anos. A vida e a obra de Laerte Coutinho permeia esse labirinto de histórias. Com o filme, o diretor ganhou menção honrosa no 46o Festival de Cinema de Gramado, em 2018 e os prêmios de Melhor Direção ej Roteiro no 25º Festival de Cinema de Vitória, no mesmo ano.

Em Até que a Sbórnia nos separe, ele divide a direção com Ennio Torresan Jr. O enredo transcorre na Iha de Sbórnia, um paraíso cujo cotidiano é de festas, ameaçado pelo mundo moderno. Ali vivem um músico desajustado e romântico, uma donzela guardada a sete chaves e uma dama e um vagabundo apaixonados. Eles são matéria-prima para uma paródia amalucada e irreverente. Ganhou o Prêmio de Melhor Filme de Ficção pelo Júri Popular na 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2013, e os prêmios de Melhor Longa-Metragem pelo Júri Popular e Melhor Direção de Arte no 41º Festival de Cinema de Gramado, em 2013.

Os hippies de Angeli, são os personagens de Wood & Stock - sexo, orégano e rock'n'roll, no qual Guerra coloca animação em uma aventura de desbunde, psicodelia, muita paz e amor. Passado o barato dos anos de 1970, é hora de cuidar da família e trabalhar. Mas, talvez uma nova banda de rock faça o espírito daqueles anos ressuscitar. Esse filme tem a participação de Rita Lee e Tom Zé, como Rê Bordosa e Raul Seixas.  

Para citar mais um dos filmes de Guerra que estreiam o catálogo, em Novela jacarés animados que lembram desenhos infantis são os protagonistas, encarnando papéis típicos. Surgem em cena personagens e situações clássicas do produto artístico mais consumido no país – as telenovelas. Os atores-jacaré performam entre cenas de adultério, incesto e amores não correspondidos. Esse também recebeu premiações diversas:  o Coral de Animação no Festival de Cinema de Havana, Cuba, em 1992 e o de Melhor Curta-Metragem pelo Júri Popular no Festival de Cinema de Gramado, em 1993.


Acesse aqui as informações e frames para download de todos os filmes de animação para adultos em exibição na Itaú Cultural Play.

home

Plataforma de streaming gratuita de cinema brasileiro
A partir de 19 de junho de 2021
No celular, tablet, computador e TV
Endereço para cadastramento e acesso à plataforma: itauculturalplay.com.br


Avenida Paulista, 149,
Estação Brigadeiro do Metrô 
Fones: (11) 2168-1777 
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

www.itaucultural.org.br

Assessoria de  imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Carina Bordalo: (11) 9 8211 6595 carina.bordalo@terceiros.itaucultural.org.br
Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com
Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  
Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       
Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

www.conteudocomunicacao.com.br  


2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO